sábado, 25 de maio de 2019

O COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO DE NOVA CRUZ



       Nos  idos de 1941 as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho recebiam um antigo prédio para o Colégio Nossa Senhora do Carmo de Nova Cruz na Rua Dr. Pedro Velho.
As Irmãs Fundadoras foram: Terezinha, Rafaela, Estela, Sacramento e Madre Socorro, que iniciaram as atividades religiosas e educativas no local.
Alguns anos depois, as Irmãs se transferem para um novo prédio que fora construído na Praça Barão do Rio Branco (Antigo Alto das Flores).
Foi criada uma Comissão Fundadora do CNSC formada por figuras ilustres da cidade e que muito contribuíram para a edificação deste educandário na cidade, dos quais:
Presidente: Dr. Carlos Augusto da Silva ( então Juiz de Direito da cidade)
Vice Presidente: Mário Manso ( então Prefeito da cidade).
1ª Secretária: Darcilia Lima Caldas.
2ª Secretária: Dalva Manso (filha do Prefeito Mário Manso).
Tesoureira: Joanita Torre Arruda Câmara.
Assistente Eclesiástico: Padre Pedro Rebouças de Moura.


A inauguração do Colégio Nossa Senhora do Carmo
A cidade de Nova Cruz faria homenagem ao presidente Getulio Vargas por ocasião do seu aniversário em 19/104/1941 com a inauguração do Colégio Nossa Senhora do Carmo que seria dirigido pelas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho.
         A  cerimônia seria presidida pelo interventor federal e o comparecimento de Dom Marcolino Dantas, Bispo Diocesano, porém ambos não compareceram, enviando a solenidade seus respectivos representantes.
         A propósito da fundação daquele educandário o juiz Cruz Carlos Augusto da comarca de Nova recebeu de Carlos Drumond de Andrade,sim o poeta que a época exercia a função de chefe de gabinete do ministro da educação e saúde pública, o seguinte telegrama:
        Sr. Ministro incumbe-me agradecer telegrama,formulando votos pelo desenvolvimento do Colégio Nossa Senhora do Carmo dessa cidade e realização suas finalidades físicas e educacionais.Saudações cordiais.Carlos Drumonnd de Andrade, chefe do gabinete do ministro da Educação e Saúde Pública.(A ORDEM, 31/03/1941,p.1).
Conforme o programa da solenidade da inauguração do Colégio Nossa Senhora do Carmo, dirigido pelas irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho na presença dos representantes do Sr. Bispo Diocesano  e interventor federal, respectivamente Pe. Pedro Moura, vigário paroquial e o Sr. Mario Manso, prefeito municipal, houve as 15h00 a sessão solene de inauguração do Colégio.Após a abertura da sessão pelo representante do interventor federal, o juiz de direito Carlos Augusto  e presidente da comissão fundadora do colégio pronunciou um discurso sobro o ato.
         Aos representantes do interventor e do bispo, seria prestada uma manifestação pelas alunas Albertina Maria, Sililde Duarte e Teresinha Ramos. Em seguida seria dada uma demonstração de ginástica sueca e de jogos diversos em que tomariam parte as alunas do Colégio. A sessão seria encerrada com a execução do hino nacional, cantado, (A ORDEM, 18/04/1941, p.1).

Atualmente
 O Colégio Nossa Senhora do Carmo está situado a Rua Prof. Josépio de Almeida Duarte, 155, Centro, Nova Cruz, continua sob a direção das Irmãs Franciscanas do Bom Conselho, sendo uma das escolas tradicionais daquela cidade potiguar.

                              Colégio Nossa Senhora do Carmo 








Nenhum comentário:

Postar um comentário