domingo, 26 de maio de 2019

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA DE MOSSORÓ



O Colégio Sagrado Coração de Maria foi a primeira instituição católica para moças em Mossoró sob a direção da Congregação Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição – CONFHIC conhecidas como Irmãs Franciscanas Portuguesas.
Foi fundado em 02/08/1912 pelo primeiro bispo de Natal Dom Joaquim Antonio de Almeida.
Teve como um dos seus mais dedicados cooperadores o bispo de Mossoró, Dom Jaime Câmara.Pessoalmente Dom Jaime Câmara ministrava aulas no Colégio Sagrado Coração de Maria. 

                      Colégio Sagrado Coração de Maria
Fonte: A Ordem, 1938.

O  utilíssimo educandário crescia dia-a-dia no conceito dos potiguares e segundo o jornal A Ordem, (29/01/1946, p.2) o colégio Sagrado Coração de Maria se situava num amplo e confortável prédio de acordo com as exigências do Departamento Nacional de Educação, na rua Augusto Severo, nº 158 em Mossoró.Tinha aquela época capacidade para 300 alunas e 60 internas.

                     Colégio Sagrado Coração de Maria

O Colégio Sagrado Coração de Maria mantinha os cursos pré-primário, admissão, Ginasial e aguardava a equiparação  ao  técnico profissional que possivelmente funcionaria em 1946 para as concluintes do curso ginasial que aspirassem ao magistério.
O método educativo adotado pelas irmãs Franciscanas Portuguesas no Colégio Sagrado Coração de Maria era o método todo preventivo, aliando a severidade à brandura.
Para estimular as alunas o gosto pelas letras e para diversão do espírito, o Cólegio Sagrado Coração de Maria possuía 3 bibliotecas e mantinha um grêmio litero-dramático e um centro cívico.
Possuía a maravilhosa coleção do Dicionário Enciclopédico, um aparelho cinematográfico, um copiógrafo “DITTO”, todo aparelhamento de educação física e ótimo campo de jogos.
Em meados da década de 1940 precisou ampliar o seu prédio com novas adaptações para o funcionamento do curso da “Escola Doméstica”.       

            Prédio atual do Colégio Sagrado Coração de Maria



Nenhum comentário:

Postar um comentário