quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A POLÊMICA COM A CONSTRUÇÃO DO MERCADO DE TOUROS EM 1941



         Em 1941 criou-se uma celeuma na cidade de Touros entre a prefeitura e o povo católico devido a construção do mercado na praça em frente a  igreja matriz da cidade que prejudicaria  a realização da tradicional festa do padroeiro Bom Jesus dos Navegantes, visto que o dito mercado ocuparia boa parte do terreno e ficando a apenas 6 metros da igreja matriz.
         O mercado chegou a ser iniciado, mas diante de tantas polêmicas teve as obras paralisadas e em seguida tendo sido aprovados pelo Departamento das Municipalidades o Decreto Executivo e Créditos necessários para a demolição e construção de um novo Mercado em Touros.
         Segundo o jornal A Ordem foi um gesto digno dos aplausos de todos os católicos de Touros e das pessoas que conheceram o fato do Mercado ter sido construído a 6 metros da Matriz, ocupando a praça da mesma, onde há 140 anos, se celebram as festas religiosas e populares do Padroeiro Bom Jesus dos Navegantes e que “o ato teve e terá os aplausos do povo e veio satisfazer aos seus justos desejos, basta considerar que pessoas da cidade de Touros já estão pagando promessas feitas para quando fosse retirado do local junto a Matriz o tal Mercado”.


         O jornal citado parabenizava ao povo de Touros a ao governo que “soube satisfazer as suas aspirações numa demonstração cabal de que respeita e acata os sentimentos religiosos dos seus conterrâneos”.
         A construção do Mercado junto a Matriz foi um erro, mas a reparação veio a tempo dizia o referido jornal.
o que disse o vigário local ao Secretário Geral do Estado sobre o caso do Mercado de Touros
         o padre Biano Aranha, então Vigário da Paróquia de Touros escreveu ao Secretário do Governo para explicar os motivos pelos quais a construção do mercado em frente a igreja matriz daquela cidade seria um erro gravíssimo.Eis o teor do oficio enviado pelo Padre ao Secretário:
Representante legítimo do povo católico do Município de Touros, venho respeitosamente a presença de V. Excia. Esclarecer, tuta conscientia, o caso do Mercado desta cidade.
         Ao se iniciar a construção da malfadada obra, atentatória aos sentimentos religiosos do povo, por ser escolhido o local onde, há 140 anos se celebram as festas do Orago da Paróquia, houve protestos, tendo o Sr. Anisio Furtado promovido tenaz campanha para impedir o Sr. Prefeito de então, de levar a cabo a sua nefasta obra.
         Fotografias foram tiradas, entedimentos com aas altas autoridades civis e eclesiásticas que sempre se manifestaram a favor das aspirações do povo e das suas justas reclamações, não lograram demover o Sr. Prefeito do propósito da construção do aludido mercado, com o apoio do Juiz Severino Rodrigues Santiago, único comerciante beneficiado com a construção, que dista 6 a 7 metros da sua casa comercial e outro tanto da Matriz do Bom Jesus.
         Exmo Sr. Secretário Geral do Estado venho provar a V. Excia que o Mercado da rua ou pequena praça do Bom Jesus, é um atentado tríplice ou um tríplice atentado.
         1º.- Ao urbanismo- porque intercepta uma rua e obstrui uma pequena praça ou largo.
         2º- Ao sentimento religioso e a consciência católico do povo, impedindo  a realização das suas festividades religiosas.
         3º- Ao interesse comercial, porque, na praça Bom Jesus, o mercado dista a pouco metros do estabelecimento comercial do Sr. Severino Rodrigues e mais de 300 metros dos outros dois estabelecimentos comerciais da cidade.
         O mercado na Praça do Centenário, fica no centro da cidade, distando de 90 a 100 metros das 3 casas comerciais existentes em Touros. O mercado na praça Bom Jesus, fica no extremo sul, difícil para os habitantes do norte, zona urbana, chegarem até o mesmo para as suas compras diárias, percorrendo em terreno excessivamente arenoso mais de 500 metros.
         Na praça Centenário fica, no centro urbano de fácil acesso as famílias fazerem as suas compras sem longas caminhadas.Na praça Bom Jesus o mercado é utilíssimo ao juiz comerciante Severino Rodrigues, satisfaz aos seus sórdidos interesses, é prejudicial aos interesses da comunidade.
         Eis Sr. Secretário do Governo, o que me cumpria dizer a V. Exc., o que já disse aos membros dos Departamentos Administrativos e das Municipalidades.
         Com os protestos de elevada consideração e alta estima.
Em 30/09/1941.
Pe. Bianor Aranha, Vigário de Touros.
Fonte: A Ordem, 04/10/1941, p.1-4.

                                                               Mercado atual de Touros



Nenhum comentário:

Postar um comentário