segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Taipu na década de 1950 Parte II

1955
Criação das coletorias federais
            Na edição do dia 02/09/1955, havia sido publicada a noticia sobre a criação das coletorias federais em todo país entre elas Taipu (Jornal do Brasil, 1955, p 7). O local da coletoria federal em Taipu é onde hoje abriga a sede da prefeitura.
Programa da sexta semana Rural do Rio Grande do Norte
            A edição do Jornal Correio de Manha de 25/08/1955 trazia a seguinte nota “o serviço de assistência rural foi debatido em mesa redonda o programa da sexta semana rural do Rio Grande do Norte a realizar-se de 12 a 17 de setembro vindouro nos municípios de Touros e Taipu” (p. 4, segundo caderno). Tratava-se de uma parceria entre a Arquidiocese de Natal, por meio do Serviço de Assistência Rural e o Ministério da Agricultura para promover cursos de aperfeiçoamento par a população dos respectivos municípios.
VI Semana Rural em Taipu e Touros
            O Jornal Correio de Manhã publicou na edição de setembro de 1955 (p.9) segundo caderno noticia sobre a realização da VI semana Rural promovida pelo Ministério da Agricultura em Parceria com Arquidiocese de Natal e realizadas nos municípios de Taipu e Touros. Eis o que dizia o texto da matéria:
Promovida pelo Serviço de Informação Agrícola  do Ministério da Agricultura e pela Arquidiocese de Natal, em cooperação com outras  entidades federais, estaduais e municipais, foi instalada, no dia 12 do corrente, a VI semana Ruralista do Rio Grande do Norte, em Taipu e Touros.O programa compreende aulas prática e teóricas,palestras, exibições cinematografas, de interesse  para lavradores e criadores, pescadores, senhoras e moças,destacando a parte de economia domestica [...].
            Este evento constou de um intenso programa que foi destinado a promover educação e promoção social para o povo destes dois municípios por meio de curso e oficinas práticas.

            Já o jornal Diário carioca 09/10/1955 mostrava na página 5 nota sobre os cursos que foram realizados durante a 6ª Semana Rural de Taipu e Touros. Dizia a nota do já citado jornal que durante a 6ª Semana Ruralista do Rio Grande do Norte, promovida pelo Ministério da Agricultura em Taipu e Touros, de 12 a 19 de setembro, realizou-se um curso de economia doméstica para professoras, em cooperação com o clero. O curso foi realizado por 29 professores da região constando o programa de 30 aulas teóricas e práticas sobre higiene, alimentação, puericultura, enfermagem,, horticultura,  industrias rurais, caseiras, religião e serviço social.
1956
Do encontro dos bispos em Campina Grande-PB
            Em 06/07/1956 o jornal destacava o encontro realizado pelos bispos do nordeste em Campina Grande-PB na qual resultaria na criação da Sudene (Jornal do Brasil, 1956, p.5). Foram apresentados ao presidente da Republica ao final deste encontro vários projetos para a melhoria do sofrimento por qual passava o nordeste. Entretanto uma obra deixou de ser citada e segundo o cronista do jornal seria de fundamental importância para o desenvolvimento do estado, trata-se do asfaltamento das estradas de rodagem central do Rio Grande do Norte, entre esta a BR-406 que passa por Taipu. No texto da matéria (p.5) lia-se:
 Um  dos serviços mais urgentes e indispensáveis esta na necessidade de asfaltar a estrada central de rodagem do Rio Grande do Norte que vai de Natal a Mossoró, passando por cidades, vilas, sítios e fazendas de avultada importância: Ceará Mirim, Taipu, Baixa Verde, Pedra Preta, Lages,Angicos, São Romão, Açu  e Mossoró.


            Trata-se das BRs 304 e 406 respectivamente e segundo o cronista assinalava em seu texto tais estradas ficavam em estado sofrível no período chuvoso com inúmeros atoleiros ou com imensas nuvens de poeiras que escondiam os carros no período seco e que só asfaltamento poderia solucionar tais problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário