A
estação Demétrio Lemos, ex Boa Esperança, atual Antonio Martins foi erguida no
bairro do Muquém, razão pela qual é mais conhecida. No dístico, porém aparecia
o nome DEMÉTRIO LEMOS quer era o nome e sede do distrito da qual fazia parte a estação.
Estava
situada no km 194 da Estrada de Ferro Mossoró-Souza tendo sido inaugurada em
29/10/1949
A
imprensa noticiou a inauguração de mais um trecho da Estrada de Ferro de
Mossoró quando a ponta da linha chegou
até a estação de Muquém.
O
fato, embora não tenha merecido destaque nos noticiários, despertava, contudo,
interesse, pois tratava-se não havia de negar, de uma obra importante, no
sistema das comunicações do interior nordestino.Mesmo assim a EFMS ainda não
atingia a distancia de 300 km.
Um pouco de história
Velho
sonho dos habitantes da vasta região que atravessava aquela ferrovia vinha
concorrendo de modo apreciável para o desenvolvimento das fontes de produção,
do intercambio comercial e da economia daqueles núcleos de populações, laboriosos
e pacifico.
É
remota a historia da iniciativa para a construção da Estrada de Ferro de
Mossoró, nascido no espírito empreendedor de João Ulrich graff, estabelecido em
Mossoró, com importante casa de negócios. Sem se deixar arrefecer do primeiro
entusiasmo, o industrial suíço firmou com o Governo em 28/08/1875 um contrato
para construir uma estrada de ferro que ligasse Mossoró aos municípios de Apodi
e Pau dos Ferros, tendo o seu traçado pelo rumo da Chapada do Apodi.
Este contrato era uma decorrência da
Concessão Legislativa Provincial nº 742 de 26 de agosto de 1875.Mais tarde
Ulrich Graff ainda conseguiu do Governo que lhe tornassem extensivos os favores
regulamentados pelo decreto 5.561.Em
vista, porém,de nenhum serviço ter sido executado, a concessão foi dada como
caduca em 1882.Este resumo na monarquia.No ano seguinte ao da instalação do regime
republicano, o Governo do Estado em 22/09/1890 assinou o termo de uma nova
concessão.
Documento valioso para os subsídios da
ferrovia mossoroense que rezava o seguinte:
O 1º vice-governador do Estado do Rio
Grande do Norte, usando das atribuições que lhe confere o dec. Nº 524, de 26 de
junho do corrente ano, e atendendo ao que requereram os cidadãos João Pereira
da Silva Monteiro, Francisco Lopes Ferraz sobrinho, José Jaoquim Valentim de
Almeida e Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, negociantes e capitalistas
residentes na Capital Federal e nesse Estado, resolve conceder-lhes ou a
Companhia por eles organizadas, privilegio por cinquenta anos para construção,
uso e gozo de uma estrada de ferro de um metro entre trilhos, que partindo de
Areia Branca na embocadura do Rio Mossoró, dirija-se ao ponto mais conveniente
da Serra de Luis Gomes, passando pelos municípios de Mossoró, Caraubas, Apodi,
Portalegre,Martins, Pau dos Ferros e Luis Gomes, tudo de conformidade com as
clausulas que com este baixam.
A secretaria do Governo o faça imprimir, publicar
e correr.Casa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, 22 de setembro de
1890.-A) PEDRO VELHO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO.Ainda
dessa vez, a iniciativa ficou no papel.
A Estrada de Ferro de Mossoró só viria
a entregar o tráfego os seus primeiros quilômetros em 15/03/1915 quando foi
inaugurada no trecho de 37 km entre Porto Franco e Mossoró.
A parada do Muquém, que veio ser
inaugurada, representava mais um fato digno de registro, no setor de
desenvolvimento da industria nacional.
Os trilhos que chegaram até ali, e por
onde corriam as locomotivas, rasgando aqueles sertões tão desamparados, saíram dos
fornos da Usina Siderúrgica de Volta Redonda-RJ, talvez os primeiros assentados
no interior do Nordeste. Antes os trilhos e outros materiais ferroviários eram
sempre importados. (DIÁRIO DE NATAL, 18/07/1948, p.2).
A estação atualmente
Há tempos
que a estação de Antonio Martins está em estado de abandono ameaçando ruir, mas
parece que em 2019 a situação tende a melhorar para a preservação desse patrimônio
histórico.
Segundo
o blog antoniomartinsnews a prefeitura conseguiu
viabilizar junto a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), em Natal, a
posse da Estação Ferroviária e da Casa do Agente, ambos patrimônio histórico do
município, localizado no bairro Muquém da Estação, existentes desde a época de
sua fundação, e que em breve se transformará em um moderno complexo de cultura
e lazer voltado à população e aos visitantes. (http://antoniomartinsnews.blogspot.com).
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