A
primeira estação ferroviária de Natal foi a que foi construída na Praça Augusto
Severo na Ribeira, as margens do rio Potengi.Situada no km 0 e a 3 m de
altitude pertencente a The Imperial Natal
and Nova Cruz Railway Company ( A Imperial Estrada de Ferro Natal a Nova
Cruz Companhia em tradução livre), posteriormente Estrada de Ferro do Natal a Nova
Cruz.A estação de Natal foi inaugurada em 28/09/1881 juntamente com o primeiro
trecho da ferrovia até a cidade de São José de Mipibu numa extensão de 39,800
km.
estação ferroviária de Natal
Gravura da estação da Ribeira em cartão postal do inicio do século XX. A gravura representa a parte interna da estação. |
Fachada da estação da Ribeira.Fonte: autoria desconhecida. |
Fachada da estação da Ribeira.Fonte: autoria desconhecida. |
Fachada da estação da Ribeira, provavelmente no final da década de 1940.Fonte: autoria desconhecida. |
A praça Augusto Severo e ao fundo a estação da Ribeira.Fonte: autoria desconhecida. |
A praça Augusto Severo e ao fundo a estação da Ribeira em cartão postal de Natal. Fonte: autoria desconhecida. |
Desfile militar do 2º Batalhão de infantaria em frente a estação da Ribeira, provavelmente na década de 1940.Fonte: autoria desconhecida. |
Cartão postal de Natal mostrando aspectos da praça Augusto Severo e ao fundo a estação da Ribeira. Fonte: autoria desconhecida. |
Foto da década de 1940 mostrando uma oficial do exercito americano no pátio interno da estação da Ribeira. Fonte: autoria desconhecida. |
Cartão postal de Natal mostrando a praça Augusto Severo e ao fundo a estação da Ribeira.Fonte: autoria desconhecida. |
Descrição da estação de Natal
O
edifício da estação da capital potiguar foi construído com 34 metros de frente e
em 3 corpos. O corpo central tinha 10 metros e 2 pavimentos, já os corpos
laterais mediam 12 metros cada um.
No
corpo central havia um vestíbulo de 9 X 20 X 4m, que dava entrada para uma
plataforma coberta, com acesso por 2 corredores espaçosos, um para a entrada e
outro para a saída dos passageiros.
Além
dessa plataforma coberta que media 34m de comprimento por 3m de largura, havia
outra que tinha 40 metros, obliquamente a primeira onde podiam atracar até dois
trens.
Era
um elegante chalé que tinha 5 metros de pé direito (altura do solo ao teto). O
projeto arquitetônico foi dado pelo engenheiro fiscal e aceito pelo diretor da Companhia.
Em
1879 foi nomeado o engenheiro José Cupertino Coelho Cintra para engenheiro
fiscal da Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz, tendo sido ele provavelmente o
idealizador do edifício da estação de Natal.
A visita do Conde d’Eu
No
dia 21/06/1889, as 15h00 chegou a capital potiguar em visita oficial Sua Alteza
o Sr. Conde d'Eu. No dia seguinte, as 05h00 o Conde d'Eu, acompanhado de sua
comitiva, partindo da estação da Ribeira seguiu até Piquiri (distrito de
Canguaretama), em trem expresso da Imperial Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz
em visita de inspeção a ferrovia.
Pequenas reformas
Em 1904 a estação central, na capital do
estado do Rio Grande do Norte foi convenientemente reparada, caiada e pintada. Em
1905 o edifico foi inteiramente reparado e construído um deposito para inflamáveis.
Novos consertos foram realizados no ano seguinte.
Em
1909 foi autorizada a GWBR a construir um abrigo para a plataforma da estação de
Natal na Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz. Em 1913 foi autorizado também pela
GWBR a se construir um abrigo para a balança da estação do Natal da Estrada de
Ferro do Natal a Nova Cruz.
Trafego mutuo
Um
acordo feito 1913 entre GWBR e a EFCRGN permitiu que o trafego das duas
ferrovias fosse realizado mutuamente pela estação da Ribeira. Até então, o
trafego de passageiros da EFCRGN era feito pela estação provisória em um prédio
cedido pela GWBR enquanto não se concluía a estação central da EFCRN na
Esplanada Silva Jardim, nas Rocas, já o trafego de cargas era feito pela
estação da Coroa na margem esquerda do rio Potengi.
A modificação arquitetônica
Com
a fusão da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte com a Estrada de
Ferro Natal a Nova Cruz a estação da Ribeira passou a ser a estação central da
capital potiguar.Em 1950 a ferrovia passou a denominar-se Estrada de Ferro
Sampaio Correia.
Foi nesse período que a estação passou
por alterações arquitetônicas os quais modificaram suas feições estéticas, substituindo
o antigo chalé em sobrado pela art nuveau
cuja finalidade era a simplicidade e funcionalidade em detrimento do
aspecto estético da fachada do edifício. Sendo assim, a estação passou a ter
fachada simples,marquise sobre o saguão central, portas e janelas retas.
A estação de Natal após a reforma
Vista da estação da Ribeira pela praça Augusto Severo. |
Fachada da estação da Ribeira.Fonte: Grevy. |
Fachada da estação da Ribeira.Fonte: autoria desconhecida. |
Fachada da estação da Ribeira.Fonte: Grevy. |
Fachada da estação da Ribeira.Fonte: Grevy. |
Os
únicos ornamentos estéticos realizados nessa reestruturação da estação de Natal
foram a colocação do janelão em vitral simples e o relógio na parte superior da
fachada.Em 08/01/1955 foi inaugurado o novo relógio
elétrico em substituição ao antigo que havia na fachada da estação da
Ribeira.Segundo o jornal o Poti tratava-se do único relógio elétrico até então
existente em Natal (O POTI, 09/01/1955,p.16).O relógio prestaria inestimáveis serviços a população, principalmente as pessoas que
trabalhavam no comércio, dizia ainda o referido jornal.
Ao longo do tempo
Ao
longo do tempo a estação ferroviária de Natal na Ribeira esteve atrelada as
seguintes denominações:
Ø The
Imperial Natal and Nova Cruz Railway Company (1881-1889).
Ø Estrada
de Ferro do Natal a Nova Cruz (1890-1901).
Ø Great
Western do Brasil-GWBR (1901-1939).
Ø Estrada
de Ferro Central do Rio Grande do Norte-EFCRGN (1939-1950).
Ø Estrada
de Ferro Sampaio Correia-EFSC (1951-1957).
Ø Rede
Ferroviária do Nordeste-RFN (1957-1975).
Ø Rede
Ferroviária Federal S.A-RFFSA (1975-1997).
Ø Companhia
Brasileira de Trens Urbanos-CBTU (1997-).
A estação ferroviária da Ribeira é
atualmente a sede administrativa da CBTU-Natal assim como estação central dos
trens metropolitanos da Região Metropolitana de Natal operacionalizados pela
CBTU.
A estação ferroviária da Ribeira
parte interna da estação onde se pode ver as plataformas de embarque e desembarque de passageiros. Fonte: João Batista dos Santos, 2014. |
Fachada da estação da Ribeira.Fonte: João Batista dos Santos, 2014. |
Fachada da estação da Ribeira.Fonte: João Batista dos Santos, 2014. |
Fachada da estação da Ribeira.Fonte: João Batista dos Santos, 2014. |
Fachada da estação da Ribeira.Fonte: João Batista dos Santos, 2014. |
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