quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Geografia taipuense II

Caracterização física do município de Taipu
Dentre os diversos fatores que exercem influencia na caracterização e distribuição geográfica das formações vegetais de um determinado lugar podemos destacar: o clima, o solo e o relevo. Assim, apresentamos uma análise destes fatores relativos ao município de Taipu.
A Geomorfologia
Geologicamente o município de Taipu abrange terrenos pertencentes ao Embasamento Cristalino e da Bacia Potiguar, sendo que ao Norte da sede do município passa ao contato da Bacia Potiguar, iniciando com a Formação Açu de Idade Cretácea Inferior (100 milhões de anos), esta formação é caracterizada por arenitos, conglomerados e siltitos, que formam solos arenosos, inconsolidados e espessos de cor avermelhada a creme (Cf. CPRM, 2009, p.4). Mais ao Norte iniciam os terrenos calcários sedimentares da Formação Jandaíra de Idade Cretáceas Superior (80 milhões de anos) onde estão presentes os solos areno-argilosos de coloração creme clara. A porção Sul é caracterizada por gnaisses, migmatitos, granitos, xisto e anfibolitos de Idade Pré-Cambriana (1.100 - 2.500 milhões de anos), cortados transversalmente por Diques de Basalto.
Geomorfologicamente predominam no município de Taipu formas tabulares de relevos, de topografia plana, com diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem, separados geralmente por vales de fundo plano (Cf. CPRM, 2009, p.4).

A Ocorrência de Minerais e suas aplicabilidades
Os minerais são elementos ou compostos químicos inorgânicos que apresentam composição química geralmente definida destinada a várias atividades humanas. No município de Taipu há as seguintes ocorrências de minerais:
A Argila, para cerâmica vermelha, denominada também cerâmica estrutural, compreende a parte da cerâmica que engloba todos os produtos que apresentam cor vermelha após a queima a 950ºC. Estes produtos são utilizados, em sua maioria, na construção civil, como tijolos, telhas, blocos, lajes, lajotas e outros artefatos (Cf. IDEMA, 2008, p.9).
O Calcário, as aplicações das rochas carbonáticas são inúmeras representando uma das mais importantes matérias primas que a natureza proporciona face à diversidade de aplicações na indústria, sendo empregadas como matéria-prima essencial para manufatura de cimento portland, na fabricação de cal, como corretivo de solos, como pedra britada, como fundente em metalurgia, na indústria química e farmacêutica, na complementação de ração animal, como pedras ornamentais, dentre outras.
O Diatomito, industrialmente possui uma extensa e variada aplicação, as principais são como agente filtrante, isolante, de carga industrial ou enchimento, de suporte absorvente e abrasivo, dentre outros, abrangendo as indústrias químicas, isolantes, bebidas, produtos alimentícios, materiais plásticos, farmacêutica perfumaria, borracha, papel e papelão (Cf. IDEMA,2008, p.9).

Britas ou pedras britadas
As britas ou pedras britadas são produzidas a partir de uma variedade de rochas de alta resistência mecânica, as quais, como afloram na superfície, tornam a extração mais econômica. Em geral, a rocha é desmontada com explosivos, sendo posteriormente britada e classificada em várias granulometrias. A sua composição química é menos importante que suas propriedades físicas, sendo necessária alta resistência mecânica e baixa porosidade.
As britas ou pedras britadas são principalmente provenientesdos granitos brasilianos, que fornecem a maior parte da produção.Os granitos também fornecem outros produtos, como paralelepípedos, meios-fios, lajes e pedras marroadas.As principais pedreiras do Rio Grande do Norte estão localizadas nos municípios de Macaíba, Marcelino Vieira, Riachuelo, São Gonçalo do Amarante e Taipu (Cf. CPRM, 2010, adaptado).
Os Recursos Minerais Associados
O Grupo Barreiras e Paleocascalheiras são cascalhos, material que são utilizados para a construção civil; seixos e calhaus de calcedónia, são utilizadas em artesanato mineral e em moinhos de bolas, água mineral, utilizada para o consumo humano. A Formação Açu de hidrocarbonetos que são petróleo e gás (combustíveis fosseis); água mineral, utilizada no consumo humano e água hipotermal adequada para estâncias hidrominerais.

Na Formação Jandaíra são os calcários cálcicos e magnesianos, utilizados na indústria do cimento, cal, corretivo agrícola e alimentar para animais; rocha ornamental, utilizada como piso e revestimento; britas e pedras, utilizadas para construção civil, gipsita e argilas utilizadas na indústria do cimento e gesso agrícola.Na Formação Seridó tem o potencial da cordierita e andaluzita, minerais que são utilizados na indústria de refratários.Os Depósitos aluvionares e Paleodunassão bancos de areias e cascalho, materiais utilizados para construção civil  ( Cf. CPRM, 2010,p.80).

Nenhum comentário:

Postar um comentário