O engenheiro José Luiz Batista enviou ao ministro da viação o
relatório da EFCRN sendo estes os primeiros dados estatísticos dessa ferrovia.
Os dados são referentes período 1907/1908.
Trafegaram
pela EFCRN 67 trens entre ordinários e de serviço onde foram transportados 1.107
passageiros e 320 toneladas de mercadorias. A receita total da EFCRN foi de 4:
541$500.Foram realizados reparos na pequena oficina de Aldeia Velha, de
material rodante, sendo a conservação feita regularmente (A
IMPRENSA,14/01/1908, p. 2).
As obras do trapiche
de Natal continuavam a serem feitas. O serviço de avanço da ferrovia teve
rápido andamento, tendo sido inaugurada em 15/11/1907, a estação de Taipu, com
a presença do governador do Estado. No trecho até Taipu a linha corre sobre
granito a flor da terra. O movimento de terra nas 2ª e 3ª divisões foi de 10.
675 m³ (A IMPRENSA,14/01/1908, p. 2).
A construção
da EFCRN em Taipu compreendia uma seção entre Itapassaroca e Taipu com 11 km,
sendo esta a 1ª divisão. A 2ª divisão estava compreendida entre Taipu e Melancia,
numa extensão de 14 km e a 3ª divisão estava localizada após Melancia até o km 70
(RELATÓRIOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 1909, p.108).
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