Movimento de cargas e
passageiros
No relatório do
Ministério da Viação e Obra Públicas são fornecidas as informações referentes
ao movimento de passageiros e cargas relativos ao ano de 1909, ou seja, três
anos após a chegada da ferrovia á Taipu. Eis a baixo os dados do relatório
referente ao trecho Taipu-Natal no período citado extraído do referido
relatório:
Movimento da EFCRN em Taipu
no ano de 1910
|
||
Atividade
|
Quantidade
|
Valor
|
Viajantes 1ª classe
|
5.292
|
10:875$500
|
Viajantes
2ª classe
|
8.332
|
10:119$900
|
Bagagens e encomendas
|
100.677 kg
|
4:118$600
|
Animais
|
76
|
145$100
|
Mercadorias
importação
|
1.421.420 kg
|
6.344$060
|
Mercadorias
Exportação
|
1.607.825 kg
|
6.323$447
|
Diversos
|
4.789.590 kg
|
26.698$493
|
Diversas
rendas
|
-----------
|
7:515$600
|
Total
|
-----------
|
71.608$600
|
Fonte: RMVOP, p.113.
Verifica-se nesse relatório que o fluxo de
mercadorias e passageiros era considerável dada as proporções das localidades
pela qual eram beneficiadas com a ferrovia. Mesmo assim, é inegável o aumento
da produtividade e da circulação de mercadorias e pessoas no trecho ferroviário
entre Taipu e Natal.
Em 30 de setembro de 1957 foi criada a Rede
Ferroviária Federal (RFFSA) que unificou as 42 ferrovias existentes, criando um
sistema regional composto por 18 estradas de ferro da qual faziam parte a EFCRN[1].
Nenhum comentário:
Postar um comentário