Itapassaroca é um distrito do município de Ceará-Mirim cujo
local estava no traçado do prolongamento da Estrada de Ferro Central do Rio
Grande do Norte.
Após a inauguração da EFCRGN em 13/06/1906 os trabalhos
dessa ferrovia prosseguiram em direção a região do Seridó do estado.
Em 14/11/1906 a estação de Itapassaroca
foi inaugurada solenemente. A estação estava situada a 7 km após a cidade de
Ceará-Mirim. Na inauguração discursou o engenheiro José Luiz Batista saudando
ao ministro da viação Lauro Muller, o
senador Pedro Velho e a comissão construtora da EFCRGN.( DIÁRIO DE PERNAMBUCO,01/12/1906,p.1).
Até aquela data o trecho total da ferrovia era de 45 km em
tráfego.
Sobre a inauguração da estação de Itapassaroca escreveu o
jornal Diário do Natal:
Teve lugar ontem a inauguração de mais um trecho da Estrada
de Ferro Central – o de Ceará-Mirim a Itapassaroca.
As duas horas da tarde partiu desta
capital um trem especial, conduzindo as autoridades principais do Estado e
demais convidados para assistirem ao ato da inauguração, regressando a noite. (DIÁRIO
DO NATAL, 15/11/1906, p.2).O jornal
felicitava a comissão por mais este melhoramento prestado ao Estado.
O trecho inaugurado tinha 11,189 km, ficando
a partir dessa data elevada a extensão em tráfego de 45 km, já a linha telegráfica
em serviço era de 56 km já alcançando a vila de Taipu. Os trabalhos se dividiam
em duas seções: tráfego e construção.
Em 19/11/1906 foi publicado o aviso de
inicio do tráfego entre a estação de Ceará-Mirim e Itapassaroca conforme
mostrado a baixo.
Diário
do Natal, 20/11/1906, p.1.
Em 17/03/1919 manifestou-se
um violento incêndio na parada de Itapassaroca, da EFCRGN, tendo o fogo
danificado, além do prédio da estação, vários cereais e sacos de lã que ali
estavam aguardando o transporte.O incêndio teve inicio devido a fagulhas soltas da
locomotiva Nº 7 que naquele dia trafegara pelo trecho (JORNAL DO COMÉRCIO,
17/03/1919, p.1).
De acordo
com o relatório do ministério de viação e obras públicas em 1922 na estação de Itapassaroca,
foi feito além de uma instalação constante de dois compartimentos, uma casa
para moradia do agente-telegrafista. (RELATÓRIO DO MINISTÉRIO DA VIAÇÃO E OBRAS
PÚBLICAS, 1922,p.144).
Em
1924 foram imensos os prejuízos causados a agricultura e propriedades
particulares devido ao rigoroso inverno daquele ano. A povoação de Itapassaroca,
a margem da linha férrea da EFCRGN ficou completamente inundada. O governo
enviou embarcações com pessoal da policia marítima a fim de socorrer as vitimas. Os
prejuízos materiais foram totais. As enchentes provocaram a interrupção do
tráfego da EFCRGN.
Em
1925 havia uma plantação de eucaliptos em Itapassaroca, tendo sido junto com Estremoz
os locais de pioneirismo dessa cultura no estado.
Em
1929 segundo a revista Excelsior, Itapassaroca era um importante centro de
lavra de algodão e criação de gado (EXCELSIOR, 1929, p.66).
A
estação de Itapassaroca esteve em funcionamento até 01/05/1963 quando por meio
de aviso a Delegacia Regional da Rede Ferroviária do Nordeste em Natal
comunicava na imprensa o fechamento de estações dentre as quais as de São José,
Baldum e Itapassaroca. (DIÁRIO DE NATAL, 24/04/1963, p.2).A justificativa para
o fechamento dessas estações eram serem as mesmas antieconômicas.
O
prédio da estação de Itapassaroca permaneceu em pé até meados da década de 1970
quando foi demolida.
Não
encontramos nenhuma imagem da estação de Itapassaroca.
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