quinta-feira, 16 de maio de 2019

SOBRE A PONTE DO UMARI





Em 01/07/1907 o engenheiro Cândido César do Couto Cartaxo seguia para a terceira residência  de construção da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte  a fim de iniciar ali os serviços da mesma.
         A terceira residência da EFCRGRN abrangia os km 56 a 60, além do Taipu ( da Vila até o Umari as margens do rio Ceará-Mirim) e nela se achava compreendida a grande ponte sobre o rio Ceará-Mirim.
         Esta ponte metálica, de treliças, sistema Pratt, teria 4 vãos, de 35 metros cada um e custaria pouco menos de 200 contos de réis.
         Sua estrutura metálica foi adquirida em Londres pelo governo brasileiro e enviada para a alfândega do Recife e dali para o porto de Natal.
         A ponte do Umari só seria inaugurada em agosto de 1909 já com a EFCRGN arrendada a firma Proença & Gouveia.

Fonte: A República, 01/07/1907, p.1.

                                   A ponte do Umari em 2015










Fotos: do autor do blog,2015.



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