O IBGE no ano de 1989 dividiu o estado do Rio Grande do Norte em 4 Mesorregiões geográficas a saber: Mesorregião Oeste Potiguar, Mesorregião Central Potiguar, Mesorregião Leste Potiguar e Mesorregião Agreste Potiguar. Estas por sua vez foram subdivididas em 19 microrregiões cujo objetivo era agrupar os municípios que apresentam semelhanças nos aspectos físicos e humanos.
A cidade de Taipu nesta divisão foi incluída na Mesorregião Leste Potiguar na microrregião Litoral Nordeste. A Mesorregião Leste Potiguar é a que apresenta maior expressividade no estado do Rio Grande do Norte, tanto do ponto de vista demográfico como socioeconômico. A organização espacial está estruturada a partir de Natal que polariza a região atraindo a maior parte de tudo o que é produzido no Rio Grande do Norte por meio das estradas federais, articuladoras dos espaços estadual, regional e nacional (Galvão, 2003) [1].
A divisão dos espaços em regiões se faz necessária tanto para efeito de estudo e para a compreensão dessas diferenças, quanto para uma melhor administração dos recursos, das políticas e programas de governo destinados às populações dessas mesmas regiões.
A microrregião Litoral Nordeste possui uma área de 2.541,942 km² abrangendo 7 municípios: Maxaranguape, Rio do Fogo, Pureza, Touros, São Miguel do Gostoso, Pedra Grande e São Bento do Norte. Dentro dessa divisão geográfica o município de Taipu foi incluído na Mesorregião Leste Potiguar e Microrregião Litoral Nordeste.A região também é conhecida como Mato Grande.
Fonte: Maria Luiza de Medeiros Galvão, 2005.
IBGE, 2010.
vista aérea de Taipu, zona urbana, 2012, foto: prefeitura de Taipu.
aspecto da entrada de Taipu pela BR-406 na altura do cemitério, ao fundo vê-se a periferia denominada Baixa da Coruja ( extraoficial) Nova Esperança ( oficial).
Mapa do município de Taipu, 2012, sem escala, Fonte: prefeitura de Taipu.
Mapa do município de Taipu, 2012.Fonte: prefeitura de Taipu.
Mapa da zona urbana de Taipu, 2012.Fonte: prefeitura de Taipu
[1] Dentre as estradas da mesorregião destacam-se a BR- 226 (Natal-Caicó), BR-304 (Natal- Mossoró), BR- 406 (Natal-Macau) e BR- 101 (Touros-Natal e demais capitais do litoral oriental do nordeste e do Centro Sul do país).
Nenhum comentário:
Postar um comentário