quarta-feira, 1 de novembro de 2017

VIAGEM DE GETÚLIO VARGAS NUM TREM DA EFCRN


                A viagem pelo interior do estado da comitiva da qual faziam parte o presidente da república Getúlio Vargas e o interventor estadual Mario Câmara se deu por trem e depois por automóvel, partindo de Natal, que segundo noticiado no jornal A Noite “impressionou formalmente o Sr. Getúlio Vargas e a sua comitiva” (A Noite, 1933, p. 6).Conforme narra a matéria publicada no referido jornal, logo após sair de Natal, a comitiva atravessou o fertilíssimo vale do Ceará-Mirim “onde renasce agora grande lavoura de cana, que fora outrora riquíssima, mas que fora paulatinamente abandonada devido a febre”. O interventor Mário Câmara havia solicitado à presidente atenção para esse vale, a fim de que fosse o mesmo semeado como merecia, “pois, poderá constituir em breve uma grande fonte de riqueza para o Estado”.
                Nas prosperas cidades por onde a comitiva passou ao longo da ferrovia notaram as mesmas limpas, com energia elétrica, apesar de algumas estarem localizadas em regiões flageladas pela seca. Foram notadas manifestações de simpatia ao presidente em Extremoz, Pedra Preta e Lajes.

Trem presidencial que conduziu Getúlio Vargas estacionado na estação de São Romão, atual Fernando Pedroza.A estação foi inaugurada nessa viagem, em 1933 juntamente com a de Angicos.

                Desembarcando em São Romão, a comitiva seguiu de automóvel para  a fazenda São Joaquim distante 3 km, de propriedade do industrial Fernando Pedroza que ali instalou havia pouco tempo uma fábrica de óleos vegetais e aproveitamento do caroço de algodão.
                O almoço foi servido ali embaixo de arvores centenárias, esteve presente um conjunto regional tocando e animando o almoço. Foi realizada logo após uma vaquejada em homenagem a comitiva presidencial que também foi saudada por três aviões comandados pelo comandante Petit.
                Retornando a estação de São Romão a comitiva seguiu para Angicos. Esse trecho de 40 km da EFCRN havia sido construído recentemente, ali o presidente e o ministro José Américo foram muito aplaudidos por terem realizado tal benefício para a região. De Angicos seguiu a comitiva presidencial de automóvel para Mossoró via Assú.




Fonte: A Noite, 1933, p. 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário