domingo, 9 de junho de 2019

MANIFESTAÇÕES SOBRE A POSSE DO PRIMEIRO BISPO DE CAICÓ


         A posse do primeiro bispo de Caicó foi marcada para o dia 26/07/1941 no encerramento da festa de Santana, padroeira da cidade.
A Diocese de Caicó segundo Dom Marcolino Dantas
         Como não poderia está presente a posse do primeiro bispo de Caicó assim se expressou Dom Marcolino Dantas, bispo de Natal, pelo jornal A Ordem (26/07/1941,p.1):
A Diocese de Caicó é a vitória de 12 anos de lutas consecutivas. Essa gloriosa campanha foi sustentada pelo Bispo, pelo Governo do Estado, pelo Clero e pelo Povo seridoense. O êxito foi magnífico. Concretizam-se, hoje, na posse do primeiro Bispo, em Caicó todas as esperanças que alentaram, durante tão longo tempo, as aspirações e o trabalho efetivo de tão dedicados batalhadores.
         É um acontecimento notável, na vida do Estado do Rio Grande do Norte. É um dia de alegrias e consolações. É o dia da vitória.
         Dom José de Medeiros Delgado é a esplendida coroa desse magnífico esforço coletivo. Parabens ao Rio Grande do Norte! Parabéns aos Seridoenses!.
         Deus abençoe o novo Bispo e a sua mimosa Diocese, abrindo-lhes de para em para, as portas doiradas de um futuro brilhante!
         Sinto-me compensado de todos os sacrifícios e contente, muito contente, dessa magnífica vitória. Deo gratias!
+MARCOLINO, bispo de Natal.
         Dom Marcolino Dantas nomeou o mons. João da Mata Paiva para o representar na posse do bispo de Caicó.


                                        Dom Marcolino Dantas


O  bispado de Caicó visto pelo Interventor Rafael Fernandes
         O interventor Federal assim se manifestou a respeito da posse do primeiro bispo de Caicó (A ORDEM, 26/07/1941, p.1):
O coração e o espírito dos norte-riograndenses voltam-se nesta hora para o grande acontecimento que transcorre em Caicó: a posse do seu primeiro Bispo.
         Completa o Rio Grande do Norte, com esse auspicioso evento, a aquisição dos órgãos de governo espiritual, indispensáveis ao comando das nossas legiões de católicos, adeptos de uma comunidade eminentemente consagrada ao cristianismo.
         Os Seridoenses, bons, destemerosos e progressistas, tem, enfim a antevisão dos proventos futuros,advindos e garantidos pela bondade, cultura, dedicação e virtudes de seu operoso e santo pastor, d. José de Medeiros Delgado.
         Natal, 25 de julho de 1941.
Rafael Fernandes Gurjão
Interventor Federal no Rio Grande do Norte.




Rafael Fernandes Gurjão Interventor Federal no Rio Grande do Norte



Nenhum comentário:

Postar um comentário