sábado, 29 de junho de 2019

SOBRE A ESTAÇÃO DE ANTONIO MARTINS (OU A ESTAÇÃO DO MUQUEM)



A estação Demétrio Lemos, ex Boa Esperança, atual Antonio Martins foi erguida no bairro do Muquém, razão pela qual é mais conhecida. No dístico, porém aparecia o nome DEMÉTRIO LEMOS quer era o nome e sede do distrito da qual fazia parte a estação.
Estava situada no km 194 da Estrada de Ferro Mossoró-Souza tendo sido inaugurada em 29/10/1949
A imprensa noticiou a inauguração de mais um trecho da Estrada de Ferro de Mossoró quando  a ponta da linha chegou até a estação de Muquém.
O fato, embora não tenha merecido destaque nos noticiários, despertava, contudo, interesse, pois tratava-se não havia de negar, de uma obra importante, no sistema das comunicações do interior nordestino.Mesmo assim a EFMS ainda não atingia a distancia de 300 km.



Um pouco de história
Velho sonho dos habitantes da vasta região que atravessava aquela ferrovia vinha concorrendo de modo apreciável para o desenvolvimento das fontes de produção, do intercambio comercial e da economia daqueles núcleos de populações, laboriosos e pacifico.
É remota a historia da iniciativa para a construção da Estrada de Ferro de Mossoró, nascido no espírito empreendedor de João Ulrich graff, estabelecido em Mossoró, com importante casa de negócios. Sem se deixar arrefecer do primeiro entusiasmo, o industrial suíço firmou com o Governo em 28/08/1875 um contrato para construir uma estrada de ferro que ligasse Mossoró aos municípios de Apodi e Pau dos Ferros, tendo o seu traçado pelo rumo da Chapada do Apodi.
         Este contrato era uma decorrência da Concessão Legislativa Provincial nº 742 de 26 de agosto de 1875.Mais tarde Ulrich Graff ainda conseguiu do Governo que lhe tornassem extensivos os favores regulamentados pelo  decreto 5.561.Em vista, porém,de nenhum serviço ter sido executado, a concessão foi dada como caduca em 1882.Este resumo na monarquia.No ano seguinte ao da instalação do regime republicano, o Governo do Estado em 22/09/1890 assinou o termo de uma nova concessão.
         Documento valioso para os subsídios da ferrovia mossoroense que rezava o seguinte:
         O 1º vice-governador do Estado do Rio Grande do Norte, usando das atribuições que lhe confere o dec. Nº 524, de 26 de junho do corrente ano, e atendendo ao que requereram os cidadãos João Pereira da Silva Monteiro, Francisco Lopes Ferraz sobrinho, José Jaoquim Valentim de Almeida e Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, negociantes e capitalistas residentes na Capital Federal e nesse Estado, resolve conceder-lhes ou a Companhia por eles organizadas, privilegio por cinquenta anos para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro de um metro entre trilhos, que partindo de Areia Branca na embocadura do Rio Mossoró, dirija-se ao ponto mais conveniente da Serra de Luis Gomes, passando pelos municípios de Mossoró, Caraubas, Apodi, Portalegre,Martins, Pau dos Ferros e Luis Gomes, tudo de conformidade com as clausulas que com este baixam.
       A secretaria do Governo o faça imprimir, publicar e correr.Casa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, 22 de setembro de 1890.-A) PEDRO VELHO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO.Ainda dessa vez, a iniciativa ficou no papel.
    A Estrada de Ferro de Mossoró só viria a entregar o tráfego os seus primeiros quilômetros em 15/03/1915 quando foi inaugurada no trecho de 37 km entre Porto Franco e Mossoró.
       A parada do Muquém, que veio ser inaugurada, representava mais um fato digno de registro, no setor de desenvolvimento da industria nacional.
        Os trilhos que chegaram até ali, e por onde corriam as locomotivas, rasgando aqueles sertões tão desamparados, saíram dos fornos da Usina Siderúrgica de Volta Redonda-RJ, talvez os primeiros assentados no interior do Nordeste. Antes os trilhos e outros materiais ferroviários eram sempre importados. (DIÁRIO DE NATAL, 18/07/1948, p.2).

A estação atualmente
        Há tempos que a estação de Antonio Martins está em estado de abandono ameaçando ruir, mas parece que em 2019 a situação tende a melhorar para a preservação desse patrimônio histórico.
   Segundo o blog antoniomartinsnews  a prefeitura conseguiu viabilizar junto a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), em Natal, a posse da Estação Ferroviária e da Casa do Agente, ambos patrimônio histórico do município, localizado no bairro Muquém da Estação, existentes desde a época de sua fundação, e que em breve se transformará em um moderno complexo de cultura e lazer voltado à população e aos visitantes. (http://antoniomartinsnews.blogspot.com).






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