quarta-feira, 15 de maio de 2019

A CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO CEARÁ-MIRIM EM TAIPU



Com a construção da ponte sobre o rio Ceará-Mirim no município de Taipu a administração José Varela realizava importantes obras previstas no plano rodoviário do Estado. Seria a maior obra desse gênero até então já construída no estado.A ponte ligaria importantes centros produtores como a s cidades de Baixa Verde, Pendência, Macau e Touros.
         A cultura das frutas era uma das principais fontes de riqueza a época entre outros produtos industriais.Tudo isso durante o inverno, tomava as vezes o caminho mais longo do Seridó, antes de alcançar a capital, ou seja, desviava para Campina Grande.
Características
         O projeto que estava sendo executado pelo mestre José Pereira, tinha 110 metros de vão, com 5,5 de largura, tudo em concreto armado, prevendo a passagem de veículos de até 24 toneladas. 
     A estrutura de 110 metros estava dividida em duas seções, repousando sobre 5 gigantescos pilares e dois encontros, tudo em alvenaria de pedra, formando 6 vãos, dos quais há 6 de 20 metros.com os aterros que seriam posteriormente executados ficaria a ponte com a extensão total aproximada de 1 km (1.000 metros) o que dava a ideia do vulto do empreendimento (pra se ter uma ideia a ponte de Igapó tem 740 metros).
        O trabalho de aterro, era um dos maiores da obra, esperava a empresa resolver com patrulha mecânica , sem grandes dificuldades antes da chegada do inverno.
         O jornal Diário de Natal esteve no canteiro de obras da ponte no dia em que todos os pilares já se achavam prontos envoltos num emaranhado de ferro e madeira. Preparava-se o lastreamento da primeira seção que seria concluída no dia 25/12/1949.
                     Na imagem a baixo a ponte de Taipu em construção.

Fonte: Diário de Natal, 1949.

        A obra foi orçada em 2 milhões de cruzeiros e tendo sido iniciada em dezembro de 1948 estava sendo construída em tempo que podemos considerar Record, apesar das dificuldades encontradas para o assentamento das fundações de um dos pilares cujas escavações foram cair exatamente sobre abundante vertente.
A inauguração
         Um trem especial cedido pela Estrada de Ferro Centra do Rio Grande do Norte partiu no dia 07/04/1950 conduzindo parte das autoridades e convidados especiais a inauguração que teria lugar as 09h00 da manhã com a presença do Governador do Estado, autoridades federais e estaduais além de grande número de convidados. (DIÁRIO DE NATAL, 08/04/1950, p.4).
         A ponte de Taipu foi inaugurada solenemente as 09h30. A solenidade foi assistida pelo Governador José Augusto Varela que a presidiu, pelo Comandante do destacamento de Natal, general Fernando do Nascimento Fernandes Távora, pelo prefeito de Taipu, Luiz Gomes da Costa e por autoridades civis e convidados especiais.
         O governador José Varela chegou ao local as 09h15 acompanhando do general Távora e de seu ajudante de ordens capitão José Reinaldo  e momento após teve inicio a solenidade inaugural quando falou o o governador que ressaltou a sua preocupação desde o inicio da administração de solucionar vários problemas do Estado, dentre esses afigurou-se a construção da ponte sobre o rio Ceará-Mirim a qual parecia porém de impossível realização tendo em vista o custo da obra e os parcos recursos do estado.
Benção da ponte
A benção da ponte foi ministrada pelo padre João Correia de Aquino que iniciando a solenidade inaugural salientou o agradecimento da população de Taipu pelo vultoso empreendimento do governo estadual.
         Afirmou ainda que numa homenagem dos taipuenses os vereadores da Câmara Municipal resolveram dar a denominação de Governador José Varela à ponte que estava sendo inaugurada como sinal da gratidão do povo daquele município.
Fala do Sr. Roberto Freire
         Explicando os detalhes técnicos da construção da ponte falou o Sr. Roberto Bezerra Freire sócio da Empresa de Construções Civis, responsável pela construção.
         Focalizou as dificuldades encontradas para a construção tendo em vista as dificuldades do terreno e as condições de segurança que eram imprescindíveis àquela construção.
         A solenidade foi encerrada com o discurso do governador José Varela  (DIÁRIO DE NATAL,10/04/1950, p.6).

A destruição da ponte
         Essa primeira ponte sobre o rio Ceará-Mirim durou até abril de 1964 quando foi destruída pela enchente causada pelo rompimento da barragem de Poço Branco em construção.Suas ruínas podem ser vistas próxima a ponte nova e do cemitério de Taipu em meio a vegetação. 
                                        Ponte de Taipu destruída em 1964

Acervo do autor.


Revista Manchete, 1964, p.106.


                                              Ruínas da ponte em 2012

Do autor do blog, 2012.

                                              Ruínas da ponte em 2015 




Do autor do blog, 2015.

                                                A ponte nova em 2012
Do autor do blog, 2012.



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