sábado, 4 de maio de 2019

ANÁLISE DA ÁGUA DA FONTE DE PUREZA EM 1904



Pureza, antigamente Pau Ferro, é uma cidade da região do Mato Grande, a 59 km de Natal.Lá está a nascente do rio Maxaranguape, que é conhecida como Fonte de Pureza, localizada atualmente no centro da cidade.É uma importante nascente pois dela parte a adutora que abastece grane parte dos municípios da região do Mato Grande, assim como atração turística da referida cidade.

Aspecto da nascente do rio Maxaranguape ou Fonte de Pureza

Em 1904 Pacheco Dantas encomendou um estudo da água da fonte de Pureza, a época chamada de Pau Ferro e este foi o resultado da análise mandada proceder no Laboratório Nacional de Análises da Capital Federal, de um litro d'água da fonte da Pureza.
A análise sumária procedida na amostra da água contida em um litro, selado à cera, revelou o seguinte resultado:
Aspecto
límpido
Reação
Muito leve e ácida
Cal
Quantidade notável
Magnesia
Traços
Cloretos
Traços
Acido sulfídrico
Livre, quantidade sensível
Sulfatos
Não  tem
Matéria orgânica
Quantidade  notável
Ferro
Não  tem
Sulfuretos
Não  tem
Fonte: Diário Do Natal, 04/10/1904, p.1.

Segundo a análise era provável que o acido sulfídrico, ai encontrado, seja proveniente da decomposição da matéria orgânica sulfurada que a água contenha levando a este modo de pensar, a ausência de sulfuretos.
A conclusão
Esta foi a conclusão da análise da água da fonte de Pureza realizada pelo laboratório de analises do Rio do Janeiro “é uma água impotável e de má qualidade, sendo para uso interno, nociva á saúde” (DIÁRIO DO NATAL, 04/10/1904, p.1).
O relatório foi assinado no Rio de Janeiro em 18/05/1904 por C. Delvelchio (DIÁRIO DO NATAL, 04/10/1904, p.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário