quinta-feira, 30 de novembro de 2017

SOBRE A CONSTRUÇÃO DO AÇUDE PEDRA D’ÁGUA EM BAIXA VERDE PELA FIRMA JOÃO CÂMARA & IRMÃO EM 1947


        A firma João Câmara & Irmão estava construindo um açude em Baixa Verde em 1947 e conforme se li ano jornal a Ordem “ merece aplausos da população de Baixa Verde a firma João Câmara & Irmão que dentro de poucos meses terminará a construção de um grande açude capaz de resolver toda a situação angustiosa da população baixa-verdense nos anos secos”.
           Desde o ano de 1945 a firma estava empenhada na construção do açude de Pedra d’água com capacidade para 3.700,00 m³ de água, situado ao sul da cidade. A obra estava sob a responsabilidade do engenheiro agrimensor Francisco Alves Maia, o qual estava “desempenhando os serviços com competência”.
        Na construção desse açude a firma já havia contribuído com mais Cr$ 400.000,00 e pretendia ainda canalizar a água para a cidade, pois “somente assim ficará resolvido o grande problema de água de Baixa Verde que a poucos anos passados a população viveu dias amargurados a espera do precioso líquido[...]”.A iniciativa da firma João Câmara & Irmão era louvável porque em tempos de seca a população tinha que se deslocar até 4,5 km para conseguir encontrar água para consumo e também esperar até dias pela chegada do trem da Estrada de Ferro Sampaio Correia que trazia água da lago de Extremoz para ser distribuída na cidade.
         Além dessa auspiciosa noticia a população de Baixa Verde também tinha outras razões para comemorar naquele ano, pois “as vazantes colossais que desde agora estarão fornecendo batas e no próximo verão termos milho, feijão, o jerimum etc”. Acrescente-se também que foram colocados uma grande quantidade de curimatãs para produção que seriam colhidos em no máximo um ano.



Fonte: a ordem, 31/03/1947, p.2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário