segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

MEMÓRIA FERROVIÁRIA DE TAIPU V

Movimento de cargas e passageiros

             
            No relatório do Ministério da Viação e Obra Públicas são fornecidas as informações referentes ao movimento de passageiros e cargas relativos ao ano de 1909, ou seja, três anos após a chegada da ferrovia á Taipu. Eis a baixo os dados do relatório referente ao trecho Taipu-Natal no período citado extraído do referido relatório:




Movimento da EFCRN em Taipu no ano de 1910
Atividade
Quantidade
Valor
Viajantes 1ª classe

5.292
10:875$500
Viajantes 2ª classe
8.332
10:119$900
Bagagens e encomendas
100.677 kg
4:118$600
Animais
76
145$100
Mercadorias
importação
1.421.420 kg

6.344$060

Mercadorias
Exportação
      1.607.825 kg
6.323$447
Diversos
4.789.590 kg
26.698$493
Diversas rendas
-----------
7:515$600
Total
-----------
71.608$600
Fonte: RMVOP, p.113.

Verifica-se nesse relatório que o fluxo de mercadorias e passageiros era considerável dada as proporções das localidades pela qual eram beneficiadas com a ferrovia. Mesmo assim, é inegável o aumento da produtividade e da circulação de mercadorias e pessoas no trecho ferroviário entre Taipu e Natal.
Em 30 de setembro de 1957 foi criada a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) que unificou as 42 ferrovias existentes, criando um sistema regional composto por 18 estradas de ferro da qual faziam parte a EFCRN[1].



[1] Também conhecida como Estrada de Ferro Sampaio Correia.

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