quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

SOBRE A HISTÓRIA DO GINÁSIO SANTA LUZIA DE MOSSORÓ



         O Ginásio Diocesano Santa Luzia de Mossoró é um tradicional estabelecimento de ensino secundário da cidade de Mossoró e região oeste do estado.
Fundado em 02/03/1901 pelo Bispo da Paraíba Dom Adauto de Miranda Henriques naquela data em visita pastoral aquela circunscrição (a época todo o estado do Rio Grande do Norte pertencia eclesiasticamente ao então bispado da Paraíba).
         Segundo o jornal A Ordem o funcionamento do Ginásio Santa Luzia era uma necessidade premente, tendo-se em vista o grande desenvolvimento do município de Mossoró e a facilidade de comunicações com os outros centros de real importância na vida econômico-social do Rio Grande do  Norte.
         Recebendo o nome de Santa Luzia, excelsa padroeira dos mossoroense, o utilíssimo educandário teve como seu primeiro diretor o Cônego Estevam Dantas que, durante 5 anos exerceu aquelas funções, conseguindo colocar o novo estabelecimento da zona oeste do Estado em condições de poder cumprir as altas finalidades que determinaram a sua criação.
                               Colégio Santa Luzia de Mossoró
Font: A Ordem, 1943.

        
Nos 2 anos seguintes, ou seja, em 1907, já com outros diretores, surgiram dificuldade que se agravaram ao extremo de provocar o fechamento do estabelecimento.
         Criada a Diocese de Natal, em 1909; seu primeiro Bispo, D. Joaquim Antônio de Almeida estudou a situação e, em 1912, providenciou a reabertura do estabelecimento, confiando a direção do mesmo aos franciscanos  Frei André de Araújo e Frei João Batista de Morais.
         Nesse período o Ginásio Santa Luzia passou por períodos de grandes prosperidades e períodos difíceis, sendo de justiça salientar os frutíferos 8 anos que esteve o  estabelecimento sob a direção do Cônego Amâncio Ramalho, que deixou perduráveis sinais de sua operosa passagem, como a construção do andar superior do edifício, dando-lhe a ampla e elegante fachada que ostentava na década de 1940.Com o auxilio do
Estado, aquele sacerdote dotou o Ginásio de laboratório de ciências físico-naturais, condição indispensável para obter inspeção federal.
         O Ginásio mereceu sempre a solicitude dos preclaros antistites D.  Antônio Cabral, D. José Pereira Alves e D. Marcolino Dantas, até a elevação de Mossoró a Diocese.
         Criado o bispado de Mossoró, estava na direção do Ginásio o padre Jorge O’Grady de Paiva, na qual ainda hoje permanece, pondo em beneficio daquela benemérita e sólida obra educacional toda a sua vasta cultura, aureoladas das virtudes que o sacerdócio lhe confere.Graças a sua sábia orientação o Ginásio recebeu a inspeção federal.
A inspeção federal
         O decreto nº 11. 930 de 17 de março de 1943 concedeu reconhecimento sob regime de inspeção permanente aos curso ginasial do Ginásio Santa Luzia com sedo em Mossoró, estado do Rio Grande do Norte.A baixo o teor do decreto.
DECRETO Nº 11.930 DE 17 DE MARÇO DE 1943
         Concede reconhecimento sob, regime de inspeção permanente , ao curso ginasial do Ginásio Santa Luzia, com sede em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte.
O presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o artigo 74, letra “a” da Constituição, e nos termos do artigo 72, da lei orgânica do ensino secundário decreta:
         Artigo 1º- É concedido, reconhecimento, sob regime de inspeção permanente, ao curós ginasial do Ginásio Diocesano Santa Luzia com sede em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte.
         Artigo 2º- revogam-se as disposições em contrário.
         Rio de Janeiro, 17 de março de 1943, 122º da Independência e 55º da República.
GETÚLIO VARGAS
Gustavo Capanema
Fonte: a ordem, 27/04/1943, p.1.

                A baixo as imagens do inspetor federal junto ao Colégio Santa Luzia e o diretor do Ginásio em 1943, respectivamente.

Fonte: A Ordem,1943.


Nenhum comentário:

Postar um comentário