Com
a construção da ponte sobre o rio Ceará-Mirim no município de Taipu a administração
José Varela realizava importantes obras previstas no plano rodoviário do
Estado. Seria a maior obra desse gênero até então já construída no estado.A
ponte ligaria importantes centros produtores como a s cidades de Baixa Verde, Pendência,
Macau e Touros.
A cultura das frutas era uma das
principais fontes de riqueza a época entre outros produtos industriais.Tudo
isso durante o inverno, tomava as vezes o caminho mais longo do Seridó, antes
de alcançar a capital, ou seja, desviava para Campina Grande.
Características
O projeto que estava sendo executado
pelo mestre José Pereira, tinha 110 metros de vão, com 5,5 de largura, tudo em
concreto armado, prevendo a passagem de veículos de até 24 toneladas.
A estrutura de 110 metros estava dividida em duas seções, repousando sobre 5 gigantescos pilares e dois encontros, tudo em alvenaria de pedra, formando 6 vãos, dos quais há 6 de 20 metros.com os aterros que seriam posteriormente executados ficaria a ponte com a extensão total aproximada de 1 km (1.000 metros) o que dava a ideia do vulto do empreendimento (pra se ter uma ideia a ponte de Igapó tem 740 metros).
O trabalho de aterro, era um dos maiores da obra, esperava a empresa resolver com patrulha mecânica , sem grandes dificuldades antes da chegada do inverno.
A estrutura de 110 metros estava dividida em duas seções, repousando sobre 5 gigantescos pilares e dois encontros, tudo em alvenaria de pedra, formando 6 vãos, dos quais há 6 de 20 metros.com os aterros que seriam posteriormente executados ficaria a ponte com a extensão total aproximada de 1 km (1.000 metros) o que dava a ideia do vulto do empreendimento (pra se ter uma ideia a ponte de Igapó tem 740 metros).
O trabalho de aterro, era um dos maiores da obra, esperava a empresa resolver com patrulha mecânica , sem grandes dificuldades antes da chegada do inverno.
O jornal Diário de Natal esteve no
canteiro de obras da ponte no dia em que todos os pilares já se achavam prontos
envoltos num emaranhado de ferro e madeira. Preparava-se o lastreamento da primeira
seção que seria concluída no dia 25/12/1949.
Na imagem a baixo a ponte de Taipu em construção.
Fonte: Diário de Natal, 1949. |
A obra foi orçada em 2 milhões de cruzeiros e tendo sido iniciada em dezembro de 1948 estava sendo construída em tempo que podemos considerar Record, apesar das dificuldades encontradas para o assentamento das fundações de um dos pilares cujas escavações foram cair exatamente sobre abundante vertente.
A inauguração
Um trem especial cedido pela Estrada de
Ferro Centra do Rio Grande do Norte partiu no dia 07/04/1950 conduzindo parte
das autoridades e convidados especiais a inauguração que teria lugar as 09h00
da manhã com a presença do Governador do Estado, autoridades federais e
estaduais além de grande número de convidados. (DIÁRIO DE NATAL, 08/04/1950, p.4).
A ponte de Taipu foi inaugurada
solenemente as 09h30. A solenidade foi assistida pelo Governador José Augusto
Varela que a presidiu, pelo Comandante do destacamento de Natal, general
Fernando do Nascimento Fernandes Távora, pelo prefeito de Taipu, Luiz Gomes da
Costa e por autoridades civis e convidados especiais.
O governador José Varela chegou ao
local as 09h15 acompanhando do general Távora e de seu ajudante de ordens
capitão José Reinaldo e momento após
teve inicio a solenidade inaugural quando falou o o governador que ressaltou a
sua preocupação desde o inicio da administração de solucionar vários problemas
do Estado, dentre esses afigurou-se a construção da ponte sobre o rio
Ceará-Mirim a qual parecia porém de impossível realização tendo em vista o
custo da obra e os parcos recursos do estado.
Benção
da ponte
A
benção da ponte foi ministrada pelo padre João Correia de Aquino que iniciando
a solenidade inaugural salientou o agradecimento da população de Taipu pelo
vultoso empreendimento do governo estadual.
Afirmou ainda que numa homenagem dos
taipuenses os vereadores da Câmara Municipal resolveram dar a denominação de
Governador José Varela à ponte que estava sendo inaugurada como sinal da
gratidão do povo daquele município.
Fala
do Sr. Roberto Freire
Explicando os detalhes técnicos da
construção da ponte falou o Sr. Roberto Bezerra Freire sócio da Empresa de
Construções Civis, responsável pela construção.
Focalizou as dificuldades encontradas
para a construção tendo em vista as dificuldades do terreno e as condições de
segurança que eram imprescindíveis àquela construção.
A solenidade foi encerrada com o
discurso do governador José Varela (DIÁRIO
DE NATAL,10/04/1950, p.6).
A destruição da ponte
Essa primeira ponte sobre o rio Ceará-Mirim durou até abril de 1964 quando foi destruída pela enchente causada pelo rompimento da barragem de Poço Branco em construção.Suas ruínas podem ser vistas próxima a ponte nova e do cemitério de Taipu em meio a vegetação.
Ponte de Taipu destruída em 1964
Acervo do autor. |
Revista Manchete, 1964, p.106. |
Ruínas da ponte em 2012
Do autor do blog, 2012. |
Do autor do blog, 2015. |
A ponte nova em 2012
Do autor do blog, 2012. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário