terça-feira, 1 de janeiro de 2019

A INAUGURAÇÃO DO NOVO PRÉDIO DA DIRETORIA REGIONAL DOS CORREIOS EM NATAL



Apesar da decadência atual e futuro incerto ameaçando ser privatizado os Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos já foi uma, senão a maior empresa pública prestadora de serviços de qualidade ao povo brasileiro com agências presente em todos os municípios do território nacional.Sim, era uma empresa pública que funcionava e tinha respeito!
         Na década de 1930 os correios passava por uma fase de modernização de suas agências centrais, notadamente nas capitais, como ocorreu em Natal.Vejamos a seguir como ocorreu.
         Foi inaugurado definitivamente a 03/01/1936 o novo prédio da Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos do Rio Grande do Norte cuja sede ficava em Natal.
                          Prédio da Diretoria Regional dos Correios em Natal
Fonte: A Ordem, 05/01/1936,p.1.

          A cerimônia realizou-se as 14h00 do dia 03/01/1936 estando presentes o Mons. João da Mata, então Governador do Estado, D. Marcolino Dantas, Bispo Diocesano, Dr. Gentil Ferreira, prefeito da Capital, comandante Josué Freire, dr. Enock Garcia, chefe de policia interino, Comandante Barroso Magno, Dr. Bruno Pereira, procurador geral do Estado, Mons. Alfredo Pegado, vigário geral da diocese, Irmãos Maristas, desembargadores Luiz Lyra e Benicio Filho, Raul Potengi, inspetor da Alfândega,professores Flodoaldo de Goés e Ulisses de Goés, Dr. Odilon Garcia, diretor da Agência do Lloyd, Amaro Andrade, representante da Panair, Carlito Veloso, representante da Condor, Macel Girard, representante da Air France, Dr. Edgar Chermont, chefe da fiscalização do Porto, Manoel SEABRA, diretor do Banco do Rio Grande do Norte, mister Brown, gerente da força e Luz, Tte coronel Luiz Júlio, majores Genésio Lopes e  Jacinto Tavares, capitão José Bezerra, Tte Vicente Euclides, representante do Comte da Circunscrição do recrutamento militar, além de outras autoridades e cavalheiros, representantes da imprensa, funcionários postais e telegráficos.
Por solicitação do Sr. José Lucas Garcia, Diretor Regional, o Governador interino do Estado, Mons. João da Mata considerou inaugurado o edifício, proferindo algumas palavras alusivas ao ato.
         A seguir a senhorinha Judith Landim, funcionária dos Correios, passou a ler a seguinte portaria assinada pelo Diretor Regional:
         Meus caros colegas:
         Convoquei esta reunião em que vedes a presença honrosa do Exmo Sr. Governador do Estado, de magistrados, de outras distintas autoridades e de representantes da imprensa, de todas as classes sociais enfim, para nela solenizarmos embora de maneira não suntuosa como se fazia mister, a inauguração do novo edifício, sede da Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos do Rio Grande do Norte e de suas moderníssimas instalações, edifício esse mandado construir pelo eminente Sr. Presidente Getúlio Vargas, nos termos do Decreto nº 22.193, de 8 de dezembro de 1932.
         E assim depois de tantos e tão longos anos, em que alegamos com carinho de quem vela por um  ideal esse desejo de termos uma sede própria, condigna com a nossa Repartição, vemos afinal isso realizado com a inauguração desse edifício amplo, moderno e bem localizado,onde dentro de alguns dias a esta parte vimos exercitando nossa atividade profissional.
         Na inauguração que ora solenizamos justo é que esta diretoria regional ponha em destaque o modo digno dos melhores elogios com se houve o Delegado da Diretoria do Material de, inspetor técnico, Dr. Jovino da Silva Ramos, engenheiro civil, ilustrado, honesto e modelismo, que foi digno de uma dedicação  e operosidade inexcedíveis na fiscalização da construção do prédio e como executante de todas as suas instalações.
         Para bem guiarmos Dora em diante e correspondermos ao carinhoso interesse do Sr. Diretor Geral em beneficio do serviço postal telegráfico desta Região carecemos e careceremos muito da união, de fraternidade, de amor ao trabalho e da porfia sincera e espontânea no cumprimento exato dos nossos deveres de burocratas postais telegráficas e de cidadãos.
         O momento é de exortações em bem do engrandecimento da pátria e da República e por isto eu vos concito, meus caros colegas a realização individual estrita das nossas obrigações, em prol do público, para que nossa repartição possa assim, preencher sua elevada finalidade.
         Esqueçamos, lealmente, quaisquer ressentimentos passados e afastemos de nossos cérebros e de nossos corações, quaisquer ideias de vinganças, para nos preocuparmos exclusivamente com o bom nome de nossa repartição. O ódio é um sentimento aviltante, inadequado aos caracteres bem formados e por isto não deveis deixar levar pelos que porventura se queiram tornar semeadores de intrigas e de vinganças.
         Hosanas aos companheiros de valor, aos companheiros que trabalham, aos companheiros que produzem!
         Hosanas aos bem intencionados, aos bons!.
José Lucas Garcia Filho
Diretor Regional dos Correios e Telégrafos.
         Percorridos os vários compartimentos do prédio e servidas champagne e cerveja aos presentes, foi encerrada a solenidade.
         Durante a inauguração do novo prédio dos Correios e Telégrafos estava a serviço na sala de aparelhos, a Turma chefiada pelo telegrafista Dr. Raimundo França e composta pelos funcionários Oswaldo Moura, Arthur Vilar, Murilo da Cunha Melo e João Leite Cordeiro, morsistas, João Alves Correia, Baudautista, José Alecrim, colante, mensageiros José Felismino da Silva, Manoel Gomes, Luiz França Morais e Reinaldo Galhardo e na intervenção o telegrafista José de França Coelho.
Fonte: A Ordem, 05/01/1936, p.1-4.
O prédio da Diretoria Regional dos Correios foi construído  na avenida Eng. Hildebrando de Góis, na Ribeira, na capital potiguar.


Prédio da Diretoria Regional dos Correios em Natal atualmente

Fonte: Alisson Mathews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário