quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

O DIA EM QUE O MÁGICO FU-MANCHU ESTEVE EM NATAL



Quem danado era Fú-Manchú?
David Tobias Bamberg (*19/02/1904 Derby, Irlanda +19/08/1974, Buenos Aires, Argentina) foi um ilusionista britânico conhecido sob o pseudônimo de "Fu Manchu".
Seu show eram um sucesso desde o início de sua carreira. Com o tempo, suas produções se tornaram o espetáculo mais extravagante e excepcional do mundo. Fu-Manchú foi reconhecido em todo o mundo por seu show "Bazar de magia", que ele realizava com a presença de atores, acrobatas e mágicos conhecidos internacionalmente.

David Tobias Bamberg (Fú-Manchú)

O ato consistia em representar uma loja de magia, na qual um comprador solicitou vários efeitos mágicos, que foram feitos por Fu-Manchú.
Segundo o jornal A Ordem estava marcada para o dia 18/07/1948 a visita a Natal da Companhia de Ilusionismo que trazia como principal figura Fú-Manchú “mágico e ilusionista de fama mundial”, dizia o jornal.A apresentação seria realizada no Teatro Carlos Gomes, atual Alberto Maranhão.
O jornal fez questão de lembrar ao natalenses quem era o mágico que estaria ao vivo e em cores na capital potiguar.
        Conforme se lia no jornal A Ordem: Fú-Manchú, para que se tenha maior exatidão dos seus dotes artísticos, filmou ante as câmaras da cinematografia americana, 42 películas, tendo há pouco tempo exibido ao público natalense através do celulose em serie “os seis tambores de Fun Manchú”, rodada pelos projetores do Cine Teatro São Luiz.Portanto, já que os natalenses estão a par das atividades artitisco-cinematrográficas de Fú-Manchú presenciarão uma interessante sequência de espetáculos na ribalta do Teatro Carlos Gomes em que será figura central das exibições o ilusionista Fú-Manchú em carne e osso (a ordem, 10/06/1948,p.8).

A Chegada a Natal
         Pelo trem interestadual da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte de 05/07/1948 procedente de João Pessoa chegou a Natal a Companhia de Maravilhas de Fú-Manchú para apresentação no Teatro Carlos Gomes na capital potiguar tendo como espetáculo de abertura da temporada a fantasia “O dragão de fogo” no qual tomariam parte além de Fú-Manchú, com números de ilusionismo, um elenco de, aparecendo a figura de Micalé, cômico que tem uma série de películas na cinematografia americana. ( a ordem, 06/07/1948,p.8).
         Não encontramos nada a respeito da apresentação realizada no teatro Carlos Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário