sexta-feira, 7 de junho de 2019

O RELÓGIO DA ESTAÇÃO CENTRAL DE NATAL



         Aos serem inauguradas as estações ferroviárias se inaugurava igualmente um novo costume na cidade, o de marcar o tempo pelas partidas e chegadas dos trens, por isso eram instalados relógios visíveis aos olhos dos passageiros e transeuntes.


         Pelos que se analisa das imagens da antiga estação ferroviária da Ribeira, inaugurada em 27/09/1881, o relógio deveria ser instalado no salão principal interno da mesma, pois não se veem o equipamento no frontispício externo do prédio.
         Entre 1948 e 1949 o edifício da  estação central da Ribeira passou por uma ampla remodelação arquitetônica e nessa reforma foi instalado o relógio externo na fachada voltada para a Praça Augusto Severo.A instalação do equipamento agradou não somente aos usuários dos trens da EFSc mas também aos funcionários do comércio do entorno da praça, dos funcionários de repartições públicos e transeuntes em geral.
       A baixo detalhe da fachada da antiga estação da Ribeira,onde se percebe que não havia relógio na fachada externa




         A novidade, porém, durou pouco, pois já em 07/02/1951 o jornal A Ordem dizia: Há vários dias que o relógio da Estação loca da Estrada de Ferro “Sampaio Correia”, perdeu a noção do tempo.Ora adiantava, ora atrasava, fazendo com que as pessoas que se orientam por ele, cheguem adiantadas ou atrasadas nas Repartições onde trabalham”.(A ORDEM,07/02/1951, p.1).
Noutra edição o mesmo jornal dizia: o relógio da estação local da Estrada de Ferro “Sampaio Correia” amanheceu sem os ponteiros.Não sabemos se estão no conserto ouse foram retirados de uma vez.O certo é que não se vê mais aquelas duas enormes setas apontando os números no mostrador do velho cronometro que permanece no alto do prédio da “Sampaio Correia”.Acontece, porém, que o relógio está fazendo falta a muita gente que por ele se orientava.Será que vai permanecer assim por muito tempo? (A ORDEM, 02/12/1951, p.4).
O relógio elétrico da estação da Ribeira
Em 08/01/1955 foi inaugurado um novo relógio elétrico mandado construir pela direção da EFSC que assim substituiu o havia ali na fachada da estação.
Tratava-se do primeiro e até então único relógio elétrico existente na capital potiguar e segundo o jornal O Poti “estamos certos que prestará inestimáveis serviços a população, principalmente as pessoas que trabalham no comércio”.(O POTI,09/01/1955,p.16).
A baixo é possível ver o relógio da fachada da estação da Ribeira


         Em 1957 se dizia no jornal Diário de Natal: “não temos até agora, no centro da cidade, um ponto de atender aos olhares de uma população que se distribui por muitos setores de trabalho e de passeio, um relógio certo, grande, elevado e de confiança”(DIÁRIO DE NATAL,17/08/1957,p.5).
Em 08/05/1959 o Diário de Natal publicava que: “estamos sem saber como regular os nossos relógios, Natal ainda não possui um mostrador central de confiança nessa questão de hora certa, que envolve tantos interesses da atividade social”.
         O velho relógio da catedral estava restrito a um minguado trecho da cidade. As sirenes da Usina da Força e Luz davam as primeiras horas úteis, mas com alguma confusão e sem mecanismo preciso. As horas fornecidas pelos programas de rádio nunca coincidiam e os relógios “suíços” muitas vezes enganavam o cidadão.
         O tal gigante da EFSC embirrou com o povo da cidade e resolveu não trabalhar mais, acabando com a paciência e o crédito dos melhores mecânicos especialistas, o esqueleto artístico da Junqueira Aires era uma lembrança histórica de um bom governador como foi Alberto Maranhão. (DIÁRIO DE NATAL,08/05/1959,p.5).
         Inegavelmente, Natal não dispunha de relógio público, apenas funcionavam com certa regularidade os que estavam instalados na torre da Catedral e o do frontispício da estação da EFSC, este último, entretanto, regulava normalmente, alguns dias por semana, porque raramente o viam marcando as horas com exatidão.
Por ser elétrico o relógio da EFSC sofria constantes panes, deixando a todos que se orientavam por seus ponteiros em verdadeira confusão. Os ponteiros quebravam e a noite o mostrador luminoso permanecia apagado.
        Em 1975 o grande relógio da fachada da estação Ferroviária da Ribeira havia sido retirado sem qualquer explicação, quebrando uma tradição presente em quase todas as grandes estações ferroviárias do país.
      Na imagem a baixo pode-se vê a fachada da estação sem o relógio que havia sido retirado em 1975.


       Nas imagens seguintes vê-se  o relógio que foi reposto na fachada da estação central da Ribeira, desta vez um pouco menor que o que fora posto na década de 1950.





Nenhum comentário:

Postar um comentário