quarta-feira, 29 de novembro de 2017

A EXPLICAÇÃO DE ROBERT GREENWOOD PARA OS ABALOS DE BAIXA VERDE


   Após o prefeito de Baixa Verde solicitar ao governo do estado um estudo acerca dos abalos sísmicos no município, o governo do estado por sua vez entrou em contato com o DNPM que enviou o engenheiro Robert Greenwood para a cidade de Baixa Verde a fim de estudar o fenômeno. Eis abaixo na integra o teor do relatório do citado engenheiro.
    O engenheiro do Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM Robert Greenwood apresentou o seguinte relatório para explicar os abalos sísmicos da cidade de Baixa Verde e que estavam causando pânico na população daquela cidade.

Relatório
Tremores de terras - Baixa Verde – Rio Grande do Norte

     Por ordem do Sr. Diretor do DPNM eu fiz uma viagem para estudar tremores de terra na cidade de Baixa Verde, Rio Grande do Norte, cheguei ao local as 16 horas do dia 27.12.50, fiquei até as 7 horas do dia 29. As 18 horas do dia 27 eu ouvi um estrondo parecido com trovão distante, de duração dum segundo, entretanto sem sentir tremor de terra. Houve outro estrondo segundo informações, as 23 horas dessa noite, o que não me acordou.
   Segundo o Sr. Prefeito da cidade, e outras pessoas, esses estrondos são conhecidos em Baixa Verde por quarenta anos, porem nos últimos meses tornaram-se mais fortes e mais frequentes, até 14 por dia, acompanhados as vezes por tremores ligeiros da terra.
    A historia de gases vindo da terra não se confirmou. Algumas casas da cidade sofreram fendaduras nas paredes por causa dos choques, mas não apareceu nenhum deslocamento na superfície da terra, nem na estrada de ferro que passa pelo meio da cidade. A população do local ficou alarmada por causa  desses fenômenos desconhecidos, e o Sr. Prefeito quis conseguir um estudo sismográfico para o localizar a fonte dos estrondos.

Geologia
      A cidade de Baixa Verde acha-se numa planície ondulada, interrompida a 2 km ao oeste por uma pequena serra de rochas graníticas. Algum afloramento na cidade propriamente dita, e outras nas vizinhanças, mostram que a cidade fica numa base segura de rochas. Arqueanas, duras e antigas, de modo que não há nenhum perigo de a terra afundar.
    2 ou 3 km ao norte da cidade aparecem as rochas sedimentares da faixa litoral vão dai até o mar com 60 km de extensão. Eu atravessei esta faixa até 12 km ao norte da cidade onde eu vi somente calcário, em camadas de mergulho suave ou horizontais. Num dos afloramentos vistos apareceram buracos dissolvidos por água.

Explicação dos tremores
     A grande camada de sedimentos calcários, que se encontra ao norte de Baixa Verde, estende-se em cima da superfície erodida das rochas Arquenas. A água das chuvas em vez de correr em riachos, entra nas fendas do calcário, o qual é facilmente dissolvido. Dessa maneira abre-se um sistema de buracos e canais nas partes profundas do calcário, e de vez em quando as camadas devem ajustar-se a essa condição fazendo deslocamentos pequenos. Tais deslocamentos são suficientes para dar estrondos e os tremores de terra sentidos no local.
      Outra explicação, menos provável, é a possibilidade duma falha antiga nas rochas Arqueanas, também fazendo ajustamentos pequenos, de alguns centímetros talvez. Em qualquer caso não há perigo da terra afundar em Baixa Verde, ou de acontecer coisa pior do que os tremores do tipo conhecido.
            Robert Greenwood – Engenheiro de minas da DNPM.


Fonte: A Ordem, 18/01/ 1951, p. 4.


Nenhum comentário:

Postar um comentário