domingo, 6 de janeiro de 2019

O CEGO DE CAICÓ QUE DESCOBRIU A XELITA E O URÂNIO NO RIO GRANDE DO NORTE


       Eis uma daquelas histórias dignas de um roteiro de filmes inspiradores (daqueles que o começo se inicia com “baseado em fatos reais”).Trata-se da história de Joel Celso Dantas, que foi o descobridor da xelita (também escrita Schelita) e do urânio no Nordeste. A história da sua vida é um comovente exemplo do quanto pode a obstinação de um nordestino, por  descobrir e provar a ocorrência das incalculáveis riquezas e jazidas de minérios escondidos no subsolo de sua terra. Alguém já bem o disse que devemos ler biografias de grandes homens.É uma interessante síntese biográfica de uma grande homem desconhecido.Nordestino, potiguar, caicoense!.
      A Revista Manchete contou a história de Joel Dantas em 1957 quando ele estava no Rio de Janeiro, na Casa de Saúde Santa Maria, nas Laranjeiras, tentando recuperar sua visão.Acompanhemos.
     Ele nasceu em Caicó, aos 7 anos ficou cego por causa de uma queratite (opacificação da córnea).Foi ao Recife se tratar, mas voltou desiludido: ficara uma pequena réstia de visão embaçada, para a qual de nada adiantaria o uso de óculos.
     Fez questão, porém, de continuar frequentando a escola, mesmo como ouvinte, apenas. Pedia aos colegas e amigos que lessem livros para ele. ”comecei a gostar de livros de ciência”, contou a revista. E passou a interessar-se pela Física.Pensou na sua própria cegueira e dedicou-se ao estudo das lentes.10 anos depois, conseguiu fazer uma combinação de lentes que lhe restituiu um pouquinho de visão.”senti um contatamento enorme, quando vi uma letra novamente”.
      Habituou-se, desde então, a uma leitura penosa. Das várias lentes combinadas, chegou a perfeição de um aparelho chamado “conta-fios”, através do qual lia letra por letra, mas lia.Assim, penosamente, já havia conseguido devorar centenas de livros.Soletrava.Se era interrompido no meio da palavra, tinha de recomeçá-la para pegar-lhe novamente o sentido.Tinha uma ortografia própria, pois a cegueira o atingiu numa idade em que ele não tinha aprendido a escrever.
     Sua mãe gostava de colecionar pedras bonitas em casa. Quando saía, levado por ela, para fazer passeios pelo sertão, apanhava seixos nas estradas e trazia-os para apalpá-los e estudá-los.Casou-se aos 19 anos.em 1935, leu o primeiro volume de mineralogia.
                                                 
                                                            Joel Dantas

Fonte: Revista Manchete, 1957.


Como descobriu a primeira xelita
   Passou a analisar aquelas pedras, no fundo do seu quintal, ajudado pela mulher. Ganhava, então, 200 mil réis por mês, dos quais ainda tirava uma parte para construir forjas rústicas.Nas análises, encontrava ouro, ferro, titânio."Eu não sabia que a Natureza não poderia ter sido tão madrasta com o Nordeste, ao dar-lhe apenas seca, falta de chuvas, misérias, privações.Aquelas pedras tão abundantes devia ter algum valor", disse Joel.
   E tinham.Através delas, Joel Dantas chegou a certeza da existência de maiores possibilidades minerais: aquelas rochas matrizes, pelas suas características, deviam possuir maiores quantidades de minérios.Toda aquela região inóspita era um imenso lençol de riqueza subterrânea.
    Em 15/10/1941, mesmo lutando contra a cegueira, Joel Dantas conseguiu descobrir, na fazenda Riacho de Fora, a primeira xelita: uma pedra desconhecida, muito pesada, diferente de todas as outras.“Não vale nada”, disseram-lhe.Na Paraíba, um comerciante ofereceu  50 centavos pelo quilo.Joel indignou-se: “imagina: 50 centavos por um quilo de tungtênio, o minério que vai revolucionar o mundo”.

A primeira fase da batalha
      Havia em Natal um padre sábio, o padre Monte (Cônego Nivaldo Monte, 1918-2006, arcebispo de Natal entre 1967 e 1988) que acreditou nele. Apesar desse depoimento autorizado, ninguém acreditava naquela história. Joel Dantas saiu pelo interior a fazer propaganda de sua descoberta, para ver se os fazendeiros se interessavam por ela. Descobriu nada menos de uma tonelada e meia do minério, nos mais diferentes pontos da região.
       O Ministério da Agricultura, no Rio de Janeiro, terminou finalmente confirmando o seu laudo: aquelas pedras eram realmente xelita. Estava ganha a primeira batalha.Faltava o resto: a batalha pela exploração.Mas, esta seria bem mais fácil, pois, não faltariam logo os proprietários de terra que se interessariam por ganha dinheiro.
      Isto se verificou, realmente, com dezenas deles, inclusive o famoso desembargador aposentado Tomás Salustino, que já estava ganhando centenas de milhões de cruzeiros com a sua mina Brejuí. A primeira pedra do desembargador foi levada a Joel Dantas, por intermédio do governador do Rio Grande do Norte a época, Dinarte Mariz. Ninguém acreditava nela, pois, tinha forma de areia. Mas, Joel disse que se tratava de xelita de boa qualidade.O desembargador se convenceu e tratou de explorar sua mina, transformado-se numa das maiores fortunas do país.
   Constatou a presença de urânio de alto teor, numa extensão de 10 km no litoral nordestino, por intermédio de um aparelho  Geiger, que o almirante Álvaro Alberto lhe mandou de presente.
     Enquanto isso, o cientista continuava cego e passando privações. Já havia localizado centenas de minas de berilo, columbita, tantalita, abrigonita, granada, bismuto, estanho, florita e outros. Diariamente, chegavam-lhe as mãos, na sua casa em Natal, dezenas de pedras para análises, vindas de todos os Estados do Nordeste. Ele as analisava e classificava criteriosamente.
      Em 1957, aos 38 anos, Joel Dantas já havia feito mais de 20 mil anotações de análises, demonstrando a existência de reservas incomensuráveis de minérios, em toda a região nordestina. Mas, pelo seu trabalho, muitos dos que o procuravam e que depois ficaram milionários à custa dos seus laudos, nem se lembravam de pagar Cr$ 100 ou Cr$ 200. Por isto, Joel Dantas continuava pobre, ele que tinha dado riqueza a tanta gente! (MANCHETE, 1957, p.37-39).

“Eu vi”
     Em 1957 Joel Dantas se submeteu a um transplante de córneas. “Eu vi”, disse Joel Dantas, ao sair da sala de cirurgia.Contava 38 anos, dos quais 30 como cego.A cirurgia foi feita pelo Dr. Abreu  Fialho.
     Chegou ao Rio de Janeiro depois de uma campanha feita por um jornalista (a revista não cita) e o médico Xavier Fernandes, diretor da Divisão de Organização Hospitalar do Ministério da Saúde, tendo que se submeter a um intenso tratamento pré-operatório, pois, estava pensando 45 kg e queimado dos pés a cabeça pelas emanações radioativas das amostras de minérios que ia descobrindo e pesquisando.
     “Eu vi”. Joel Dantas guardou a confissão para fazê-la em primeiro lugar a sua mulher e ao jornalista que o  ajudou (a revista manchete não cita o nome de ambos).
      - Viu o quê?
      - Vi um clarão imenso, logo seguido pela formação nítida de certas imagens. Vi o bisturi na mão do Dr. Fialho, antes mesmo de que ele me enxertasse a outra córnea. Foi indescritível a sensação de ver pela primeira vez ( destaque nosso pela tomada de emoção com o referido  relato ao escrever o mesmo).No entanto, a confirmação do sucesso do transplante só poderia ser confirmado uma semana depois, até lá Joel Dantas deveria ficar com vendas nos olhos a fim de assegurar a cicatrização mais rápida.(MANCHETE, 1957,p.27).
      Joel Dantas foi o descobridor do petróleo em Macau em 1950 (MANCHETE, 1974, p.24). Os detalhes dessa descoberta é assunto para outra postagem.

                                            Joel Dantas antes da cirurgia

                                            Joel Dantas sendo operado

Joel Celso Dantas
       Joel Celso Dantas foi o cientista, potiguar, cego, que estudou Física e Química, através de um sistema de lentes combinadas que ele mesmo inventou e por meio das quais lia penosamente, letra por letra. Foi assim que devorou de zenas de tratados de mineralogia e geologia, chegando a conclusão de que no Rio Grande do Norte e o estados vizinhos do Nordeste possuíam um imenso lençol subterrâneo de minérios.
        
        
Fonte: Revista Manchete, 1957, 1974.

27 comentários:

  1. Excelente texto! No aguardo do relato sobre o petróleo em Macau em 1950...

    ResponderExcluir
  2. Conheci o cientista Joel Dantas. Estive na sua casa, na Av. Deodoro (naquela parte alta, em frente ao atual Bar 294), na companhia do amigo Rubens Marinho Filho. O sábio ensinava química para quem se preparava para o vestibular. / 1973 ou 1974.

    ResponderExcluir
  3. Não tinha conhecimento, bela lição de vida.

    ResponderExcluir
  4. Emociona essa história. Quando menino minha professora Edite Medeiros, ( sítio Alto Grande, S. José do Seridó) falou nesse homem, que mesmo sendo sego , conseguia descobrir todo tipo de minério e era Dantas daqui de NÓS. Me impressionou muito e um dia perguntei a Pe. JOÃO Agripino sobre ele... Me disse que o conheceu, que eram parentes e que outro dia eu fosse na casa dele ou o procurasse, para falar sobre Joel Dantas. Mas nunca o fiz.
    Bela história!!!

    ResponderExcluir
  5. Compartilhando no Blog: www.erivanmorais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a postagem. Tb no aguardo da matéria sobre a descoberta do petróleo em Macau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis ai Mauricio
      https://cronicastaipuenses.blogspot.com/2019/01/a-descoberta-do-petroleo-em-macau.html

      Excluir
  7. Conheci esse notável potiguar. Ele frequentava a casa da minha sogra, pois era muito amigo de uma das suas filhas,Marilanda Bezerra de Paiva. Inclusive o Dr.Joel Dantas foi um dos pioneiros em provocar chuvas artificiais.

    ResponderExcluir
  8. Interessante seu relato sobre o professor Joel Dantas.Quantas coisas boas esse potiguar fez pela educação do RN.

    ResponderExcluir
  9. Impessiona dois aspectos da matéria.
    1) A persistência,perseverança e inteligencia do Joel Dantas,
    2)A forma generica cimo ocorrencias e pequebos depósitos minerais são tratados como riquezas fabulosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A matéria é justamente sobre a persistência do professor Joel Dantas, a intenção era dá ênfase a este aspecto,assim como o foi na matéria publicada na revista, a ocorrência de minerais foi tratada de forma genérica porque esse não era o objetivo precípuo tanto da matéria da revista Manchete como da postagem deste blog, não que não seja importante a descoberta e a ocorrência de minerais existentes em solo potiguar, o que se pode depreender pelo contexto explicitado no texto.

      Excluir
  10. Bela historia, sou caicoense, porém, não sabia de tais feito, no Centro de.caico existe a rua joel celso dantas, uma ínfima homenagem a tão grande génio

    ResponderExcluir
  11. Não entendi como ele analisava as amostras p saber que eram scheelita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O método utilizado pelo professor Joel Dantas para identificar os minerais não foi explicitado pela fonte por nós consultado que foi a revista Manchete, pois o objetivo da referida matéria era dissertar sobre a persistência e a história de vida do professor Joel Dantas que passaria por um transplante de córnea (raro a época).O bom senso diz que não se deve fazer suposições sobre o que não se conhece, é o que não fiz, não tinha pra quê nem porque fazer conjecturas sobre o método desenvolvido e utilizado pelo professor Joel Dantas para descobrir e classificar os minerais por ele estudados, mas por não ser citado na revista, não põe em dúvida a veracidade do método utilizado pelo professor Joel Dantas, se assim o fosse ele não seria já a aquela época referência no nordeste para a classificação de minerais em toda a região nordeste e cuja as pesquisas eram corroboradas pelo ministério da agricultura ( a época não havia sido criado o ministério de minas e energia).

      Excluir
  12. Parabéns pela reportagem. Precisamos saber mais sobre esses nobres seridoenses.

    ResponderExcluir