O fator econômico
A
economia da vila de Taipu estava baseada na época da chegada da estrada de
ferro na criação de gado, também eram cultivados o algodão e cereais em grande
escala.Quatro quilômetros adiante de Taipu, a linha atravessa o rio
Ceará-mirim, onde se encontram terrenos planos e arenosos que no inverno são
duma fertilidade propicia para a lavoura dos cereais, da mandioca e do algodão.
O traçado previsto pelos estudos da “Comissão de
Obras Contra as Secas” tinha o objetivo de interligar diversas regiões produtivas
do estado à cidade do Natal, que funcionaria como porto de escoamento da
produção.
O fator humano
Além do fator econômico o aspecto humano também foi
alvo de intervenções graças à implantação da via férrea. As mudanças estão
relacionadas ao crescimento demográfico e emancipação de centralidades, como
por exemplo, Taipu, que, apesar de se constituir município ainda no século XIX,
veio a se sobressair através do dinamismo imposto pela Central. Dois fatores
relevantes e que merecem ser mencionados neste processo de expansão econômica e
social nas cidades beneficiadas pelos trilhos da EFCRN, na qual se inclui Taipu
foram no dizer de Silva (p.84):
O
transporte de passageiros, que aumentou paulatinamente de acordo com a expansão
física da estrada, gerando assim a disponibilidade de potencial humano,
especialmente no tocante à mão-de-obra e às ações contra a seca, a partir do
emprego de mão-de-obra flagelada em seu prolongamento e através do transporte
de víveres e material para as obras contra o flagelo.
Assim, baseando-se nas vantagens econômicas e
humanas proporcionadas pela formação de uma rede urbana, é possível afirmar que
a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte gerou uma melhora
significativa no grau de desenvolvimento urbano das cidades abrangidas por ela,
como foi o caso de Taipu e posteriormente seu distrito de Baixa Verde, que
recebeu os trilhos da ferrovia em 1910 e que veio a se emancipar de Taipu em
1928 graças ao impulso econômico causado pela
cultura do algodão e do agave transportados pelos
trilhos da ferrovia.
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