quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Geografia taipuense VI

A Hidrogeologia
O Aquífero Cristalino engloba todas as rochas cristalinas, onde o armazenamento de águas subterrâneas somente se torna possível quando a geologia local apresentar fraturas associadas a uma cobertura de solos residuais significativas. Os poços perfurados em Taipu apresentam uma vazão média baixa de 3,05 m³/h e uma profundidade de até 60 m, com água comumente apresentando alto teor salino de 480 a 1.400 mg/1 com restrições para consumo humano e uso agrícola.
O Aquífero Aluvião apresenta-se disperso, sendo constituído pelos sedimentos depositados nos leitos e terraços dos rios e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. A qualidade da água geralmente é boa e pouco explorada (Cf. CPRM, 2005).
Já o Aquífero Barreiras é composto por arenitos finos e grosseiros, conglomerados, arenitos argilosos, caulínicos e ferruginosos níveis de cascalho, lateritas a argilas variadas de coloração amarela a avermelhada.Quanto à hidrogeologia este aquífero apresenta-se confinado, semiconfinado e livre em algumas áreas. Os poços construídos mostram capacidade máxima de vazão, variando entre 5 a 100 m³/h, com águas de excelente qualidade química, com baixos teores de sódio e podendo ser utilizadas praticamente para todos os fins.
O Aquífero Açu ocorre em uma faixa que acompanha a Borda da Bacia Potiguar, apresentando uma espessura média de 150 m na área de afloramento.
O Arenito Açu tem um suave mergulho para norte, quando aumenta gradativamente de espessura, chegando a atingir uma média de 500 mm, em subsuperfície. Sobrepostos a ele encontram-se os calcários de formação jandaíra. Este aquífero é livre na sua faixa de afloramento, apresentando uma vazão de 10 m³/h, enquanto que na área de subsuperfície sua vazão pode atingir até 200 m³/h. As águas em geral são boas, podendo ser utilizadas para consumo humano, animal, industrial e outros, não havendo, portanto, limitações quanto à qualidade.
Por fim o Aquífero Jandaíra é composto dominantemente por calcários, apresentando água geralmente salobra e uma composição química favorável à pequena irrigação. É também um aquífero livre ou confinado com vazões que variam até 30m³/h, com média de 3 m³/h e poços com profundidade média em torno de 8 m. ( Cf. CPRM, 2005).

A Hidrologia


 O principal rio do município de Taipu é o rio Ceará-Mirim, existindo ainda o rio do Mundo. Os Riachos são: Caratá, Alberca, Seco, da América. As lagoas são: da Onça, Cajueiro, do Mato, Conceição, Choque, Lages Ferreira. Existe no município de Taipu açudes com capacidade de acumulação superior a 100.000 m³. O açude público é o da Estrada de Ferro (Cf. CPRM, 2005).

Rio Ceará Mirim, 2012.João Batista do Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário