quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Igreja e capelas de Poço Branco



            A primeira capela de Poço Branco foi submersa pelas águas da barragem, desconhece-se a época de sua construção. Dos poucos registros que se tem da primitiva capela de Poço Branco resta apenas a foto a baixo, foto da esquerda, a nova igreja foi erguida quando da transferência da cidade em virtude da construção da barragem no rio Ceará Mirim, foto da direita.
A igreja do Sagrado Coração de Jesus de Poço Branco foi construída em estilo moderno e em nada lembra a capela primitiva, mede 12 metros de largura por 28 metros de comprimento. Foi concluída na década de 1970, sua construção foi feita pela empreiteira responsável pela construção da barragem de Poço Branco em substituição a antiga capela submergida pelas águas da barragem. Possui salão, sacristia, almoxarifado, quarto e banheiro, piso em mosaico coberto com telhas comuns, construção de alvenaria (Cf. LT. p.65). É constituída de uma nave central sem colunas. Alem da igreja de Poço Branco há no município as seguintes capelas:
1.      Capela Santa Teresinha - Poço Branco.
2.      Capela Imaculado Coração de Maria – Poço Branco (em construção).
3.      Capela Nossa Senhora da Piedade – Contador.
4.      Capela Santa Luzia – Assentamento Santa Luzia, Contador.
5.      Capela São João Batista – Santa Fé.
6.      Capela São Miguel – Baixo de São Miguel.
7.      Capela São Francisco – Lagoa do Serrote.
8.      Lagoa do Boi.
9.      Capela Santa Teresinha- Assentamento Surubim.
10.  Capela Nossa Senhora do Carmo.
11.  Capela de Santa Edwiges comunidade dos Barbosas.
            12-Capela São José – Lagoa do Juazeiro.

           Das capelas de Poço Branco a mais antiga é a de Nossa Senhora da Piedade no Contador seguida pela de São Miguel Arcanjo nos Baixos de São Miguel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário