terça-feira, 14 de novembro de 2017

ÁGUA PARA LAJES-RN NOS TRENS DA RFFSA


         A partir de 01/06/ 1983 a RFFSA iniciou o transporte de água em trens para a cidade de Lajes na região central do estado. Os vagões-tanques teria capacidade de transportar até 600 mil litros de água por dia com captação na lagoa de Extremoz. O transporte de agua por trem para Lajes foi fruto de um convenio entre a RFFSA e a Sudene, esta última responsável pelo pagamento do frete do transporte dos trens. A estação de Lajes seria transformada num central de distribuição de água.
      Era a primeira vez que a RFFSA era acionada para atender a situação de emergência em consequência da falta de agua na região de Lajes. O serviço de transporte de água para Lajes estava previsto para durar um ano. Além de Lajes a água também seria transportada para Pedro Avelino, Pedra Preta, Angicos e Caiçara do Rio do Vento que passavam pela mesma situação de emergência (DIÁRIO DE NATAL, 24/05/1983, p.1 ).
        Os transportes de água pelos trens seriam realizados em 3 viagens diárias em trem composto por 10 vagões-tanques num percurso de 130 km. Os trens levariam 200 mil litros de água perfazendo um total de 600 mil litros diariamente.

        A água captada na lagoa de Extremoz era bombeada para uma caixa d’água e depois repassada para os vagões-tanques. Em Lajes seria descarregada num tanque submerso de onde os carros pipas seriam abastecidos para fazer a distribuição gratuitamente a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário