quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Primeiros sacramentos realizados na nova paróquia de Taipu



            O primeiro batizado realizado na paróquia de Taipu foi realizado antes mesmo de sua criação canônica em 01 de abril de 1913 conforme o primeiro livro de batizados da paróquia (Livro de batismo Nº 1,1913, p.1.):
Ao primeiro de abril de mil novecentos e treze na matriz de Taipu baptizei solenemente a Maria, nascida a vinte de fevereiro do mesmo anno, filha legitima de José Barbosa do Nascimento e Maria Francisca Bezerra, sendo padrinhos Antônio Venceslau Barreto e Josefa Bonifácio Rodrigues. Do que mandei fazer este assento em que me assigno. Pe Jefferson Urbano, vigário de Taipú.
             No batistério é informado o nome da primeira pessoa a ser batizada na paróquia de Nossa Senhora do Livramento, uma menina, batizada com o nome de Maria, como de costume à época as crianças eram batizadas ainda recém-nascidas, esta foi batizada com 33 dias de nascida. Foi, portanto, segundo a teologia sacramental da Igreja, a primeira pessoas nascer na paróquia de Taipu.
            Em relação ao sacramento da primeira comunhão é desconhecida quando tenha sido realizada a primeira vez na paróquia de Taipu. O mesmo se diz do sacramento da crisma, sendo este reservado ao bispo, só mesmo quando o bispo empreendia uma visita pastoral era então que se administrava este sacramento. Na Paróquia de Taipu a primeira visita pastoral realizada após a criação da paróquia ocorreu em 1919 pelo bispo do José Pereira dos Santos.

            Quanto ao sacramento do matrimônio o primeiro registro de casamento foi perdido pela ação o tempo que destruiu o assento de casamento do primeiro livro de casamentos da paróquia ( as paginas do livro estão ilegiveis e deterioradas). O matrimonio mais antigo registrado neste livro foi o casamento de José Alexandre dos Santos e Maria Francisca de Aguiar, realizado no dia 15 de março de 1914 na capela de Assunção em Baixa Verde (João Câmara) à época capela da paróquia de Taipu tendo sido o casamento celebrado pelo padre Celso Cicco (Cf. Livro de casamentos nº 1, p.2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário