sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

POR QUÊ CRÔNICAS TAIPUENSES?

       A ideia de criação deste blog nasceu depois de consultar nos jornais antigos, muitos dos quais em avançado estado de decomposição, outros digitalizados, em que avistei notícias sobre Taipu, daí passei a coletar as informações que encontra e copilei no trabalho que se segue.
     Trata-se de uma compilação de notícias corriqueiras que escapam a ‘historiografia oficial’ do município, mas que merecem ser lembradas e registradas na memória do lugar. São fatos do cotidiano de um município que tem suas origens desde a colonização portuguesa por meio da ocupação das férteis terras do vale do rio Ceará Mirim e que se emancipou em 10 de março de 1891 ganhando sua autonomia política e administrativa.
     A memória de um lugar também se faz de pequenos eventos e é isso, talvez que confere maior humanidade ao lugar. É preciso conhecer para gostar, para amar e para cuidar. Se não se tem conhecimento dos fatos que foram realizados por homens e mulheres de outrora que com o fruto de suas vivencias, lutas e trabalhos, fizeram a história de Taipu, corre-se o risco de se perder a memória deste lugar, outrora tão festejado e lembrado em tantas páginas de jornais, sejam eles locais, estaduais ou até mesmo de circulação nacional como veremos nas páginas a seguir.
     Confesso que minhas expectativas eram as menos positivas possíveis em encontrar alguma noticia sobre Taipu em jornais antigos, qual foi minha surpresa e encantamento ao encontrar a mais simples menção que fizesse referencia ao nome deste município.
    Em Alguns momentos nos foi possível reconstruir o contexto histórico e explicar o significado dos textos aqui expostos, outros momentos não é possível fazer tal contextualização ficando o texto como mera citação do fato, outros são claros e não carecem de maiores explicações, mas sempre que possível tentamos fazer algumas considerações sobre o texto citado para melhor compreensão do leitor.
      Entretanto, esse trabalho não está esgotado e as possibilidades de ampliação da pesquisa bibliográfica, documental e de fontes orais locais para incremento da historiografia do referido município é extensa e esperando que alguém empreenda esforços no sentido de contar as histórias sobre Taipu, oxalá que outros estudantes de Taipu se estimulem pelo tema e busquem conhecer o lugar onde nasceram.

Vista aérea da cidade de Taipu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário