quinta-feira, 16 de novembro de 2017

SOBRE A VITICULTURA NO RIO GRANDE DO NORTE

    Parece inacreditável, mas a viticultura começou a ser cultivada em terras potiguares em 1959, quando o Departemento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS distribuiu as primeiras mudas de enxertos de videiras para plantio. No vale do Açu e no litoral oriental foram iniciadas as primeiras experiencias do cultivo de uvas no Rio Grande do Norte.
   No entanto o plantio de uvas no Rio Grande do Norte é atribuído aos portugueses Antônio de Sá Martins e Roque Dias de Miranda, naturais de Fragoso, Braga, ambos pertencentes a famílias de viticultores.
    Antônio de Sá Martins começou plantando 150 videiras em seu quintal nos arredores de Natal em 1956.Em 1957 havia colhido 4 kg de boa uva por pé, com cachos chegando a pesar 700 gramas ou mais.
     Animado com a experiência, Antônio de Sá Martins comprou uma fazenda no município de Nísia Floresta em 1958, ali plantou 2.500 enxertos de videiras das variedades Niágara branca e rosada que foram fornecidas pelo DNOCS. Da variedade Moscatel branca plantou mais de 50 mudas e 50 da variedade moscatel argentina. Em 1959 o vinhedo já estava frutificando.
   Os portugueses viticultores esperavam colher 12 mil quilos de uvas. Eles venderam uvas em Natal ao preço de Cr$ 150 o quilo.
   Os dois sócios compraram um sitio ao lado da lagoa de Extremoz e lá iniciaram o plantio de 5 mil videiras, também fornecidas pelo DNOCS.
    A seção de fomento agrícola do ministério da agricultura sediada em Natal, não deu nenhum amparo a iniciativa dos portugueses e até procurou desestimulá-los. Segundo os agrônomos técnicos da seção de fomento do ministério da agricultura, o Rio Grande do Norte não teria ecologia para a viticultura.
   Contrariando os “técnicos” do ministério da agricultura plantações de uvas eram verificadas em Natal, onde o sol reina 300 dias por ano, como na granja do então bispo de Natal dom Nivaldo Monte, localizado próximo ao aeroporto de Parnamirim[1], as uvas apresentavam ótimo comportamento e igualmente produção. A expectativa para colheita da produção era boa para o ano de 1961.Dom Nivaldo Monte estava entusiasmadíssimo e era grande divulgador das vantagens da viticultura no nordeste.

Fonte: O Observador Econômico e Financeiro, 1959, p. 49-50.




[1] Granja essa atualmente é o seminário menor de São Pedro situado as margens da BR 101 no bairro de Emaús em Parnamirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário