Segundo publicado jornal Rio Grande do
Norte e republicada no Jornal do Recife continuavam com atividade os trabalhos
da ferrovia do Natal a Nova Cruz, cujos trilhos se estendiam até próximo do
Pitimbu e o leito preparado até Cajupiranga.
O empreiteiro geral confiava que até o
fim do mês de abril a linha chegaria até São José de Mipibu e que em pouco mais
de um ano terminaria os trabalhos de toda a ferrovia.
Já o jornal Liberal dizia que a empresa
vinha sendo auxiliada por aqueles que amavam sinceramente o desenvolvimento da
província potiguar e a não serem uma duas pequenas questões , poderia se dizer que a ferrovia seria levada
a efeito sem que sobre indenizações por terreno ocupados se levantassem
reclamações sérias.
O jornal citava o nome dos 21
proprietários e senhores de engenho, por cujos terrenos passaria a ferrovia, e
cederam de graça o espaço preciso para o leito da mesma, louvando-os por este
ato.
No
dia 06/03/1880 o Correio de Natal registrou que o presidente da província
acompanhado do Srs. Chefe de policia, engenheiro Jason Rigby e suas respectivas
famílias, o engenheiro fiscal, engeheiro de telégrafos, inspetor da tesouraria,
empreiteiro geral e outros cavaleiros, fizeram uma excursão aos locais dos
trabalhos da Estrada de Ferro do Natal a Nova Cruz, percorrendo a extensão de mais
de 5 km. As 17h00 daquele dia partiram das oficinas da empresa a locomotiva
“João Manoel de Carvalho” puxando um carro de lastro convenientemente preparado
e aonde iam o presidente da província e a comitiva.
O trem percorreu toda essa extensão
perfeitamente bem, subindo com facilidade a forte rampa do Refoles e parando
muito além do cruzamento da linha com a estrada do
Guarapes. Depois de uma pequena demora nesse ponto, regressou o trem para as oficinas na Ribeira.
Guarapes. Depois de uma pequena demora nesse ponto, regressou o trem para as oficinas na Ribeira.
Em outro dia o presidente faria a mesma
viagem de inspeção até o Pitimbú, onde lá examinaria os trabalhos, que estavam
bem adiantados e iam muito além desse rio nas proximidades de Cajupiranga. (JORNAL
DO RECIFE, 29/03/1880,p.2).
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