quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O Centro Social Dom Bosco



            Em 1953 foi criado o Centro Social dom Bosco, entidade filantrópica da paróquia com o objetivo de promover a dignidade social da população carente de Taipu e, segundo o padre Lucilio Alves Machado, o centro social visava o desenvolvimento da comunidade, estudando e resolvendo por si mesma, todos os seus problemas. Ainda que contasse com a assistência religiosa do vigário o centro social abraça qualquer credo religioso, revelando seu caráter ecumênico no sentido de promover a caridade cristã por meio de realização de cursos de capacitação para os jovens e adultos e assistência a população carente da cidade.
Sobre o centro social constam os seguintes registros do padre Lucilio Alves Machado (LT, p.37):
Desde a minha chegada tenho procurado melhorá-lo fazendo-o de real interesse para todos que fazem parte desta comunidade local [...]. O centro tem feito alguma coisa à pobreza, sobretudo ajudando-a a vestir-se facilitando a compra da fazenda, etc [...].



            O padre Lucilio procurou melhorar as condições físicas do centro social visando desenvolver um bom atendimento a população, mas essa tarefa coube ao padre José Luís da Silva devido a saída do padre Lucilio Alves Machado da paróquia.

O centro social era composto pelos seguintes serviços: Clube de mães, Clube de jovens (misto), Clube infantil (misto), Clube agrícola,Clube esportivo, Escolas radiofônicas,Maternidade,Serviço odontológico,Serviço social e Ambulatório

Reforma do centro social

            A reforma no centro social foi iniciada no mês de abril do ano de 1956 pelo padre José Luís da Silva e após 3 meses, em 20 julho foi feita a inauguração do centro social.
Foi realizada uma vaquejada em beneficio da reforma do centro social e, segundo o padre, tudo foi bem durante a realização destas obras. No dia da inauguração a missa foi transmitida pela Rádio Nordeste de Natal (LT, p.39).



Sede do centro social a partir de 1966 e atividades manuais para meninos no centro social. Foto: Arquivo PNSL e ICM.



Nova sede do centro social

            Devido aos serviços oferecidos pelo centro social a sede foi se tornando pequena para acomodar todos os cursos e atividades realizadas no centro social, foi então que foi adquirida uma nova sede passando a funcionar num antigo grupo rural sem finalidade. Neste novo espaço havia as atividades de basquete, voleibol, jardim de infância, gabinete dentário onde tinha sido tudo adquirido para melhor funcionamento do Centro Social, nas palavras do padre José Luis da Silva “a cidade parece que começa a viver outro ritmo” (LT, p.40).
                        Com a nova sede o centro social procurou melhorar os serviços oferecidos a comunidade e pela empolgação do padre com o novo local o centro social se tornou um espaço em que a cidade podia exercer sua cidadania e sociabilidade.

            A sede do centro Social Dom Bosco funcionou de 1964 a 1996 no prédio onde atualmente está a sede do Grupo Escoteiro homônimo de onde saiu para ser abrigado em uma casa doada pela família Praxedes para servir de nova sede ao Centro Social situada na rua Cel. Manoel Eugênio.



Sede atual do centro social Dom Bosco, 2012. Foto: Arquivo PNSL.



            O Centro Social dom Bosco objetiva ser um espaço onde a comunidade possa crescer socialmente por meio de atividades e cursos de capacitação para erradicação da pobreza social da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário