segunda-feira, 27 de maio de 2019

COLÉGIO SANTA TERESINHA DO MENINO DE CAICÓ



Em  1925, Dom José Pereira Alves, 3º Bispo de Natal, teve o desejo de fundar, em Caicó, uma escola para meninas. Ir. Teresina Werner, juntamente com mais 8 Irmãs, Filhas do Amor Divino, que chegaram a Caicó no dia 11/10/1925. Na época, o Prefeito da cidade, Sr. Cel. Joel Damasceno colocou a sua residência (hoje biblioteca pública) a disposição das Irmãs para a abertura do Colégio Santa Teresinha do Menino Jesus.
A baixo o prédio da atual Biblioteca pública de Caicó onde funcionou primeiramente o Colégio Santa Teresinha do Menino Jesus



Com a ajuda de Deus, do Governador do Estado, Dr. José Augusto, do Cônego Celso Cicco e de outros caicoenses ilustres, as religiosas iniciaram no dia 01/02/1926 o ano letivo, com 72 alunas. O Ginásio recebeu o nome de Santa Teresinha por coincidir com o ano da canonização da Santa francesa.
O Colégio Santa Teresinha do Menino Jesus de Caicó, dirigido pelas Religiosas filhas do Amor Divino funcionava com internato, semi-internato e externato. Situado a Praça Santa Teresinha, 98 em Caicó.
Aspectos antigos do Colégio Santa Teresinha do Menino Jesus


         Em 1936, uma década depois de sua abertura, apesar do número diminuto de alunas internas, era relativamente grande o número de meninas e moças que frequentavam Colégio Santa Teresinha dirigido pelas Irmãs do Amor Divino.
       Naquele ano de 1936 o Colégio Santa Teresinha ainda não havia recebido a subvenção estadual, o que estava criando sérios embaraços ao funcionamento do colégio. (A ORDEM, 13/08/1936, p.2).
         Com a criação do bispado de Caicó em 1940 o Colégio Santa Teresinha do Menino Jesus passou a jurisdição dessa circunscrição eclesiástica, antes disso pertenceu ao bispado de Natal.
      Em 1941 o Colégio Santa Teresinha já dispunha de 90 alunas. O educandário funcionava aquele ano com curso doméstico e jardim de infância, prestando benefícios a população da região sertaneja (A ORDEM, 16/01/1941,p.1).A época Caicó contava 30.000 habitantes e era a terceira maior cidade do Rio Grande do Norte em população e importância econômica.
Naquele ano de 1941 foi criado o Curso Comercial de Contabilidade, sendo este oficializado somente  em 1948
Em 1942 atendia com cursos de jardim de infância, primário, admissão, doméstico, aulas de música, pintura, costura, corte, bordado, línguas e culinárias.
Em 1947  foi oficializado o Curso Ginasial e também criado, através do Bispo Dom José Delgado de Medeiros, a Escola Doméstica Darci Vargas, que tanto beneficiou a mulher caicoense;
Em 1951  a escola atendia somente ao sexo feminino e a partir de 1952 abriu espaço para atender o sexo masculino.
Em 1971 a designação de Colégio foi substituída por Educandário Santa Teresinha.
Até 1997 a Escola oferecia da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, criando o Ensino Médio em 1998 .
O Educandário Santa Teresinha, está situado na Rua Visitador Fernandes, nº 78, no Centro da cidade de Caicó-RN.

Aspectos atuais do Colégio Santa Teresinha do Menino Jesus





Nenhum comentário:

Postar um comentário