domingo, 11 de novembro de 2018

O PRESIDENTE AFONSO PENA EM PERNAMBUCO E NA BAHIA


        A seguir mais aspectos da viagem pelo nordeste do presidente eleito Afonso Pena em 1906 que foi fartamente registrada pela imprensa da época.Aqui com destaque para aspectos que tratem do tema da ferrovia.
       Em Ribeirão-PE o trem presidencial da Estrada de Ferro Agrícola pertencente  a Companhia Geral de Melhoramentos de Pernambuco que conduzia o presidente Afonso Pena e a comitiva até a grande usina de Cucau.
O Malho, 1906.
       O presidente Afonso Pena, autoridades, engenheiros, comitiva e o povo juntos as turbinas da Usina Cucau, também pertencente a Companhia de Melhoramentos de Pernambuco.
O malho, 1906.

       A visita a Usina Cucau produziu uma bela impressão no espírito do presidente eleito.Ao almoço que lhe fora oferecido e respondendo ao discurso do Dr. Pereira Lima, diretor da Companhia de Melhoramentos de Pernambuco, o presidente externou a sua admiração por tudo o quanto vira e pediu que continuassem a trabalhar com energia, pois, que a industria açucareira devia merecer o maior auxilio.Falou na necessidade de bancos e sindicatos agrícolas, reconhecendo a necessidade de um cambio estável embora fosse contrário a fixação do cambio.Continuando o discurso pediu o auxilio de todos para que o bem estar do povo fosse um fato real, prometendo por sua parte medidas tendentes a assegurar a valorização da produção agrícola e o trabalho em geral, por meio da facilidade de  transporte.
         Foi enfim uma visita das mais importantes pela ocasião que proporcionou ao futuro presidente.
       Na estação da Colônia-PE da GWBR o presidente Afonso Pena e sua comitiva, sacerdote diretor do colégio e várias autoridades pernambucanas em viagem para a Paraiba.

O Malho, 1906, p.11.
A baixo o presidente Afonso Pena descendo do trem na estação do Catú quando viajava para a cidade de Juazeiro-BA.
O malho, 1906, p.12.

     Em Juazeiro antes de tomarem o trem o presidente Afonso  Pena ao lado Dr. José Marcelino governador da Bahia, Dr. Aarão Reis, autoridades baianas, jornalistas e o povo.
O malho,1906, p.12.







Nenhum comentário:

Postar um comentário