sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Crônica policial de Taipu em 1900


            No Relatório do ano de 1900 foi notificado um crime na vila de Taipu, ao que tudo indica tenha sido este o primeiro assassinado registrado no município. Eis o que diz o Relatório (RPPEB, 1900, p. 4):
Na povoação do Taipú cerca de 3 horas da tarde do dia 09/02/1899 Rosa Maria do Nascimento vibrou em João Fernandes de Oliveira uma tacada do qual veio esse infeliz a fallecer meia hora depois.Contra a delinquente que foi presa em flagrante delito procedeu o respectivo delegado na forma da lei [....].

            O crime, como foi visto a cima, fora cometido por uma mulher, identificada por Rosa Maria do Nascimento, o qual foi presa em flagrante, os motivos do crime não foi consignado no Relatório. A prisão foi efetuada pelo delegado Pedro Guedes da Fonseca Paiva, diz o referido Relatório.
            O primeiro crime em Taipu foi registrado uma década depois da inauguração da delegacia e da nomeação do primeiro delegado.
            Neste mesmo ano foram realizadas duas prisões em Taipu, uma das quais foi a de Rosa Maria do Nascimento já citada a cima e a outra  prisão não foi identificada. (Cf. RPPEB, 1901, p.10,).


Nenhum comentário:

Postar um comentário