quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

CÂMARA CASCUDO COMENDADOR DA ORDEM DE SÃO GREGÓRIO MAGNO



         Em 1956 o escritor natalense Luiz da Câmara Cascudo recebeu das mãos de Dom Eugênio Sales, potiguar de Acari, a época bispo auxiliar de Natal, a comenda da Ordem de São Gregório Magno, que lhe foi conferida pelo Papa Pio XII.
         A cerimônia de entrega foi realizada na capital potiguar tendo sido assistida por grande número de pessoas.A Comenda de São Gregório Magno era a 11ª conferida ao escritor potiguar.

Fonte: Diário de Pernambuco, 15/03/1956, p.3


Fonte: Diário de Pernambuco, 1956.
              A imagem a cima mostra Câmara Cascudo ilustrando a noticia do jornal Diário de Pernambuco do recebimento da Comenda da Ordem de São Gregório Magno pelo ilustre escritor potiguar.

A Ordem de São Gregório Magno
A Pontifícia Ordem Equestre de São Gregório Magno foi criada em 1 de setembro de 1831, pelo Papa Gregório XVI, sete meses após sua eleição, em homenagem ao seu primeiro predecessor homônimo, do qual tomou o nome.
A ordem tem quatro classes:
Ø  Cavaleiro / Dama Grã-Cruz de primeira classe.
Ø  Cavaleiro / Dama Grã-Cruz de segunda classe.
Ø  Cavaleiro Comendador / Dama Comendadora.
Ø  Cavaleiro / Dama.
Esta é uma das cinco ordens pontifícias da igreja católica, segue a Ordem Piana e tem precedência sobre a Ordem de São Silvestre Magno. A ordem é conferida tanto a homens quanto a mulheres – e, raramente, a homens não católicos – em reconhecimento a seus serviços à Igreja, feitos notáveis, apoio à Santa Sé e ao bom exemplo dado à sociedade. É conferida a militares com o grau mínimo de major.
Tem o privilégio de ser saudado pela Guarda Suíça do Vaticano e tem precedência sobre a Ordem de São Silvestre Magno, Ordem Soberana e Militar de Malta e Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém. Os cavaleiros da classe Grã-Cruz de primeira classe recebem tratamento de Sua Excelência.
O mote da ordem é Pro Deo et Principe.
O decreto inicial determina que, em parte, "cavalheiros de lealdade provada à Santa Sé que, por razões de nobreza de nascimento e renome de seus feitos ou grau de sua , são merecedores de ser honrados por uma expressão pública de estima por parte da Santa Sé". Ao final, conclui que os galardoados devem progressivamente manter, por méritos contínuos, a reputação e confiança já inspirada, provando-se merecedores da honraria, servindo a Deus e ao pontífice. A honraria não implica nenhuma obrigação particular à Igreja.
Insígnia
Cruz de oito pontos, figurando São Gregório Magno no anverso e, no reverso, o mote Pro Deo et Principe. Sustentada por uma fita vermelha com orlas douradas. Na heráldica eclesiástica, a grã-cruz é representada com sua fita circundando o brasão, ao passo que os graus inferiores mostram apenas o distintivo pendurado pela fita abaixo do escudo.

                A insignia da Ordem de São Gregório Magno

Fonte: Wikipedia.

Os privilégios
         Os privilégios da Ordem de São Gregório Magno são:
Ø  Ser saudado pela Guarda Suíça do Vaticano.
Ø  Precedência sobre a Ordem de São Silvestre Magno, Ordem de Malta e Ordem do Santo Sepulcro.
Ø  O direito de andar a cavalo dentro da Basílica de São Pedro, no Vaticano, o que não tem sido feito há muito tempo.
  Os cavaleiros da classe Grã-cruz de 1º classe recebem tratamento de Sua Excelência.



Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário