segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

NATAL NA DÉCADA DE 1950


   A seguir algumas imagens extraídas das revistas Careta de 1954 e 1956 e Manchete de 1957 que mostram aspectos de Natal nos referidos anos.

    A Avenida Getúlio Vargas, atualmente chamada de Ladeira do Sol
Fonte: Careta, 1954.
     A imponência da Maternidade de Natal, atual Maternidade Januário Cicco perdida em meio aos sítios que existiam no bairro do Tirol em 1954.
Fonte: Careta,1954.
        O prédio do Hospital Miguel Couto, atual Onofre Lopes, servia também de hotel em Natal onde lá havia os melhores quartos para se hospedar na capital potiguar.
Fonte: Careta,1956.
       O porto de Natal as margens do rio Potengi visto do mirante do cruzeiro em frente a igreja de Nossa Senhora do Rosário na Cidade Alta.
Fonte: Careta, 1956.
    A sede do Instituto de Proteção a Infância de Natal, atual Hospital Infantil Varela Santiago, situado na Avenida Deodoro da Fonseca no centro.
Fonte: Careta, 1954.
       O Paço da Pátria (ou seria Passo da Pátria?) o antigo porto de desembargue de passageiros que chagavam a capital potiguar por navios ou hidroaviões que ancoravam no rio Potengi.Já apresentava sinais de decadência e miséria em 1956 segundo o escritor Humberto Peregrino em crônica sobre a cidade de Natal na revista Careta em 1956.
Fonte: Careta, 1956.
 A avenida circular na Praia do Meio.
Fonte: Careta, 1956.
       O forte dos Reis Magos com o frontão de entrada e o farol que lá havia.
Fonte: Careta, 1954.
   As famosas lavadeiras da Quintas lavando as roupas no riacho que cortava aquele bairro, atualmente o riacho da Quintas foi reduzido a um canal de esgotos.
Fonte: revista Manchete, 1957.

  Continuação da foto anterior que mostrava as roupas estendidas nas margens do riacho das Quintas.
Fonte: Revista Manchete, 1957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário