domingo, 5 de novembro de 2017

SOBRE JOÃO CÂMARA-RN (BAIXA VERDE)


         João Câmara é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte criado em 29 de outubro de 1928, localiza-se na microrregião da Baixa Verde, sendo conhecida como Terra dos Abalos, inicialmente denominava-se Baixa Verde.
        De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, em 2017 sua população 35.087 é de habitantes, tendo o município uma área territorial de 715 km².
          Baixa Verde foi distrito de Taipu até sua emancipação. Sobre o período em que o distrito esteve sob jurisdição de Taipu é o que trataremos a seguir.

Açude na povoação de Baixa Verde
       Uma das notícias mais antigas por nós encontradas sobre Baixa Verde diz respeito a uma comissão que foi criada em 1889 que seria encarregada de construir um açude na povoação de Baixa Verde no município de Ceará-Mirim. Essa comissão foi formada pelo padre Frederico Augusto Raposo da Câmara, como presidente, o juiz municipal, Francisco de Sales Meira e Sá e o major Elpidio Furtado Mendonça e Menezes. Essa obra seria realizada em socorro das vítimas da seca que ocorrera naquele ano e seriam empregados 300 homens ao salário de 500 reis diários para os homens, 300 para as mulheres e 200 para os meninos (GAZETA DE NATAL, 1889, p.2).

Subdistrito policial
          Em 1893 aparece como subdistrito policial do município de Taipu nos relatórios do governo do estado (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1893, p. 20).O distrito de Baixa Verde havia sido criado um ano antes.

Seção eleitoral
     Baixa Verde é citada como seção de Ceará-Mirim na eleição estadual que ocorreu em 1894.Segundo o jornal O Estado as eleições em Ceará-Mirim ocorreram como nas demais localidades [dentro da normalidade] porém, na seção de Baixa Verde “ficou envolvida em grande mistério, e por maiores que fossem os esforços, não houve quem soubesse o resultado” (O ESTADO, 1894, p. 2).

Posse do professor
          Em 01/02/1900 tomou posso o professor Ernesto Otoni Nunes em Baixa Verde no município de Taipu como professor da cadeira do sexo masculino (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA,1900, p. 65).
Menção a Baixa Verde no munícipio de Taipu
         Em 1906 no relatório do estado sobre o município Taipu [o primeiro após a emancipação] foram citadas alguns locais e acidentes geográficos que atualmente fazem parte do município de João Câmara, como por exemplo, o riacho Cafuringa “que tem sua origem no serrote do Torreão”, assim como os demais citados os quais banhavam o município de Taipu, este também era temporário, secando em tempos de seca.
        As serras, além da Serra Pelada eram a da Cruz e a do Torreão e assim como os serrotes eram estéreis.  Além da vila haviam as povoações de Baixa Verde, Contador, Poço Branco e Gameleira, segundo o relatório não foram remetidos dados sobre esses núcleos “muito empobrecidos e quase abandonados em consequência das últimas seca”, havia dois açudes, uma na vila e outro em Baixa Verde, este em bom estado aquele em “bastante estragado”(MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1906, p. 76). 
       Naquele ano haviam 18 alunos matriculados na escola de Baixa Verde segundo o mesmo relatório.

Sobre a inauguração da Estação
         Inaugurada que fora no dia 12 de outubro a estação de Baixa Verde da EFCRN, segundo o relatório do governo do estado “que termina na região sertaneja [...] vai servir diretamente ao município de Jardim de Angicos, de importante produção agrícola e pastoril, e a zona da Baixa Verde, objeto de recentes concessões estaduais”. (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1910, p. 24).

O planalto da Baixa Verde
         Segundo o já citado relatório entre outros lugares aproveitáveis para agricultura, existia na região de Baixa Verde um planalto “extensíssimo e de reconhecida fertilidade, com proporções a vir a constituir um grande centro agrícola, desde que seja ali perfurados poço tubulares” (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1915), a intenção do governo era formar grande núcleos agrícolas em terras devolutas, cujo empreendimento seria de grande vantagem e utilidade para o governo.
            O relatório apresentado a Assembleia demonstrava que nas terras da Baixa Verde viviam uma considerável população de lavradores que durante seis meses do ano transportavam água para consumo a distancias de 4 a 5 léguas, daí a necessidade da construção dos poços tubulares.

 O distrito vai crescendo
         Mais uma escola havia sido criada em Baixa Verde citada no ano de 1921, já em 1926 foi instalada uma caixa rural em Baixa Verde. Em 1927 a inspetoria agrícola do estado havia criado campos de cooperações em vários municípios, entre eles um havia sido criado em Baixa Verde. P. 150.

 Grupo escolar

         O grupo escolar Capitão José da Penha foi criado pelo decreto Nº 350 de 15 de outubro de 1927, convertido de cadeiras rudimentares escolares, foi dotado de um prédio “confortável e higiênico, de acordo com as necessidades do ensino”, 1928, p. 23. Já o decreto Nº 416 de 25 de janeiro de 1929 fixava em 3 o número de cadeiras escolares aptas a funcionar no Grupo Escolar José da Penha em Baixa Verde.
          O grupo escolar marca a divisão da história de Baixa Verde enquanto distrito de Taipu, no ano seguinte o distrito alcançaria a emancipação politica tornando-se mais um município do Rio Grande do Norte.
  

3 comentários: