terça-feira, 11 de junho de 2019

A NOVA SEDE DO BANDERN



         O Banco do Rio Grande do Norte achava-se otimamente instalado com a inauguração do seu novo, artístico e confortável prédio, edificado a Avenida Tavares de Lira, esquina com a a Avenida Nisia Floresta.
Segundo o jornal A Ordem a inauguração ocorreu em 14/01/1939 as 15h00 com a presença de numerosas pessoas do comércio, autoridades e famílias, além de representantes da imprensa.
         Deu a benção do novo edifício o bispo diocesano Dom Marcolino Dantas, dirigindo após palavras de congratulações pelo belo melhoramento que vinha aumentar os encantos da nossa terra. Salientou ainda  o espírito progressista do Interventor federal, Rafael Fernandes e do prefeito Gentil ferreira, elogiando o esforço da atual administração daquele estabelecimento bancário.
         O presidente do BANDERN fez em seguida um estudo histórico das atividades do Banco desde sua fundação em 1906, explicando a norma em relação aos interesses do estabelecimento e aos seus clientes. A agradeceu o apoio que lhe tem dado o governo, de ordem material e moral.Tocou durante a festa a banda de música da Força Pública.A partir do dia 16/01/1939 os serviços passariam a funcionar no novo edifício.




         A construção do prédio obedeceu a direção técnica do prefeito Gentil Ferreira, que era engenheiro também, sendo despendido na obra, incluindo o mobiliário, 239:000$.O mobiliário com as divisórias e balcões, era todo novo,sendo executado pela Casa Holanda, do Recife e custou 57:000$.
         No andar térreo funcionaria a contabilidade, caixas, sala de espera, gabinetes do diretor-presidente e do diretor-gerente, portaria, vestiário para homens e senhoras (banheiros) e a casa forte (cofre), que foi construída obedecendo aos modernos requisitos da arquitetura.
         No 1º andar funcionariam a contabilidade interna e o salão de reunião dos acionistas, já no 2º andar ficaria o arquivo.
Considerando inaugurado o prédio, o Interventor Federal Rafael Fernandes, disse que o fazia com muita satisfação, pois desde o começo do seu governo tomou consigo mesmo o compromisso de dar ao Banco do Rio Grande do Norte o prestigio de que necessitava e a sua administração a mais ampla autonomia para o cabal desempenho das suas funções. Cumprimentou os dirigentes daquela casa bancária pela inauguração de sua nova sede, índice de prosperidade e de esforço bem dirigido.
         Seguiu-se no pavimento superior a aposição dos retratos de Pedro Velho, Tavares de Lira e Rafael Fernandes, discursando durante a cerimônia o secretário geral do estado, Aldo Fernandes que se reportou a cada uma dos homenageados. (A ORDEM, 15/01/1939, p.1).





O edifício sede do BANDERN apresenta um estilo arquitetônico com elementos ecléticos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário