domingo, 12 de novembro de 2017

CHEGADA DA PRIMEIRA LOCOMOTIVA A DIESEL NO RN

         Em 10/11/1960 chegou a Natal a primeira locomotiva a diesel da RFFSA para fazer o percurso Natal-Recife. A locomotiva a diesel fazia parte do reaparelhamento do sistema ferroviário da Rede Ferroviária do Nordeste-RFN.
         A locomotiva estava sendo esperada a tarde, vindo a estacionar na gare da RFFSA as 21h40 em virtude de não ter desenvolvido a velocidade, pois era esta a primeira viagem em caráter experimental pelos trilhos do trecho entre o Recife e Natal.
     A locomotiva pesando cerca de 500 toneladas, durante o percurso da viagem experimental não se registrou nenhuma anormalidade. Estavam presentes a estação da Ribeira, o delegado regional Joaquim Carneiro da Cunha, o engenheiro Noberto Paes, diretor de operações da RFN, Wanizete Queiroz, Aildo Gibson, chefe de relações públicas, grande número de ferroviários e curioso.

        Dentro de 15 dias as modernas locomotivas a diesel seriam colocadas para circularem normalmente pelo trecho Natal-Recife. A RFN havia adquirido 39 locomotivas a diesel para operar em todo nordeste. 


Fonte: Diário de Natal, 11/12/1960, p. 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário