quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

A ELEVAÇÃO DA DIOCESE DE NATAL A ARQUIDIOCESE




A arquidiocese de Natal foi criada pela bula papal Ardum omines pela qual a Diocese foi elevada a categoria de Arquidiocese e o bispo a dignidade de Arcebispo Metropolitano
A instalação da Arquidiocese de Natal ocorreu em 15/08/1952 ocasião em que houve grandes festividades em Natal para marcar o acontecimento que segundo o jornal A Ordem “a data de amanhã transcorre, 15 de agosto - assinalará um marco indelével na história do Rio Grande do Norte, com a instalação oficial de nossa Arquidiocese velha aspiração dos nossos católicos que agora se concretiza dentre as mais espontâneas demonstrações de regozijo e de ações de graças a Deus”.
      O pontificado do Santo Padre Pio XII, gloriosamente reinante, deixará para nosso Estado esse marco glorioso que veio de encontros as justas aspirações dos católicos norteriograndenses, ao mesmo tempo que permitiu ao grande arquiteto dessa conquista gloriosa, que é, inegavelmente o Exmo e revmo Dom Marclino Esmeraldo de Souza  Dantas, nosso primeiro Arcebispo Metropolitano dizia ainda o mesmo jornal.
      Para o jornal “ao querido Pastor natalense cabem, portanto, as honras desse auspicioso acontecimento, pois, ninguém desconhece a ação apostólica de Dom Marcolino Dantas a frente da Diocese de Natal quer como pioneiro de grandes movimentos em favor do bem espiritual de nossa gente, quer como iniciador de importantes obras  sociais e educativas, que ai estão florescentes e vitoriosas em suas ininterruptas atividades.Com a organização e criação das Dioceses de Mossoró e Caicó por iniciativa do nosso atual Arcebispo, foi muito feliz o gesto da Santa Sé, em conceder ao Prelado natalense a honra de ser nosso primeiro Arcebispo”.
    Justificava-se, assim, plenamente, a alegria que invadia a alma católica do povo potiguar, nas vésperas da instalação oficial da Arquidiocese e posse do seu primeiro Arcebispo.

O que é um arcebispo e uma arquidiocese?
         O arcebispo é o chefe hierárquico de uma Província Eclesiástica, que por sua vez é formada por 3 ou mais dioceses das quais, geralmente, a mais antiga é elevada a categoria de Arquidiocese ou Sé Metropolitana.No caso do Rio Grande do Norte, a Província Eclesiástica foi criada pela existência de três dioceses que são: Natal (criada em 1909), Mossoró (criada em 1934) e Caicó (criada em 1939), sendo estas duas últimas denominadas dioceses sufragâneas.Na Arquidiocese, o poder do Arcebispo é sobretudo supletivo, como se verifica do Código de Direito Canônico (Cân. 274).
       A insígnia do Arcebispo é o ‘Pálio’, isto é, uma fita de 6 cm de largura, feita de lã branca, como 6 cruzes de seda preta sobreposta, a ser colocada sobre os ombros com 2 pontas que finalizam numa peça de seda.A lã do pálio é feita de dois cordeiros bentos na festa de Santa Inês e que depois de feito o pálio será entregue pelo papa ao bispo eleito como Arcebispo.
       O significado do pálio de lã de cordeiros e o trazê-lo sobre os ombros, lembram ao Arcebispo as virtudes do Bom Pastor no exercício de sua jurisdição.
        No tocante a igreja catedral, ao ser criada a Arquidiocese ela passa a ter a dignidade de Catedral Metropolitana ou Sé Metropolitana, sendo o mais usual a primeira denominação, consagrada aqui no Rio Grande do Norte em alusão a catedral. Já o Arcebispo pode ser chamado também de Metropolita.

A  festa de instalação
         Para assinalar o acontecimento, grandes festas foram realizadas na capital, iniciando com as missas em ação de graças e comunhão geral dos fiéis “numa prece uníssona aos céus, neste dia glorioso da Assunção de Nossa Senhora”.
        As 07h00 na Catedral Metropolitana houve missa festiva comparecendo as Filhas de Maria, cujo dia se celebrava mundialmente naquela data, além da Congregação Mariana.
         Foi celebrante o Mons. Paulo Mosconi, secretário da Nunciatura Apostólica, que veio a Natal presidir a instalação da Arquidiocese.

A solenidade de instalação na catedral
      As 16h00 partira do Palácio Arquidiocesano o cortejo que acompanhava Dom Marcolino Dantas até a Catedral, onde seria realizada em seguida a instalação da Arquidiocese norte riograndense.
        O templo ficou pequeno para contar as altas autoridades civis, militares e eclesiásticas e o povo em geral devendo comparecer a Catedral o Clero, o seminário, a Ação Católica, as irmandades, as Congregações Marianas, as Comunidades Religiosas, os Colégios, representações de instituições católicas e associações religiosas das diversas paróquias da cidade segundo se dizia no jornal A Ordem.
      Estiveram presentes o Governador Silvio Pedrosa, o Desembargador Adalberto Amorim, presidente do Tribunal de Justiça, que foram paraninfos das solenidades de instalação da Arquidiocese.
     Ao ato compareceram, além de numerosos sacerdotes deste e de outros estados, os Arcebispo da Paraíba, Dom Moisés Coelho, mons. Paulo Mosconi, legado da Nunciatura Apostólico, dom José Adelino Dantas, a época Bispo eleito para Caicó, Mons. Walfredo Gurgel, vigário capitular da Diocese de Caicó, mons. Odilon Coutinho, vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba, cabendo a presidência da solenidade ao representante do Nuncio Apostólico no Brasil. Por motivo de saúde não compareceu o Bispo de Mossoró Dom João Batista Portocarrero.
    Após a leitura das Bulas o que foi feito pelo Mons. Mosconi deu-se a instalação da Arquidiocese, seguindo-se a leitura da Ata alusiva ao ato e a oração gratulatória, a cargo do Mons. Walfredo Gurgel, renomado orador sacro.
    Depois foi cantado o solene Te Deum, pelo orfeão dos salesianos, encerrando-se as cerimônias com benção do Santíssimo  Sacramento.
      A banda de música da Policia Militar tocou em frente a Catedral.
         Todas as fases da cerimônia de instalação da Arquidiocese foram retransmitidas pela Rádio Poti.

Sessão solene a noite no Teatro Carlo Gomes
        Como encerramento das grandes festas do dia 15/108/1852 foi realizada as 20h00 no Teatro Carlos Gomes (atualmente Alberto Maranhão) solene sessão comemorativa em agradecimento a Santa Sé pela criação da Arquidiocese e de reconhecimento ao gesto de Sua Santidade o Papa Pio XII gloriosamente reinante.
     Compareceram altas autoridades federais, estaduais e municipais, sendo a entrada franca ao povo em geral, que numa demonstração de agradecimento a Santa Sé pela ereção da Arquidiocese compareceu ao teatro em grande multidão.
      No saguão do teatro tocou a banda do 16º R. I, sendo a solenidade irradiada pela emissora local.
      Na sessão solene realizada no teatro falaram os seguintes oradores: Mons. João da Mata Paiva, Vigário Geral da Arquidiocese, que interpretou os sentimentos do Clero norteriograndense; Cônego Luiz Vanderlei, professor do Colégio Estadual e brilhante orador sacro, saudando o Santo Padre, o Sr. Núncio Apostólico e ao seu digno Legado, Mon. Mosconi; Dr. Américo de Oliveira Costa, Secretário Geral do Estado, nome do  Governador e do Estado, em agradecimento a Santa Sé pela honrosa deferência concedida ao Rio Grande do Norte; Comendador Otto Guerra, presidente da Junta Arquidiocesana de Ação Católica, falaram em nome das associações religiosas, padre Neves Gurgel, Secretário Geral da Arquidiocese, saudando o Arcebispo e Bispos presentes.
   O Arcebispo Metropolitano Dom Marcolino Dantas, encerrou a cerimônia de agradecimento.
Almoço íntimo
      As 12h00 do dia 16/108/1952 o Arcebispo Dom Marcolino Dantas ofereceu um almoço intimo em seu Palácio aos 3 prelados presentes, comparecendo ao ágape diversos sacerdotes.

Banquete oferecido pelo governo no sábado
     Expressando de maneira fidalga a satisfação do Governo pela elevação da nossa Diocese a Arquidiocese, o governador Silvio Piza Pedrosa ofereceu, no sábado, dia 17/08/1952, as 12h00 nos salões da Escola Doméstica de Natal lauto banquete ao  primeiro Arcebispo potiguar homenageando, deste modo, as dignidades da Igreja que estiveram presentes a ocasião. Compareceram autoridades e pessoas gradas, especialmente convidadas.


Fonte: A Ordem, 14/08/1952, p.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário