quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Apontamentos para conhecer a história da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte em Lajes-RN



            O Decreto nº 10.795, de 4 de Março de 1914 aprovou o projeto e orçamento, na importância de 185:800$879, para a construção de um viaduto metálico na travessia da grota, entre as estacas 853-|-8 e 863-|- 18, da 1ª secção de Lajes a Caicó, na Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, em substituição a uma parte de aterro e ao pontilhão projetados para o referido local[1].
            O Decreto nº 10.872, de 29 de Abril de 1914 aprovou os estudos definitivos e o orçamento, na importância de 1.428:527$318 dos primeiros 20 km, a partir de Lajes, do ramal de Lajes a Macau, da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte[2].
            O Decreto nº 11.737, de 6 de Outubro de 1915 aprovou o projeto e o orçamento, na importância de 84:295$404, de uma barragem de terra com núcleo central de alvenaria, em substituição do aterro e ponte projetados para a travessia do riacho Casinha, no trecho de Lajes a Caicó, da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte[3].
            O decreto atendia ao que requereu a Companhia de Viação e Construções empreiteira e arrendatária da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, em consequência, foi reduzido a 2.735:259$108 o orçamento geral do mesmo trecho approvado pelo decreto n. 10.329, de 9 de julho de 1913.
            O Decreto nº 12.115, de 28 de Junho de 1916 aprovou o projeto e orçamento, na importância de 72:811$956, de uma variante entre as estacas 1.482 -/- 10 e 1.523 -/- 14, do traçado aprovado, do trecho de Lajes e Caicó, na Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte[4]
            O Decreto nº 12.853, de 23 de Janeiro de 1918 autorizava que no lugar do corte n. 20 da linha de Lajes a Caicó, da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte fosse construído um túnel e aprovava o projeto deste, bem como o respectivo orçamento na importância de 23:368$320.
            Segundo o que dizia o Artigo único “fica autorizada a construção de um túnel, em lugar do corte n. 29 da linha de Lajes a Caicó, da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, compreendido entre as estacas 597 + 18 e 599 + 10, e aprovados o projeto daquela obra, bem como o respectivo orçamento, na importância de 23:368$329”. O decreto atendeu ao que requereu a Companhia de Viação e construção, empreiteira da Estrada de Ferro Central no Rio Grande do Norte[5].
            Atendendo ao que requereu a Companhia de Viação e Construções, empreiteira e arrendatária da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, o Decreto nº 11.514, de 4 de Março de 1915 aprovou o projeto e orçamento, na importância de 384:158$530, para a construção da estação de Lajes e suas dependências, na Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte.
            Já o Decreto nº 12.137, de 19 de Julho de 1916 aprovou os estudos definitivos de uma variante com a extensão de 12,612 km, compreendida entre os km 31 e 42 do ramal de Lajes a Macau, da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, bem como o respectivo orçamento, no valor de 675.689$340.O decreto atendia ao que requereram os moradores de Angicos e tendo em vista as informações prestadas pela Inspetoria Federal das Estradas, ficando nesta parte alterado o traçado e aumentados de 69.732$444 os orçamentos já aprovados pelos decretos ns. 11.235, de 21 de outubro de 1914, e 11.920, de 26 de janeiro do corrente ano[6].
            Os estudos definitivos do último trecho, foram aprovados pelo Decreto nº 11.920, de 26 de Janeiro de 1916. Esse trecho tinha a extensão de 51, 472 km, do ramal de Lajes a Macau, tendo sido orçados, na importância de 2.667:317$283.Foi assim reduzido o valor de 2.667:317$283, pela exclusão da verba de material rodante, que a estrada já possuía em quantidade suficiente; sendo tudo de acordo com os documentos assinado pelo diretor geral de Viação da respectiva Secretaria de Estado[7].
            O decreto estava de acordo com as plantas e mais documentos assinados pelo diretor geral de Viação da Secretaria de Estado da Viação e Obras Públicas, o projeto para a construção da estação de Lajes e suas dependências, na Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, bem como o respectivo orçamento, no valor total de 384:158$539, sendo 83:252$722 do edifício da estação, 84:250$206 do armazém de mercadorias, 160:854$246 de um depósito de locomotivas, 45:670$072 de um abrigo para carros e 10:131$293 de uma carvoeira[8].
            Pelo Decreto nº 12.880, de 14 de Fevereiro de 1918 foi aprovado o projeto e orçamento, no valor de 24:307$921, para a construção de uma variante entre as estacas 2.122 + 16 e 2.137 + 16,74 = 2.138 + 4 da linha de Lages a Caicó, da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte. O decreto atendeu ao que foi requerido pela Companhia de Viação e Construções, empreiteira e arrendatária da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte[9].
            Os estudos definitivos e o orçamento, na importância de 1.063:806$916, do trecho compreendido entre os km 20 e 37, a partir de Lajes, do ramal de Lajes a Macau da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte foram aprovados pelo Decreto nº 11.235, de 21 de Outubro de 1914.Tudo em conformidade com as plantas e mais documentos assinado  pelo diretor geral de Viação da Secretaria de Estado da Viação e Obras Públicas[10].
            O Decreto nº 13.048, de 29 de Maio de 1918 autorizava a modificação dos estudos definitivos aprovados pelo decreto n. 10. 872, de 29 de abril de 1914, na parte relativa á ponte sobre o riacho Faria, na estaca 407 mais 16 metros do ramal de Macau, da Estrada, de Ferro Central do Rio Grande do Norte[11].Com este decreto foram alterados os estudos definitivos do trecho do mesmo ramal que havia sido aprovado pelo decreto n. 10.872, de 29 do abril de 1914.
            Um novo projeto para a estação de Lajes, da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte e o respectivo orçamento, no valor de 55:303$684 foi aprovado pelo Decreto nº 12.233, de 11 de Outubro de 1916, conforme havia sido requerido pela Companhia de Viação e Construções e á proposta da Inspetoria Federal das Estradas, em substituição ao que  foi determinado pelo decreto n. 11.514, de 4 de março de 1915, para o projeto da estação de Lajes de acordo com as plantas e mais documentos assinados pelo diretor geral de Viação da Secretaria de Estado da Viação e Obras Públicas[12].



[1] http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-10795-4-marco-1914-528360-publicacaooriginal-1-pe.html

[2] http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-10872-29-abril-1914-528371-publicacaooriginal-1-pe.html.

[3] http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-11737-6-outubro-1915-528462-publicacaooriginal-1-pe.html

[4] http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-12115-28-junho-1916-528504-publicacaooriginal-1-pe.html
[5] http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-12853-23-janeiro-1918-528888-publicacaooriginal-1-pe.html
[6] http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-12137-19-julho-1916-528506-publicacaooriginal-1-pe.html

[7] http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-11920-26-janeiro-1916-528478-publicacaooriginal-1-pe.html

[8] http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-11514-4-marco-1915-528432-publicacaooriginal-1-pe.html

[9] http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-12880-14-fevereiro-1918-528896-publicacaooriginal-1-pe.html

[10] http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-11235-21-outubro-1914-528412-publicacaooriginal-1-pe.html
[11] http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-13048-29-maio-1918-528939-publicacaooriginal-1-pe.html

[12] http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-12233-11-outubro-1916-528522-publicacaooriginal-1-pe.html

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