domingo, 12 de novembro de 2017

INAUGURAÇÃO DO TRECHO AFONSO BEZERRA- MACAU DA RFFSA


     O departamento nacional de estradas de ferro do nordeste marcou para o dia 23/04/1962 a inauguração do trecho entre Afonso Bezerra e Macau compreendidos numa extensão de 51,360 km. O trecho seria incorporado a RFN tendo sido construído pelo 1º batalhão de engenharia e construção do exército.   O trecho teria a finalidade de servir ao escoamento dos produtos daquela região. Antes da inauguração seria realizada uma viagem de inspeção desse trecho. O engenheiro Waldo Sette, delegado regional da RFN foi encarregado para receber o trecho em nome do Estado.
     O ramal foi autorizado pelo decreto Nº 11.235 de outubro de 1914, o inicio da construção ocorreu em 1916, após várias interrupções nos trabalhos, foram retomados no ano de 1956 por meio de um convenio com do Ministério da Guerra e Viação, tendo sido a obra delegada ao 1º Grupamento de engenharia em junho daquele ano. As obras foram iniciadas em julho e entregue 4 anos depois dentro dos limitados recursos que eram destinados pela União.
         A finalidade do ramal era prolongar a Rede Ferroviária Federal S.A até o importante porto salineiro de Macau e integrando-o a Rede Ferroviária do Nordeste. Macau era considerado de grande importância para economia do Rio Grande do Norte.
        Nesse trecho haviam as estações de Afonso Bezerra, Soldado Alberino, Monsenhor Honório e Macau. O ramal porem se inicia em Lajes, passando por Pedro Avelino.

Sobre a inauguração da estação de Afonso Bezerra
       A comitiva saiu da estação da Ribeira da EFSC em direção a cidade de Afonso Bezerra para ali proceder as solenidades de inauguração do trecho entre Afonso Bezerra e Macau.
         As 10h25 a comitiva chegou a cidade de Afonso Bezerra, sendo recebido com grande manifestação de entusiasmo pela população e autoridade municipais. A banda municipal executou marchas cívicas à chegada da comitiva. O dr. Almir Braga cortou a fita simbólica encerrando as solenidades de inauguração do trecho.

Sobre a inauguração de Macau
      As 12h50 Macau se delineou no horizonte com suas pirâmides brancas de sal, enchendo os olhos os olhos e os corações de todos os viajantes do trem inaugural.Na estação verdadeira multidão aguardava a composição ovacionando-a delirantemente. Falou em nome do povo macauense, o industrial João Fernandes de Melo, que em discurso disse que aquele era a concretização de uma das mais justas aspirações do povo de Macau, em seguida o Tenente coronel Auriz coelho agradeceu emocionado a todos que colaboraram com o Batalhão de engenharia para a execução daquela obra.
        O vice-governador José Varela foi convidado a cortar a fita simbólica finalizando a solenidade de inauguração da estação de Macau. As 14h houve um almoço comemorativo realizado no ginásio municipal oferecido pela prefeitura e pelo povo macauense a comitiva.A comitiva retornou a Natal as 19h.




Fonte: O Poti, 1962, p. 8. Diário de Natal, 29/08/1960, p. 6 e 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário