quarta-feira, 5 de junho de 2019

SOBRE A ESTAÇÃO DE ITAPASSAROCA



         Itapassaroca é um distrito do município de Ceará-Mirim cujo local estava no traçado do prolongamento da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte.
         Após a inauguração da EFCRGN em 13/06/1906 os trabalhos dessa ferrovia prosseguiram em direção a região do Seridó do estado.
       Em 14/11/1906 a estação de Itapassaroca foi inaugurada solenemente. A estação estava situada a 7 km após a cidade de Ceará-Mirim. Na inauguração discursou o engenheiro José Luiz Batista saudando ao ministro  da viação Lauro Muller, o senador Pedro Velho e a comissão construtora da EFCRGN.( DIÁRIO DE PERNAMBUCO,01/12/1906,p.1).
         Até aquela data o trecho total da ferrovia era de 45 km em tráfego.
         Sobre a inauguração da estação de Itapassaroca escreveu o jornal Diário do Natal:
         Teve lugar ontem a inauguração de mais um trecho da Estrada de Ferro Central – o de Ceará-Mirim a Itapassaroca.
        As duas horas da tarde partiu desta capital um trem especial, conduzindo as autoridades principais do Estado e demais convidados para assistirem ao ato da inauguração, regressando a noite. (DIÁRIO DO NATAL, 15/11/1906, p.2).O jornal felicitava a comissão por mais este melhoramento prestado ao Estado.
         O trecho inaugurado tinha 11,189 km, ficando a partir dessa data elevada a extensão em tráfego de 45 km, já a linha telegráfica em serviço era de 56 km já alcançando a vila de Taipu. Os trabalhos se dividiam em duas seções: tráfego e construção.
         Em 19/11/1906 foi publicado o aviso de inicio do tráfego entre a estação de Ceará-Mirim e Itapassaroca conforme mostrado a baixo.

                                  
Diário do Natal, 20/11/1906, p.1.

     Em 17/03/1919 manifestou-se um violento incêndio na parada de Itapassaroca, da EFCRGN, tendo o fogo danificado, além do prédio da estação, vários cereais e sacos de lã que ali estavam aguardando o transporte.O incêndio teve inicio devido a fagulhas soltas da locomotiva Nº 7 que naquele dia trafegara pelo trecho (JORNAL DO COMÉRCIO, 17/03/1919, p.1).

        De acordo com o relatório do ministério de viação e obras públicas em 1922 na estação de Itapassaroca, foi feito além de uma instalação constante de dois compartimentos, uma casa para moradia do agente-telegrafista. (RELATÓRIO DO MINISTÉRIO DA VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS, 1922,p.144).

Em 1924 foram imensos os prejuízos causados a agricultura e propriedades particulares devido ao rigoroso inverno daquele ano. A povoação de Itapassaroca, a margem da linha férrea da EFCRGN ficou completamente inundada. O governo enviou embarcações com pessoal da policia marítima a fim de socorrer as vitimas. Os prejuízos materiais foram totais. As enchentes provocaram a interrupção do tráfego da EFCRGN.
Em 1925 havia uma plantação de eucaliptos em Itapassaroca, tendo sido junto com Estremoz os locais de pioneirismo dessa cultura no estado.
Em 1929 segundo a revista Excelsior, Itapassaroca era um importante centro de lavra de algodão e criação de gado (EXCELSIOR, 1929, p.66).
A estação de Itapassaroca esteve em funcionamento até 01/05/1963 quando por meio de aviso a Delegacia Regional da Rede Ferroviária do Nordeste em Natal comunicava na imprensa o fechamento de estações dentre as quais as de São José, Baldum e Itapassaroca. (DIÁRIO DE NATAL, 24/04/1963, p.2).A justificativa para o fechamento dessas estações eram serem as mesmas antieconômicas.
O prédio da estação de Itapassaroca permaneceu em pé até meados da década de 1970 quando foi demolida.
Não encontramos nenhuma imagem da estação de Itapassaroca.

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