domingo, 25 de novembro de 2018

A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE NATAL (RIBEIRA)


A primeira estação ferroviária de Natal foi a que foi construída na Praça Augusto Severo na Ribeira, as margens do rio Potengi.Situada no km 0 e a 3 m de altitude pertencente a The Imperial Natal and Nova Cruz Railway Company ( A Imperial Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz Companhia em tradução livre), posteriormente Estrada de Ferro do Natal a Nova Cruz.A estação de Natal foi inaugurada em 28/09/1881 juntamente com o primeiro trecho da ferrovia até a cidade de São José de Mipibu numa extensão de 39,800 km.

                     estação ferroviária de Natal
Gravura da estação da Ribeira em cartão postal do inicio do século XX.
A gravura representa a parte interna da estação.

Fachada da estação da Ribeira.Fonte: autoria desconhecida.

Fachada da estação da Ribeira.Fonte: autoria desconhecida.

Fachada da estação da Ribeira, provavelmente no final da década de 1940.Fonte: autoria desconhecida.


A praça Augusto Severo e ao fundo a estação da Ribeira.Fonte: autoria desconhecida.


A praça Augusto Severo e ao fundo a estação da Ribeira em cartão postal de Natal.
Fonte: autoria desconhecida.

Desfile militar  do 2º Batalhão de infantaria em frente a estação da Ribeira,
provavelmente na década de 1940.Fonte: autoria desconhecida.

Cartão postal de Natal mostrando aspectos da praça Augusto Severo e ao fundo a estação da Ribeira.
Fonte: autoria desconhecida.

Foto da década de 1940 mostrando uma oficial do exercito americano no pátio interno da estação da Ribeira.
Fonte: autoria desconhecida.

Cartão postal de Natal mostrando a praça Augusto Severo e ao fundo a estação da Ribeira.Fonte: autoria desconhecida.


Descrição da estação de Natal
O edifício da estação da capital potiguar foi construído com 34 metros de frente e em 3 corpos. O corpo central tinha 10 metros e 2 pavimentos, já os corpos laterais mediam 12 metros cada um.
No corpo central havia um vestíbulo de 9 X 20 X 4m, que dava entrada para uma plataforma coberta, com acesso por 2 corredores espaçosos, um para a entrada e outro para a saída dos passageiros.
Além dessa plataforma coberta que media 34m de comprimento por 3m de largura, havia outra que tinha 40 metros, obliquamente a primeira onde podiam atracar até dois trens.
Era um elegante chalé que tinha 5 metros de pé direito (altura do solo ao teto). O projeto arquitetônico foi dado pelo engenheiro fiscal e aceito pelo diretor da Companhia.
Em 1879 foi nomeado o engenheiro José Cupertino Coelho Cintra para engenheiro fiscal da Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz, tendo sido ele provavelmente o idealizador do edifício da estação de Natal.

A visita do Conde d’Eu
No dia 21/06/1889, as 15h00 chegou a capital potiguar em visita oficial Sua Alteza o Sr. Conde d'Eu. No dia seguinte, as 05h00 o Conde d'Eu, acompanhado de sua comitiva, partindo da estação da Ribeira seguiu até Piquiri (distrito de Canguaretama), em trem expresso da Imperial Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz em visita de inspeção a ferrovia.

Pequenas reformas
        Em 1904 a estação central, na capital do estado do Rio Grande do Norte foi convenientemente reparada, caiada e pintada. Em 1905 o edifico foi inteiramente reparado e construído um deposito para inflamáveis. Novos consertos foram realizados no ano seguinte.
Em 1909 foi autorizada a GWBR a construir um abrigo para a plataforma da estação de Natal na Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz. Em 1913 foi autorizado também pela GWBR a se construir um abrigo para a balança da estação do Natal da Estrada de Ferro do Natal a Nova Cruz.

Trafego mutuo
        Um acordo feito 1913 entre GWBR e a EFCRGN permitiu que o trafego das duas ferrovias fosse realizado mutuamente pela estação da Ribeira. Até então, o trafego de passageiros da EFCRGN era feito pela estação provisória em um prédio cedido pela GWBR enquanto não se concluía a estação central da EFCRN na Esplanada Silva Jardim, nas Rocas, já o trafego de cargas era feito pela estação da Coroa na margem esquerda do rio Potengi.

A modificação arquitetônica
   Com a fusão da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte com a Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz a estação da Ribeira passou a ser a estação central da capital potiguar.Em 1950 a ferrovia passou a denominar-se Estrada de Ferro Sampaio Correia.
   Foi nesse período que a estação passou por alterações arquitetônicas os quais modificaram suas feições estéticas, substituindo o antigo chalé em sobrado pela art nuveau cuja finalidade era a simplicidade e funcionalidade em detrimento do aspecto estético da fachada do edifício. Sendo assim, a estação passou a ter fachada simples,marquise sobre o saguão central, portas e janelas retas.

                       A estação de Natal após a reforma
Vista da estação da Ribeira pela praça Augusto Severo.

Fachada da estação da Ribeira.Fonte: Grevy.

Fachada da estação da Ribeira.Fonte: autoria desconhecida.

Fachada da estação da Ribeira.Fonte: Grevy.

Fachada da estação da Ribeira.Fonte: Grevy.

  Os únicos ornamentos estéticos realizados nessa reestruturação da estação de Natal foram a colocação do janelão em vitral simples e o relógio na parte superior da fachada.Em 08/01/1955 foi inaugurado o novo relógio elétrico em substituição ao antigo que havia na fachada da estação da Ribeira.Segundo o jornal o Poti tratava-se do único relógio elétrico até então existente em Natal (O POTI, 09/01/1955,p.16).O relógio prestaria inestimáveis serviços  a população, principalmente as pessoas que trabalhavam no comércio, dizia ainda o referido jornal. 


Ao longo do tempo
Ao longo do tempo a estação ferroviária de Natal na Ribeira esteve atrelada as seguintes denominações:
Ø The Imperial Natal and Nova Cruz Railway Company (1881-1889).
Ø Estrada de Ferro do Natal a Nova Cruz (1890-1901).
Ø Great Western do Brasil-GWBR (1901-1939).
Ø Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte-EFCRGN (1939-1950).
Ø Estrada de Ferro Sampaio Correia-EFSC (1951-1957).
Ø Rede Ferroviária do Nordeste-RFN (1957-1975).
Ø Rede Ferroviária Federal S.A-RFFSA (1975-1997).
Ø Companhia Brasileira de Trens Urbanos-CBTU (1997-).
     A estação ferroviária da Ribeira é atualmente a sede administrativa da CBTU-Natal assim como estação central dos trens metropolitanos da Região Metropolitana de Natal operacionalizados pela CBTU.
                         A estação ferroviária da Ribeira

parte interna da estação onde se pode ver as plataformas de embarque e desembarque de passageiros.
Fonte: João Batista dos Santos, 2014.

Fachada da estação da Ribeira.Fonte: João Batista dos Santos, 2014.

Fachada da estação da Ribeira.Fonte: João Batista dos Santos, 2014.

Fachada da estação da Ribeira.Fonte: João Batista dos Santos, 2014.

Fachada da estação da Ribeira.Fonte: João Batista dos Santos, 2014.


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