quinta-feira, 15 de novembro de 2018

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TAIPU




Como era costume, as estações eram construídas fora do perímetro urbano das cidades ou vilas por onde passava a ferrovia. Em Taipu isso também ocorreu, a estação foi construída fora da zona urbana e com o tempo o espaço no entorno da estação foi preenchido pela urbanização.
As estações e prédios ferroviários eram de modo geral construções de formas simples e tímidas em suas primitivas construções, só a partir do final do século XIX que passaram a ser construída com maior imponência.
Nas cidades as estações tinham um bloco central, onde ficava a bilheteria, a sala de espera, a residência do chefe ou do agente e o telégrafo.
As paradas intermediárias tinham formas bem mais simples, geralmente com apenas uma sala e um pequeno armazém.
            Fachada da estação de Taipu
Fonte: do autor, 2012.

    A estação ferroviária de Taipu está situada na Travessa Geraldo Lins, 280, no centro de Taipu e no km 56 da EFCRGN. 

Engenheiro José Luis Batista diretor da EFCRGN
A Gare, 1922,p.35.
O engenheiro José Luis Batista era o chefe da comissão construtora da EFCRGN em 1907 e responsável pela construção do trecho entre Itapassaroca em Ceará-Mirim e Taipu, sendo ele também o construtor da estação ferroviária de Taipu.
Mede 14m de largura e 18,5m de comprimento. É um edifício construído em alvenaria e concreto, fundações sobre rocha, telhado em duas águas terminando em alpendre. O telhado é coberto por telhas francesas.
As portas e janelas da fachada são retas, já as janelas de ambas as laterais são arqueadas. Possui plataforma externa alinhada aos trilhos que servia de embarque e desembarque de passageiros.
Internamente o edifício é composto por salas administrativas, agência, bilheteria e alojamento de funcionários. Tem um quintal com uma cisterna.
    Face leste da estação ferroviária de Taipu
João Batista dos Santos, 2013.
A imagem a cima mostra a face leste da estação de Taipu.Era a visão que os passageiros tinham ao chegar a cidade vindos de Natal, Ceará-Mirim  e Extremoz.
Contíguo ao corpo do edifício está o armazém onde se colocavam os produtos que eram embaraçados nos trens.
A estação de Taipu assim como as demais estações ferroviárias da EFCRGN foi pintada nas cores preta, branca e amarela, característicos dos edifícios públicos federais.
Era classificada como uma estação de pequeno porte de classificação 4.As estações eram classificadas em grande porte (1), médio porte (2), intermediária (3), pequeno porte (4) e as paradas que recebiam classificação 5.
Face oeste da estação ferroviária de Taipu
João Batista dos Santos, 2012.
Na imagem a cima a face oeste da estação de Taipu.Era essa a visão dos passageiros que chegavam a cidade vindos do sertão, Macau, Lajes, e João Câmara.Em 1997 a parte da plataforma desse lado foi removida para o asfaltamento da rua principal da cidade.
Até 1910 a estação ferroviária de Taipu foi ponta de linha da EFCRGN, ou seja, era onde os trens pernoitavam para retornar a Natal no dia seguinte e realizavam-se as manobras no pátio da estação.
Aspectos da estação ferroviária de Taipu
João Batista dos Santos, 2012.
João Batista dos Santos,  2018.


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