O departamento nacional de estradas
de ferro do nordeste marcou para o dia 23/04/1962 a inauguração do
trecho entre Afonso Bezerra e Macau compreendidos numa extensão de 51,360 km. O
trecho seria incorporado a RFN tendo sido construído pelo 1º batalhão de engenharia
e construção do exército. O trecho teria a finalidade de servir ao
escoamento dos produtos daquela região. Antes da inauguração seria realizada
uma viagem de inspeção desse trecho. O engenheiro Waldo Sette, delegado
regional da RFN foi encarregado para receber o trecho em nome do Estado.
O ramal foi autorizado pelo decreto
Nº 11.235 de outubro de 1914, o inicio da construção ocorreu em 1916, após várias
interrupções nos trabalhos, foram retomados no ano de 1956 por meio de um convenio
com do Ministério da Guerra e Viação, tendo sido a obra delegada ao 1º Grupamento
de engenharia em junho daquele ano. As obras foram iniciadas em julho e
entregue 4 anos depois dentro dos limitados recursos que eram destinados pela
União.
A finalidade do ramal era prolongar a
Rede Ferroviária Federal S.A até o importante porto salineiro de Macau e
integrando-o a Rede Ferroviária do Nordeste. Macau era considerado de grande importância
para economia do Rio Grande do Norte.
Nesse trecho haviam as estações de
Afonso Bezerra, Soldado Alberino, Monsenhor Honório e Macau. O ramal porem se
inicia em Lajes, passando por Pedro Avelino.
Sobre a inauguração da estação de Afonso
Bezerra
A comitiva saiu da estação da
Ribeira da EFSC em direção a cidade de Afonso Bezerra para ali proceder as solenidades
de inauguração do trecho entre Afonso Bezerra e Macau.
As 10h25 a comitiva chegou a cidade
de Afonso Bezerra, sendo recebido com grande manifestação de entusiasmo pela
população e autoridade municipais. A banda municipal executou marchas cívicas à
chegada da comitiva. O dr. Almir Braga cortou a fita simbólica encerrando as
solenidades de inauguração do trecho.
Sobre a inauguração de Macau
As 12h50 Macau se delineou no
horizonte com suas pirâmides brancas de sal, enchendo os olhos os olhos e os corações
de todos os viajantes do trem inaugural.Na estação verdadeira multidão
aguardava a composição ovacionando-a delirantemente. Falou em nome do povo
macauense, o industrial João Fernandes de Melo, que em discurso disse que
aquele era a concretização de uma das mais justas aspirações do povo de Macau,
em seguida o Tenente coronel Auriz coelho agradeceu emocionado a todos que colaboraram
com o Batalhão de engenharia para a execução daquela obra.
O vice-governador José Varela foi
convidado a cortar a fita simbólica finalizando a solenidade de inauguração da
estação de Macau. As 14h houve um almoço comemorativo realizado no ginásio municipal
oferecido pela prefeitura e pelo povo macauense a comitiva.A comitiva retornou
a Natal as 19h.
Fonte: O Poti, 1962,
p. 8. Diário de Natal, 29/08/1960,
p. 6 e 8.
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