Em
01/07/1907 o engenheiro Cândido César do Couto Cartaxo seguia para a terceira residência
de construção da Estrada de Ferro
Central do Rio Grande do Norte a fim de
iniciar ali os serviços da mesma.
A terceira residência da EFCRGRN abrangia
os km 56 a 60, além do Taipu ( da Vila até o Umari as margens do rio
Ceará-Mirim) e nela se achava compreendida a grande ponte sobre o rio
Ceará-Mirim.
Esta ponte metálica, de treliças,
sistema Pratt, teria 4 vãos, de 35 metros cada um e custaria pouco menos de 200
contos de réis.
Sua estrutura metálica foi adquirida em
Londres pelo governo brasileiro e enviada para a alfândega do Recife e dali
para o porto de Natal.
A ponte do Umari só seria inaugurada em
agosto de 1909 já com a EFCRGN arrendada a firma Proença & Gouveia.
Fonte:
A República, 01/07/1907, p.1.
A ponte do Umari em 2015
Fotos: do autor do blog,2015. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário