quinta-feira, 17 de junho de 2021

SOBRE O MUNICÍPIO DE PARAZINHO #6

 

                                          PARAZINHO NA DÉCADA DE 1970

         Os principais acontecimentos que contribuem para a memória do município de Parazinho na década de 1970 foram os que se seguem.


A luz elétrica da COSERN

         Em 1975 faltavam apenas 4 cidades em todo o Rio Grande do Norte par que tivessem os serviços de energia elétrica oferecidos pela COSERN com energia vinda da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso-BA (CHESF).

         No dia 04/05/19175 o governador Corte Pereira inaugurou a 146ª cidade potiguar a receber a energia da CHESF, que foi Parazinho.

         Exatamente as 21h00 o governador Cortez Pereira ligou a chave que acendeu as luzes da cidade, que em seu discurso disse: “a cidade hoje, dá o seu grito de luz e a escuridão apressada foge de Parazinho”.

         Fez da inauguração uma homenagem a toda a população, mas particularmente aos namorados “que agora encontraram mais tempo para  amar e os pais, em casa, poderão ficar mais tranquilos”.

         O prefeito de Parazinho, Jaime Boa da Câmara, em seguida falou do esforço conjunto feito para a concretização daquela obra.

         Foi uma grane festa ocorrida em Parazinho a inauguração da luz elétrica da CHESF, havendo depoimentos como o do idoso José Cruz, natural de Santana do Matos, mas morador havia 40 anos em Parazinho “sempre dormi muito cedo. Ficava casando de ver essa escuridão. Hoje vou até de madrugada. A noite ficou bonita” (DIÁRIO DE NATAL, 05/01/1975, p.8).

Pórtico da entrada da cidade de Parazinho.


A visita do governador Tarcísio Maia

         Em 1976, Parazinho era uma cidade de mais 2.500 habitantes. A cidade mais próxima era Pedra Grande, distante 5 minutos de carro e ligada a Parazinho por uma estrada de barro.

         Naquele ano de 1976 o governador do Estado, Tarcísio Maia, esteve em Parazinho, onde o aguardava os alunos do grupo escolar e o povo, sob um sol muito quente, tendo chegado ali as 11h15, sendo recebido com muitas palmas.

         A maior reivindicação naquela visita do governador foi de cerca de 230 familiais que residiam nas terras que pertenceram ao falecido industrial João Câmara que mesmo ali vivendo, não possuíam qualquer titulo que comprovasse a legalidade da posse, que em virtude dessa situação estavam impossibilitados de negociar principalmente com instituições financeiras.

         Segundo o Diário de Natal, disse o governador: “não vim aqui prometer uma solução, mas podem ficar certos que  contam com o interesse do governador que vai procurar a melhor solução para este problema”.

         Na sua visita a Parazinho, o governador Tarcísio Maia pediu votos para o candidato da ARENA, Manoel Domingos que disputava a prefeitura, o qual venceu as eleições daquele ano.

Visitou ainda o Posto de Saúde que se encontrava em fase final de construção e o grupo escolar que seria ampliado (DIÁRIO DE NATAL, 28/10/1976, p.4).

 Eleitores

         Em 1978 constavam 1.459 eleitores em Parazinho. Em 1982 constavam 2.091 eleitores em Parazinho.

Sistema de abastecimento de água

         A CAERN publicou aviso em 20/12/1978 para propostas de execução das obras de implantação do sistema de abastecimento de água da cidade de Parazinho. O sistema só entrou em funcionamento em 1980.

Posto da TELERN

O Posto Telefônico da TELERN em Parazinho foi instalado em outubro de 1978. A partir de então a população da cidade poderia realizar ligações telefônicas nacionais (DDD) e internacionais (DDI).


Igreja matriz de Nossa Senhora de Nazaré de Parazinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário