quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O Grupo de Escoteiros Dom Bosco



            O grupo de escoteiros Dom Bosco foi fundado em 30 de março de 1968 por iniciativa da Ir. Natalina Rossetti. Era um grupo vinculado a paróquia e tinha o patrocínio do Centro Social na qual desenvolvia suas atividades seguindo o planejamento paroquial.Segundo o estatuto do grupo o objetivo visava aprimorar a formação do caráter e ser um método de educação extra escolar, procurando complementar a função do lar, da Igreja e da escola.
            No Relatório das irmãs ICM no ano de 1978, ano do décimo aniversario de criação o grupo contava com 7 lobinhos, 11 escoteiros,16 noviços e aspirantes.(RICM, 1978).A chefia preocupava-se de maneira especial com a vivência cristã das crianças e jovens, através do cultivo da oração nas reuniões e da motivação da prática da boa ação. A 1ª alcateia de lobinhos do grupo de escoteiros Dom Bosco foi composta pelos seguintes membros: Antônio Fernandes da Silva; Altair Sares da Rocha; Afrânio Ferreira de Miranda; Francisco Claudio Miranda; Fernando Luiz Avelino; Ivanildo Miranda Junior; João Maria Alves de Lima; Liceu Calixto Cavalcante; Ronaldo de Souza Miranda; Wilton Teixeira Guedes e Walter Soares de Miranda Junior.A diretoria era composta pela seguinte equipe: Luciano Marcos Miranda – Diretor; José Xavier de França – Secretário.; Terezinha Dias da Silva – Tesoureira e Tânia Alves Maciel – Chefe de Lobinhos.




 Primeira turma de lobinhos, 1968. Foto: arquivo ICM.


            Esses foram os pioneiros que deram inicio ao movimento escoteiro em Taipu. Se destacavam em atividades cívicas e acampamentos realizados para complementar a educação e assim ajudar na formação do caráter destes que compuseram o grupo de escoteiros Dom Bosco.
Ao passar dos anos o grupo foi crescendo e tornou-se um movimento importante e de destaque na cidade de Taipu e na região do Mato Grande. Foi fechado em 1985 sendo reativado pelo Padre Cláudio Régio 10 anos depois, em 1995, com o mesmo objetivo de outrora, esteve atuante na paróquia até o ano de 2005.


                                                              Escoteiros na quadra de esportes, 1977. Foto: arquivo ICM.




 À esquerda: Lobinho na calçada da estação ferroviária,1970.Foto Arquivo ICM



            Os documentos que relatam a história do grupo de escoteiros foram perdidos ao longo do tempo, sendo escassas as fontes sobre este importante movimento da cidade de Taipu e que em muito contribuiu para a formação das crianças e jovens da cidade.






                                                                 Sede do grupo escoteiro, 2005. Foto: arquivo PNSL.


            A sede dos escoteiros é um prédio antigo sendo um lugar que guarda a memória do movimento escoteiro de Taipu, no entanto o prédio atualmente sofre com a ação do tempo e está ameaçando ruir por falta de manutenção. Uma solução viável para conservar o prédio seria uma parceria entre a paróquia e o poder público para se fazer o tombamento e a restauração do prédio dando outras finalidade de uso, como um centro cultural por exemplo.

                                       Desfile cívico do grupo escoteiros Dom Bosco, 1998. Foto: arquivo PNSL

Nenhum comentário:

Postar um comentário