A estação ferroviária da povoação de Oscar Nelson foi construída
no prolongamento da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte entre
Angicos e São Rafael estando situada no km 218 da referida ferrovia. A época a
localidade estava situada no município de Santana do Matos, atualmente no de
Itajá.A estação foi inaugurada em 17/06/1949 ao que tudo indica já denominada
com o nome Oscar Nelson de onde derivou o nome da localidade.
Sobre o ramal Angicos a São Rafael
De acordo com o jornal A Ordem encontrava-se aberto ao
tráfego de passageiros e mercadorias, o prolongamento ferroviário de 25 km da
linha Angicos a São Rafael, tendo sido instalado no km 13 daquele prolongamento
a parada José Martins (km 209 da linha principal da EFCRGN) e como estação
terminal a estação Oscar Nelson (A ORDEM, 22/06/1949, p.1).
A medida causou satisfação entre a população local, a qual esperava que em breve fosse concluído o prolongamento ligando a cidade de Angicos a São Rafael. Restava apenas 21 km entre Oscar Nelson e São Rafael para se concluir o prolongamento, no entanto, esse pequeno percurso demoraria quase uma década para ser concluído.
O trecho já se achava pronto em todo o serviço de terraplenagem, cortes e aterros e a maioria das obras de artes (pontes, bueiros, etc) nas quais estavam faltando apenas as vigas das pontes e pontilhões (DIÁRIO DE NATAL, 16/11/1950, p.2).O trecho e a inauguração da estação de São Rafael só veio a ocorrer em 1956.
A abertura do tráfego
O tráfego de passageiros foi aberto imediatamente a inauguração da estação. De acordo com o horário divulgado pela EFCRGN os trens partiam de Natal as segundas, quartas e sextas-feiras as 06h30 e chegando em Oscar Nelson as 15h30.O percurso inverso era realizado as terças, quintas e sábados partindo de Oscar Nelson as 04h00 e chegada em Natal as 13h00.Eram, pois, 9 horas de percurso a ser vencido entre Oscar Nelson e Natal, tendo nesse percurso algumas paradas para refeições dos viajantes.
Estação Oscar Nelson, 2017. |
Quem
foi Oscar Nelson?
Do homenageado que denomina a referida estação
do km 218 da EFCRGN sabe-se que Oscar Samuel Jones Nelson foi funcionário da
mesma ferrovia, tendo sido agente da estação de Baixa Verde (ALMANAK LAEMMERT:
ADMINISTRATIVO, MERCANTIL E INDUSTRIAL, RJ, 1929, p.1043) e também na estação de
Natal (A ORDEM, 29/02/1944, p.1), tendo falecido provavelmente antes da
inauguração da estação a qual foi homenageada com seu nome. Dele não
encontramos maiores informações.
Sobre
a estação
O prédio da estação Oscar Nelson
se assemelha com sua precedente, a de Angicos, sendo um pouco menor que esta. Meses após
a inauguração da referida estação a mesma sofreu avarias devido uma forte
ventania que ocorreu em março de 1950, na qual segundo o jornal A Ordem: “em
dias dessa semana violenta ventania passou por sobre Oscar Nelson no interior
do nosso Estado cuja estação da Estrada de Ferro teve nada menos de cem telhas
arrancadas de seu teto. O vento foi tão violento que apesar de sua rapidez
aterrorizou a muitos moradores daquela parada” (A ORDEM, 08/03/1950, p.1) não
se registraram vitimas do ocorrido.
No mesmo ano ocorreu o primeiro acidente no trecho com um
trem de passageiros que fazia a linha Oscar Nelson-Natal. O desastre ocorreu
entre as estações de Oscar Nelson e Angicos quando o trem que desenvolvia certa
velocidade colheu duas rezes que tentavam atravessar a linha cujo violento
choque fez descarrilar a locomotiva nº 102 dirigida no momento pelo maquinista
Osvaldo Lopes, saindo ferido apenas o graxeiro encarregado da lubrificação da locomotiva
cujo nome escapou a reportagem do jornal A Ordem, tendo sofrido apenas uma
pequena contusão na altura do joelho, enquanto os demais empregados e passageiros do referido trem nada sofreram.
Em consequência
do ocorrido no trecho de Oscar Nelson atrasou o trem que se destinava a Natal
em 5 horas, tempo que os empregados do trem precisaram para normalizar a situação
de forma que pudessem prosseguir a viagem (A ORDEM, 13/07/1950, p.4).
Locomotiva nº 102 da EFCRGN a qual sofreu o acidente citado a cima. |
Horário da EFSC constando o trecho de Oscar Nelson. Fonte: Diário de Natal,1952. |
Horário alterado da Semana Santa. Fonte: Diário de Natal. |
Horário da EFCRGN em 1956, último ano em que a estação Oscar Nelson foi estação terminal da linha tronco. Fonte: Diário de Natal, 1956. |
Horário da EFSC constando o trecho entre Oscar Nelson e São Rafael. Fonte: O Poti, 1957. |
A estação foi desativada na década de 1960 quando foi extinto o ramal São Rafael a Angicos considerado antieconômico. Atualmente o prédio serve como residência.
Excelente postagem. Sou o autor do site www.estacoesferroviarias.com.br e, mesmo tendo uma página já sobre esta estação, as informações que V. reuniu me fazem comunicá-lo que gostaria de publicar seu texto e fotos no meu site.Posso faz^-lo?
ResponderExcluirBoa noite Ralph. Sou conhecedor e pesquisador do referido site o qual és o autor o qual se constitui uma fonte inestimável sobre a memória ferroviária do Brasil. Grato pela visita ao meu blog e esteja a vontade para se utilizar das informações nele contida se servirem para vossas pesquisas e site e a difusão do conhecimento.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, João, tudo bem? Sou pesquisador ferroviário, estudo desativação de ramais ferroviários pelo Brasil, gostaria de saber se você tem a data de desativação do trecho de Lajes a São Rafael, aí no RN?
ResponderExcluirBoa tarde João. Grato pela visita ao blog. A resposta para sua pergunta se encontra nesta postagem.
Excluirhttps://cronicastaipuenses.blogspot.com/2021/10/da-agonia-extincao-do-ramal-lajes-sao.html
Sou flavio brandao nelson oscar nelson faleceu em natal em 1947.com 57 anos de idade deixou um filho chamado aulio jones nelson que por sua vez também era agente de ferrovia
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