domingo, 19 de novembro de 2017

RELATÓRIO DA EFCRN EM 1908


     O engenheiro José Luiz Batista enviou ao ministro da viação o relatório da EFCRN sendo estes os primeiros dados estatísticos dessa ferrovia. Os dados são referentes período 1907/1908.
    Trafegaram pela EFCRN 67 trens entre ordinários e de serviço onde foram transportados 1.107 passageiros e 320 toneladas de mercadorias. A receita total da EFCRN foi de 4: 541$500.Foram realizados reparos na pequena oficina de Aldeia Velha, de material rodante, sendo a conservação feita regularmente (A IMPRENSA,14/01/1908, p. 2).
    As obras do trapiche de Natal continuavam a serem feitas. O serviço de avanço da ferrovia teve rápido andamento, tendo sido inaugurada em 15/11/1907, a estação de Taipu, com a presença do governador do Estado. No trecho até Taipu a linha corre sobre granito a flor da terra. O movimento de terra nas 2ª e 3ª divisões foi de 10. 675 m³ (A IMPRENSA,14/01/1908, p. 2).

     A construção da EFCRN em Taipu compreendia uma seção entre Itapassaroca e Taipu com 11 km, sendo esta a 1ª divisão. A 2ª divisão estava compreendida entre Taipu e Melancia, numa extensão de 14 km e a 3ª divisão estava  localizada após Melancia até o km 70 (RELATÓRIOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 1909, p.108).

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