quinta-feira, 30 de novembro de 2017

SOBRE O GRUPO ESCOLAR CAPITÃO JOSÉ DA PENHA DE BAIXA VERDE EM 1947


    Sobre o grupo escolar capitão José da Penha escreveu o engenheiro agrônomo Álvaro Ferreira Neves em 1947 quando esteve visitando Baixa Verde:
    “Este modelar estabelecimento é dirigido pela ilustre professora Maria Guimarães, que alia à sua reconhecida capacidade profissional, uma superior educação cívica, manifestada para com as colegas, os visitantes e seus alunos. Ela acumula a direção do Grupo à cátedra do 5º ano cuja turma conta com 19 alunos de ambos os sexos.
    Entre suas auxiliares destaca-se a prof. Maura Santos, que é daquelas capacidades profissionais apaixonadas pela profissão. Ela leciona o 1º ano cuja turma consta 43 alunos de ambos os sexos.
       A disciplina da turma chama a atenção imediatamente; o progresso de seus alunos entusiasma a qualquer visitante, notando-se mesmo, um esforço titânico dos alunos em aprender o que ensina a extraordinária Mestra. Mas há um tal de Raul, espécie de azougue sobre papel que causaria inveja até ao CAPIROTO...
     A turma do 2º ano é dirigida pela prof. Maria Fernandes da Mota e Silva; a do 3º e 4º ano pela prof. Glaucia Amélia de Paiva. A 1ª consta de 31 alunos, a 2ª de 51.Numa ligeira demonstração, feita em minha presença, provaram serem detentoras de capacidade profissional superior ao cargo. Tive vontade de ser alunos daquele Grupo, ao menos para ajudar ao Raul a quebrar os vidros e as telhas...
    O estabelecimento está dotado de abundante e moderno material escolar, afirmando a Diretora que todos os pedidos feitos o Diretor Geral do Departamento de Educação tem sido satisfeito com toda a presteza.
   O curso de alfabetização está funcionando sob orientação técnica da Sta Engracia Varela, cuja a frequência, porém, deixa a desejar.
   A visita do engenheiro agrônomo Álvaro Ferreira Neves ocorreu em 17 de junho de 1947 já a publicação do seu relato no jornal A Ordem ocorreu em 08 de julho de 1947.


  Fonte: A Ordem, 08/07/1947, p. 4.




      O quadro resumo foi elaborado por mim a partir das informações a cima.

Quadro resumo
Perfil do Grupo escolar Capitão José da Penha de Baixa verde em 1947
Ano
Professora
Nº de alunos
Maura Santos
43
Maria Fernandes da Mota e Silva
31
3º e 4º
Glaucia Amélia de Paiva
51
Maria Guimarães
19
Curso de alfabetização
Engracia Varela
Não informado
Total de alunos
------------------
144


Fonte: elaborado a partir das informações do relato do engenheiro Álvaro Ferreira Neves in: A Ordem, 08/07/1947, p. 4.



     O grupo escolar Capitão José da Penha foi inaugurado em 1927, está vivenciando este ano de 2017 seu 90º aniversário.Vida longa a esta que é a segunda casa de educação mais antiga da região do Mato Grande, sendo o posto de primeiro destinado ao Grupo escolar Joaquim Nabuco de Taipu inaugurado em 1919.

Nenhum comentário:

Postar um comentário