quinta-feira, 6 de junho de 2019

A NOVA ESTAÇÃO DE JOÃO PESSOA



         A estação atual de João Pessoa localiza-se próxima ao centro da cidade, no bairro do Varadouro.
A primeira estação
A estação de Parahyba, capital da província (atual estado) da Paraíba, foi oficialmente inaugurada em 07/09/1883, e permaneceu com este nome até 1930, quando então a capital do Estado passou a se chamar João Pessoa.
A primeira estação era formada por dois prédios, a estação propriamente dita e o armazém. Situavam-se no Largo da Gameleira, atual Praça Álvaro Machado no bairro do Varadouro.
            Aspectos da primeira estação de João Pessoa



Em 1895, no governo Álvaro Machado foi feito o calçamento e a urbanização do Largo, dando melhores condições aos usuários da Estação Conde d'Eu, como era conhecida na época. Em 1920, observava-se junto à plataforma, um curral para conter o gado que era embarcado na estação.
A nova estação
O decreto n° 7.693 de 20 de agosto de 1941 aprovou o projeto e orçamento da GWBR para a construção da nova estação de João Pessoa, armazém e plataforma na linha norte no ramal de Cabedelo (DIÁRIO DE NOTICIAS, 20/09/1941, p.2).A nova estação de João Pessoa seria construída próxima a antiga.
Em entrevista ao Diário de Pernambuco o superintendente da GWBR Manoel Leão disse sobre sua ida a capital paraibana para tratar do inicio das obras:
         “Em primeiro lugar quero informar que vai ser satisfeita uma velha aspiração  paraibana, que é a construção, nesta capital da nova estação da Greta Western, deliberação já definitivamente resolvida, a que se seguirá o desenvolvimento de um grande plano de obras, do qual algumas já foram iniciadas”.Segundo o superintendente seria gastos mais de 3 mil contos de réis no desenvolvimento desse plano.
o que seria a futura estação da capital paraibana
o projeto para uma nova estação em João Pessoa datava desde 1922 mas que ficaram atravancados no ministério da viação por inúmeros impasses de ordem técnica e burocrática, mas que graças ao interventor Rui Carneiro o projeto pode enfim ser concretizado quando da sua ida a capital federal.
o certo era que a cidade de João Pessoa continuava apresentando o feio contraste que era a estação , dentro dos seus modernos aspectos urbanos, enquanto o comércio paraibano experimentava prejuízos com  a falta de acomodações oferecidas pelo velho edifício da GWBR.
      Varias hipóteses foram estudadas para a solução do caso.Pensou-se numa remodelação do edificio da estação primitiva e preferiu-se finalmente pela construção de uma nova estação dotada de instalações adequadas ao grande movimento de transporte de carga e passageiros confluindo para a capital paraibana e par ao porto de Cabedelo.
O novo edifício, segundo o engenheiro Manoel Leão seria construído em linhas neoclássicas e custaria a GWBR cerca de mil contos de réis.
               Aspectos da estacão atual de João Pessoa






               Armazéns anexo a estação de João Pessoa


         O Governo Federal emprestou 630 mil contos para as obras.A construção do edifício seria feita  de acordo com o plano de urbanização da cidade, tanto quanto possível obedecendo ao sistema Nestor Figueiredo.A nova estação se situaria no extremo do prolongamento da rua Barão do Triunfo, nas imediações da antiga Casa Vergara, justamente onde existia o espinhal do velho porto fluvial da cidade.
         O interventor rui Carneiro visitou esse local junto com o engenheiro Manoel Leão  e o prefeito Francisco Cícero em 28/12/1940 na qual determinou a locação da quadra para o inicio das obras que se daria a começar em janeiro de 1941 logo que fosse ultimado pelos engenheiros da GWBR o projeto “ dessa grande obra bem digna da cidade e dos paraibanos”. (DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 31/12/1940, p.5).Ainda segundo o mesmo jornal  a estação antiga seria demolida.
10/11/1942 nova estação de João Pessoas foi inaugurada apresentando o prédio características mais modernistas com linhas retas, marquise, mezanino, fachadas sem adornos, esquadrias de ferro e vidro.
                 Pátio interno da estação de João Pessoa





Nenhum comentário:

Postar um comentário