segunda-feira, 20 de maio de 2019

SOBRE A PRIMEIRA PROCISSÃO AÉREA REALIZADA NO RIO GRANDE DO NORTE


Padroeira dos aviadores e da aviação
A casa onde viveu a Sagrada Família em Nazaré era uma relíquia conservada pelos católicos na Terra Santa. Era uma casinha pequena, feita de pedras à maneira que os nazarenos construíam. Sob aquele teto sagrado, "O anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo". Ali, São José ensinou Jesus o ofício da carpintaria. Ali, eles viveram em amor e felicidade. Ali, Jesus "crescia em estatura, em graça e em sabedoria diante do Senhor". Esta casa era um grande centro de peregrinações dos cristãos em Nazaré.
                                 Nossa Senhora do Loreto

Padroeira dos aviadores
Por acreditarem que a casa da Sagrada Família foi transportada de Nazaré até Loreto pelos ares, sendo levada pelas mãos dos anjos, a Igreja atribuiu a Nossa Senhora de Loreto a proteção aos aviadores, que transportam pessoas, materiais e progresso também pelos ares. Por isso, o Papa Paulo VI pediu para que se fizesse uma oração especial para a proteção dos aviadores. Desde então, a imagem de Nossa Senhora de Loreto se encontra em vários aeroportos do mundo.

A  primeira procissão aérea do Brasil
A primeira procissão aérea do Brasil realizou-se no Rio de Janeiro em 1947, composta por 13 aviões, tendo o cardeal dom Jaime Câmara laçado a benção a duas imagens de Nossa Senhora do Loreto, protetora dos aviadores. Durante 25 minutos, a procissão aérea sobrevoou a cidade, fazendo no momento da aterrissagem a entrega da imagem que foi em seguida levada para o altar armado no campo de pouso. Após a cerimônia foi realizada uma demonstração de planadores.

No Rio Grande do Norte
         Segundo o jornal A Cruz, constituiu inédito espetáculo na história do rio Grande do Norte a procissão aérea promovida no dia 13/05/1948, pela Base Aérea de Natal, por ocasião da Páscoa dos Militares da Força Aérea Brasileira ali sediada.Tendo sido a missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Marcolino Dantas, com a presença de Dom Henrique Galain, bispo de Cajazeiras.
         Pela manhã, após a celebração da missa e comunhão dos oficiais, sargentos e soldados, benção da nova capela da Base de Parnamirim, estava programado uma imponente procissão aérea, a bordo dos novos aviões B-25, recém adquiridos pelo Brasil, com o intuito de reforçar a FAB.
         Em virtude das fortes chuvas caídas durante os preparativos para o maravilhoso propósito, foram suspensas as homenagens a Nossa Senhora do Loreto, padroeira dos aviadores.
         As 13h20, aproximadamente, partiram da Base Aérea de Parnamirim os 6 aviões B-25, conduzindo grande número de oficiais da FAB, autoridades civis e militares, diversos sacerdotes, entre os quais padre Neves Gurgel, capelão da Base Aérea.
         No aivão B-25-81 Capitania da Esquadrilha, foi conduzida a imagem de Nossa Senhora do Loreto, a excelsa padroeira dos aviadores.
         Inicialmente a esquadrilha percorreu toda a cidade, a procissão sobrevou as cidades de Natal, Baixa Verde, Padre Miguelinho, Nova  Cruz, Santa Cruz, Pedro Velho, Canguaretama, Goianinha,  Macaíba, Ceará-Mirim, Lajes (a época Itaretama), são Tomé, Santa Cruz, indo até as fronteiras do estado.De regresso, a esquadrilha do B-25 sobrevoou mais alguns municípios entre os quais São José de Mipibu.Nesta cidade os aviões da Base de Natal evoluíram por diversas vezes.
Na medida em que os aviões evoluíam sobre os municípios do Estado, o padre Neves Gurgel lançava uma saudação aos párocos de cada freguesia.
Esta grandiosa realização deveu-se em grande parte ao dinâmico e estimado major José Vaz da Silva, comandante da Base Aérea de Parnamirim, aos capelãs militares de Natal e de estados vizinhos, que vieram a convite da FA, dos oficiais, sargentos e praças da FAB.
A belíssima e comovente procissão foi transmitida em seus mínimos detalhes pela Rádio Poti de Natal.A transmissão alcançou grande êxito com exceção de algumas falhas perfeitamente explicáveis.”A Rádio Poti conseguiu, está é a verdade, oferecer ao mundo católico brasileiro uma reportagem radiofônica de grande envergadura”.
A tripulação do avião capitania da festa estava assim formada: piloto: tenente Campos; co-piloto: aspirante Brasil, mecânico: sargento Jamal, radio-operador: sargento Bulcão, fotógrafo: sargento Fonseca. (A CRUZ, 13/06/1948,p.3).Estavam presentes 610 soldados do ar, pertencentes a Base Aérea de Natal.
Do programa constou ainda um tríduo preparatório, nos dias 10, 11,12/05/1948, benção da imagem de Nossa Senhora do Loreto, benção dos novos aviões, decolagem da esquadrilha que sobrevoou a catedral e as principais paróquias da Diocese de Natal, conduzindo a bordo a imagem da padroeira dos aviadores, café para os comungantes, procissão terrestre conduzindo a imagem de Nossa Senhora do Loreto do hangar para  capela, benção do altar recentemente construído e benção do S.S Sacramento.
Foi a primeira vez que houve uma transmissão radiofônica dessa natureza no Rio Grande do Norte.
A baixo o poema da poetisa potiguar Palmira Wanderley dedicado a Nossa Senhora do Loreto


Fonte: A Ordem,15/05/1948,p.17 .







Nenhum comentário:

Postar um comentário