A
partir de 01/06/ 1983 a RFFSA iniciou o transporte de água em trens para a
cidade de Lajes na região central do estado. Os vagões-tanques teria capacidade
de transportar até 600 mil litros de água por dia com captação na lagoa de
Extremoz. O transporte de agua por trem para Lajes foi fruto de um convenio
entre a RFFSA e a Sudene, esta última responsável pelo pagamento do frete do
transporte dos trens. A estação de Lajes seria transformada num central de
distribuição de água.
Era
a primeira vez que a RFFSA era acionada para atender a situação de emergência
em consequência da falta de agua na região de Lajes. O serviço de transporte de
água para Lajes estava previsto para durar um ano. Além de Lajes a água também
seria transportada para Pedro Avelino, Pedra Preta, Angicos e Caiçara do Rio do
Vento que passavam pela mesma situação de emergência (DIÁRIO DE NATAL,
24/05/1983, p.1 ).
Os
transportes de água pelos trens seriam realizados em 3 viagens diárias em trem
composto por 10 vagões-tanques num percurso de 130 km. Os trens levariam 200
mil litros de água perfazendo um total de 600 mil litros diariamente.
A água captada na lagoa de Extremoz era bombeada para uma caixa d’água e depois
repassada para os vagões-tanques. Em Lajes seria descarregada num tanque
submerso de onde os carros pipas seriam abastecidos para fazer a distribuição
gratuitamente a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário